Mulher Saúde

Conheça os efeitos do uxi amarelo e para quê serve essa planta!

Não sei se vocês são dessa época, mas me lembro bem que tudo quanto era problema no corpo minha mãe, tia ou avó comentava de um chá que poderia resolver. Chá disso, chá daquilo, e lá íamos nós tomar os chazinhos das plantas mais “loucas da vida”. É disso que trata este artigo. Vamos falar do uxi amarelo, você conhece?

Se não conhece ainda, acompanhe a leitura que eu tenho um monte de coisinhas pra contar. E se já conhece, coloca uma água pra ferver, faz o chá que você mais gosta e continue a leitura para ver se encontra alguma novidade que ainda não conhecia sobre esse assunto!

O que é o uxi amarelo?

O uxi amarelo é uma planta medicinal, que ajuda no tratamento de artrite, e inflamações no útero e bexiga. É também conhecida como Axuá e Pururu, tem origem na nossa querida Amazônia e também é utilizada como suplemento alimentar.

Tem propriedades anti-inflamatórias, é antioxidante e ajuda o sistema imunológico. Tem efeito diurético no corpo e seu princípio ativo vem da bergenina.

Sei que, pra quem nunca ouviu falar do uxi amarelo, não tem ideia de onde comprar, porém, em qualquer feira ou mercado livre você vai encontrar facilmente. Pode procurar também em casas de produtos naturais. Lá você acha, com certeza!

E para que serve?

Só de falar das propriedades que essa plantinha possui, aposto que você, assim como eu, já cresceu o olho para ela. Só de ser diurética, antioxidante e anti-inflamatória já me conquistou.

Essa “riqueza” é usada para tratar diversos problemas de saúde, principalmente doenças do trato urinário, infecções, endometriose, cistos e regular ciclo menstrual.

Agora você percebe a importância do uxi amarelo para a mulher, não é? Essa plantinha vai de encontro a curar uma série problemas naturalmente femininos, que tanto nos incomodam e causam dor.

Esses diversos problemas são grandes causadores da infertilidade, sendo assim, o Uxi amarelo tornou-se um grande aliado para mulheres que desejam engravidar. Seu uso tem sido constante entre muitas delas e há relatos de melhora nos sintomas que as impediam de ter filhos. 

Sabendo que, durante a gravidez, nós praticamente não podemos tomar quase nenhum remédio, algumas plantas ajudam muito a resolver problemas como infecções urinárias, desconfortos intestinais etc.

Lembrando que, qualquer coisa que você quiser ingerir para curar ou amenizar um problema no corpo, mesmo que seja simples, converse com seu médico antes. Ele precisa saber de tudo, e se ele disser não, é não hein?!

Estou aqui para contar as novidades, mas como somos todas únicas e diferentes, o que serviu pra mim ou para fulana pode não servir para você. Por isso, seu médico tem que ficar a par de tudo.

Como usar o uxi amarelo?

uxi amarelo

A parte mais usada do uxi amarelo é sua casca, muito útil para fazer os chás e infusões. E é um desses chás que eu trouxe pra você neste artigo. Dá uma olhadinha na receita:

Chá uxi amarelo

Coloque 10 g de casca e 1 litro de água em uma panela e deixe ferver por cerca de 3 minutos. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba até 3 xícaras por dia.

Se não tiver em mãos a plantinha, o uxi amarelo também pode ser encontrado em cápsulas e em pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, que podem ser tomadas diariamente, ou conforme indicado pelo médico.

Além disso, o consumo do uxi amarelo não é apenas para tratar problemas femininos, mas ele pode ser tomado para fortalecer o sistema imunológico. Se você é daquelas que adora o chá diferente, pode tomar ao longo do dia como uma forma de suplemento totalmente natural.

Há efeitos colaterais ou contraindicações no uso do uxi amarelo?

A não ser que você tenha algum problema com essa planta em especial, não há nenhum efeito colateral (pelo menos, não ouvi, nem li nenhum relato). Mas, como dito anteriormente, falar com o seu ginecologista é imprescindível antes de usar o uxi amarelo.

Quais são os efeitos o uxi amarelo e Unha de gato?

E cada nome, não é mesmo? Sei que se você fez uma busca rápida pela internet, deve ter visto “uxi amarelo e unha de gato” para serem tomados juntos. Os dois tem “poderes” especiais quando ingeridos juntos.

São um forte composto antibiótico e anti-inflamatório e por isso fazem tanto sucesso entre as mulheres. Conheço algumas delas que utilizam essa dupla para fazer uma limpeza no organismo antes de engravidar. Isso é muito comum e a junção dos dois tem proporcionado ótimos resultados.

Por fim, converse com seu médico sobre a utilização do uxi amarelo se você sofre constantemente com alguma infecção do trato urinário ou se na família há histórico de ovário policístico ou miomas.

Alguns médicos não gostam do uso de plantas, mas há outros que são completamente a favor, muito antes de utilizar algum remédio. Por isso, não tenha medo, pesquise sobre o seu caso específico e pergunte a ele se é possível usar o uxi amarelo seja como tratamento principal, seja como suplemento para auxiliar e potencializar qualquer outro remédio.

E se você quer saber mais assuntos como esse e outros relacionados a vida de mãe e mulher, me acompanhe nas redes sociais! Lá você fica por dentro de tudo em primeira mão.