Cinema&Cultura Livros

Top5 livros para menores de 5 anos

Camila e a fofíssima Vic! <3
Camila e a fofíssima Vic! <3

 

Adoro dar livros de presente! Quando eu era criança, os livros foram, por muito tempo, meus únicos companheiros, que me tiravam de momentos tristes (um dia eu conto) e me faziam sonhar, viajar, acreditar, imaginar e ter força para mudar a minha própria realidade, é por isso que eu sempre acreditei que o melhor presente que uma pessoa pode oferecer para outra são livros.

Quando conheci a Camila, uma das autoras do excelente Mundo Ovo, e fiquei sabendo que ela era editora de livros, não resisti e quis saber como era a tarefa de escolher os títulos, analisar originais, imaginar capas e ilustrações… A Camila é mãe da pequena Victoria e por isso, pedi para ela contar pra gente quais os TOP 5 da pequena filha de editora! Dá uma olhada na história e na seleção das duas:

Com pai editor e mãe encadernadora, eu fui a filha eleita para carregar o delicioso fardo que é trabalhar com livros no nosso país. Minha filha, Victoria, de três anos é, portanto, filha de uma editora de livros que ama tudo relacionado à leitura. E ela carrega no sangue essa vocação de amar livros. De personalidade forte e criativa, minha pequena leitora tem nos livros companheiros para fantasiar sem limites. E hoje, quando escolho o que publicar na área de livros infantis, ela é meu norte. É pensando nela que eu discuto com meus autores sobre temáticas, ilustrações, gênero e o universo das crianças da primeira infância. No Mundo Ovo, eu, Mariana e Patricia temos a preocupação de estarmos sempre antenadas com o que está para aparecer nas livrarias e embora nossa revista dialogue com o universo materno sobre inúmeros temas, a leitura é tema recorrente e causa abraçada por nós e também pelos nossos leitores. Hoje, Loreta fez um convite irresistível para que eu indicasse títulos bacanas para crianças menores de cincos anos. E minha seleção está aqui. Espero que gostem!

Este é o segundo livro da ilustradora inglesa Marion Deuchars no Brasil. O primeiro, publicado em 2012, Vamos fazer um monte de arte, é sucesso de crítica e vendas. Neste volume, a artista explora atividades que usem exclusivamente o desenho através das impressões digitais. Para o leitor, a artista diz que o livro é cheio de ideias mirabolantes que vão acender a imaginação de jovens artistas. O objetivo é descobrir diferentes e surpreendentes maneiras de desenhar com seus dedos e com impressões digitais. Crie pássaros, leões e renas; invente criaturas estranhas combinando impressões digitais e borrões; faça arte usando um estêncil; ou crie sua própria galeria de alienígenas e monstros.

“Numa grama bem verdinha, uma toalha de bolinhas espera…”, essa é a primeira frase do livro escrito pela Sonia Rosa, uma das mais conhecidas autoras de livros infantis e juvenis. Com ilustrações de Bruna Assis Brasil, O piquenique da Monique conta a história de uma festa pra lá de animada, com muita guloseima e alegria. Com rimas fáceis e uma cadência muito conhecida pelas crianças pequenas, este é um livro que está agradando em cheio a turminha do maternal ao pré. Muita diversão, pra ninguém ficar parado.

Em O segredo da bolsa mágica, uma pequena bolsa lilás sempre faz sumir o seu conteúdo caso a menina que a estiver usando seja malcriada. A bolsa mágica é rejeitada por todos e também passa por várias donas de diferentes lugares, em busca de uma menina de quem não precise fazer sumir os objetos guardados.

Anete, uma ruivinha para lá de simpática, tem um talento especial: faz bolas de chiclete como ninguém. O problema é que essa habilidade a coloca em enrascadas. Porque, quando as bolas ficam muito grandes, estouram e deixam o seu nariz todo melado. A garotada na escola faz troça: Anete tem nariz de chiclete!

Bruna Beber se aventura na história de uma “criança que é o que é, sem precisar gostar de rosa e azul ou amarelo”. Todas as cores cabem no mundo alegre de Zebrosinha, a pequena zebra, e sua família. Com belas ilustrações feitas todas diretamente em um tablet, por Beta Maya, Zebrosinha, valoriza o que há de plural, múltiplo nas identidades, algo que facilmente encontra lugar na amplidão do universo infantil.  Um livro belíssimo cheio de cores e delicadeza, que aborda temas como identidade e aceitação.

Amei todas as indicações, tudo anotado para acrescentar na biblioteca das crianças! #ficadica para quem está pensando em começar a biblioteca dos filhos ou presentear sobrinhos, afilhados e todas as outras crianças, porque ler é viajar sem sair do lugar! Amoooo <3

Bjos ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *