Literatura Infantil

Textos Infantis: 9 Atividades para Ajudar seu Filho na Vida

Na hora da historinha, eu gosto daqueles textos infantis em que posso ensinar algo especial para a Juju sobre a vida. Posso contar milhões de historinhas para ela, mas algumas eu faço aquela reflexão final, como uma parábola mesmo, para que ela aprenda certos valores.

Pensando nisso, eu trouxe aqui 9 textos infantis de onde podemos tirar boas lições e ajudar no aprendizado nos nossos pequenos durante a caminhada da vida. Não são grandes livros para contar histórias de dormir, são contos infantis para ler e se encantar com as historinhas, aprendendo mais sobre os valores que tanto queremos repartir. Caso você queira conhecer mais sobre a literatura infantil, basta seguir com a leitura ;)

Textos infantis cheios de valores

1. Pinóquio

texto infantil pinóquioEsse é um dos textos para crianças que eu mais gosto de frisar pra Juju. Quem não odeia mentira, não é? Pois cada vez que conto essa historinha, deixo claro pra ela, não só que mentira tem perna curta e que as pessoas acabam descobrindo, mas que isso magoa, e que a gente não magoa quem ama.

E mesmo se não for uma pessoa conhecida, que a gente ama, mentir é sempre errado, porque isso faz de você uma pessoa em quem ninguém acredita. Gosto de ressaltar esses pontos, pois dizer apenas que mentira tem perna curta pode passar a impressão que se você fizer mentir “direitinhos” talvez ninguém descubra. Ou seja, é importante frisar que o problema é que isso faz de você alguém ruim para os outros e para você mesmo. A melhor versão dessa história você encontra nesse livro.

2. O escorpião e a tartaruga

Essa história é muito interessante. Não sei se vocês a conhecem, por isso vou coloca-la aqui:

“Você vai me picar, enquanto eu estiver nadando e eu vou me afogar.

Minha querida tartaruga, riu o escorpião, se eu a picasse, você se afogaria, e obviamente eu me afundaria com você. Agora, onde está a lógica nisso?

Você está certo! exclamou a tartaruga. Suba aí!

O escorpião subiu nas costas da tartaruga e na metade da travessia do rio deu uma forte picada na tartaruga. Como ambos iriam se afogar, a tartaruga resignadamente disse:

Me responda seu louco! Você disse que não haveria lógica em me picar. Então por que você fez isso?

Não tem nada a ver com a lógica nem com loucura, disse o escorpião se afogando, e acrescentou: É apenas o meu caráter.”

Dentre os textos infantis curtos, esse é mais sério, porém, deixo evidente que o caráter das pessoas é o que mais importa. Digo isso para Juju. Se ela conhece alguém, peço que observe os atos mais do que as palavras. E que ela mesma tenha um bom caráter, que seja bondosa com as pessoas sempre.

3. Chapeuzinho vermelho

chapeuzinho vermelhoÉ um clássico texto para leitura infantil, não é mesmo? Cheio de lições a serem passadas para nossos amores. A primeira delas que friso é sobre a desobediência. Se os pais disserem: não vá por lá, não faça isso, não pegue aquilo, obedeça sempre!

A segunda que gosto de fazer aplicação, é a confiança em estranhos. A pessoa pode ser muito educada e gentil, mas se você não a conhece é preferível não dar confiança até estar na presença dos pais. O livro dessa história que acho mais cativante para as crianças é esse da cia das letrinhas.

4. O patinho feio

o patinho feioAmo essa historinha. Ela deixa claro que somos diferentes, que a beleza é algo muito relativo e está nos olhos de quem vê, e o melhor ainda, que somos todos belos, somos apenas belezas diferentes umas das outras.

Gosto de enfatizar que o patinho só não era igual aos outros, justamente porque não era um patinho, era um cisne lindo e maravilhoso. Digo também que ser cisne é lindo e ser patinho também que as belezas não se comparam. E no fim, pergunto a ela: se todos fossemos exatamente iguais em beleza, o mundo não seria sem graça?

5. Os três porquinhos

Outro dos textos infantis que faz a diferença e é minha lição favorita sobre o trabalho árduo e constante. Sobre a perseverança e união dos porquinhos em prol de construir o que eles acreditavam ser o sonho de vida deles.

Daí eu gosto de enfatizar que o trabalho duro é muito importante para realização dos sonhos. E é claro, a gente fala junto: “xô preguiçaaa”

6. O cão e a carne

Essa eu acredito que também não é muito conhecida, por isso vou coloca-la aqui também. Vocês verão na hora o que ela quer dizer!

“Era uma vez um cão, que ia atravessando um rio; levava na boca um suculento pedaço de carne. Porém, viu na água do rio a sombra da carne, que era muito maior.

Prontamente ele largou seu pedaço de carne e mergulhou no rio para pegar o maior. Nadou, nadou e não achou nada, e ainda perdeu o pedaço que levava.”

É óbvio né? Cuidado com a cobiça é o que essa historinha quer dizer. Assim, se a Juju começa com ganância com coisas simples do dia a dia eu já lembro dessa historinha.

7. O ratinho e o leão

o leão e o ratinhoEssa pequena história é doce e encantadora! Ela é perfeita para demonstrar que gentileza gera gentileza. Olha só:

“Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou.

Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata.

Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.

Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.”

Vê se esse texto para a leitura infantil não é um amor pra enfatizar que boas ações geram mais boas ações?

8. A lebre e o Jabuti

Nesse clássico vocês se recordam que a lebre ficava se gabando se ser super ágil e ficava perturbando e caçoando do Jabuti por ser mais lento e devagar.

Quando a lebre decidi humilhar o jabutizinho, apostando corrida com ele, perde porque resolveu descansar, subestimando nosso amigo jabuti. Ele passa na frente e ganha a competição!

Neste texto para leitura infantil, o que enfatizo para Juju é o respeito por cada particularidade, e mais, digo que as habilidades são várias, justamente por que existe lugar para cada uma delas. Uma hora precisamos ser mais rápidos, outra hora, mais devagar e detalhista. E por isso, é errado e muito feio caçoar de alguém que não é como você, pois o que ele faz o torna especial, tanto quanto o que você faz.

9. O vento e o sol

Esse é outro dos contos infantis que amo! Aqui, ressalto que mais vale a delicadeza dos atos, do que querer ganhar as coisas no grito. Que basta ser inteligente, sutil e educado que nós conseguimos muito mais coisas na vida do que com gritos, pirraça e malcriação. Dá uma olhada nesse achado que descobri em meio aos textos infantis:

“O vento e o sol estavam disputando qual dos dois era o mais forte.

De repente, viram um viajante que vinha caminhando.

– Sei como decidir nosso caso. Aquele que conseguir fazer o viajante tirar o casaco, será o mais forte. Você começa! – propôs o sol, retirando-se para trás de uma nuvem.

O vento começou a soprar com toda a força. Quanto mais soprava, mais o homem ajustava o casaco ao corpo. Desesperado, então o vento retirou-se.

O sol saiu de seu esconderijo e brilhou com todo o esplendor sobre o homem, que logo sentiu calor e despiu o paletó.”

Essa é uma boa opção para ensinar algo especial para nossos amores e fazê-los deixar a internet e Tv de lado, por enquanto.

E você que gostou da minha seleção de textos infantis, pode compartilhar nas redes sociais para que mais mães conheçam nossas historinhas!