Gravidez

Teste de Gravidez Caseiro: é Recomendável?

Você é daquelas que surge um sintoma de gravidez, como a menstruação atrasar e você já fica super preocupada? Ou acabou transando sem proteção (ai ai ai) e acha que pode ter um bebê a caminho? Bem vinda ao clube das ansiosas de plantão!

Nesses casos em que você não tem muita certeza se está grávida, mas também não quer recorrer (ainda) a um teste de laboratório ou mesmo de farmácia, o teste caseiro de gravidez pode ser uma alternativa interessante.

Quando eu estava grávida da Ariel, até fiz alguns, mas só passei a comemorar de verdade — e a contar para os mais próximos — quando fiz o teste de laboratório. Nem no de farmácia me arrisquei, embora esse ofereça uma taxa de precisão super alta, em torno de 95% a 99%.

Esse tipo de método tem origem nas gerações mais antigas, na época da minha avó ou bisavó. Naquele tempo, os testes de farmácia ainda nem existiam, então essas receitinhas caseiras iam passando de mãe para filha.

Se você quer apenas ter um ideia se muito compromisso, vale a pena tentar. Por isso, separei os 10 mais conhecidos. No entanto, nunca é demais lembrar: teste caseiro de gravidez não tem nenhuma comprovação científica, ou seja, pode funcionar ou não.

O ideal é que você se baseie sempre nos métodos tradicionais, até para poder acompanhar a gestação desde o início e garantir total segurança para a sua saúde e do bebê, combinado?

Por isso, se a dúvida persistir ou a menstruação seguir atrasada, não se esqueça de fazer um teste de laboratório e procurar um médico da sua confiança, ok?

1. Teste da agulha

Teste de gravidez caseiroSe você é ansiosa nível hard, aconselho deixar para fazer esse teste de gravidez caseiro antes de dormir ou aposte em um que tenha “resultados” mais rápidos.

Isso porque, para realizar o teste da agulha, você vai precisar aguardar por 8 horas! O procedimento é o seguinte: em um pote com tampa, de preferência de vidro, coloque um pouco da sua urina e jogue uma agulha de costura dentro.

No dia seguinte — ou 8 horas depois — basta ir checar: se a urina mudou de cor, o teste de gravidez caseiro deu positivo. Caso contrário, se estiver igualzinha, o resultado é negativo.

2. Teste da fervura da urina

Para fazer esse teste, você vai precisar colocar sua urina para ferver em uma panela ou outro recipiente de alumínio.

Se a urina levantar fervura como se fosse leite e formar uma espécie de “nata” ou espuma branca, o resultado do exame é positivo.

Se, ao contrário, a urina ferver como se fosse água — ou seja, não subir e ficar só borbulhando — , então o resultado do teste caseiro de gravidez é negativo.

3. Teste do cotonete

Esse teste de gravidez caseiro funciona melhor nas mulheres cujo ciclo menstrual é feito um reloginho, sabe?

Para fazer, você vai precisar inserir — com muito cuidado, pelo amor de Deus — um cotonete até o colo do útero e esfregá-lo suavemente na região.

Se houver indícios de sangue, o resultado é negativo. Se, ao contrário, o cotonete sair limpinho, sem nenhum secreção, são maiores as chances de que venha bebê por aí!

4. Teste do cloro

Esse é mais simples de fazer: em um copinho descartável, coloque um pouco de urina e, por cima, adicione cloro — pode ser água sanitária também.

Se a mistura de líquidos mudar de cor, fizer borbulhas ou espumar como leite, o resultado do teste de gravidez caseiro é positivo.

5. Teste do óleo de pinho

Nesse teste caseiro de gravidez, a lógica é a mesma: você vai precisar misturar a urina com óleo essencial de pinho. Se a mistura mudar de cor em poucos minutos, resultado positivo!

6. Teste da pasta de dente

Para esse teste de gravidez caseiro, você vai precisar de um recipiente limpo e um pouco de creme dental branco.

Misture a urina com a pasta de dente e observe: se a mistura mudar de coloração ou borbulhar, o resultado é positivo. Caso contrário, o teste caseiro de gravidez deu negativo.

7. Teste do vinagre

Nesse teste de gravidez caseiro, o procedimento é muito parecido com o do cloro. Você coloca a urina em um recipiente descartável e misture com um pouco de vinagre utilizando uma colher. A mistura mudou de cor? Então existem boas chances de que você esteja grávida!

8. Teste da Coca-Cola

Em um copo descartável, coloque a urina e misture com um pouco de Coca-Cola quente e com gás. Observe por alguns instantes: se a mistura borbulhar ou espumar como leite, o teste de gravidez caseiro deu positivo.

9. Teste da mostarda em pó

Além de ajudar você a descobrir se pode ou não estar esperando um bebê, esse teste de gravidez caseiro também ajuda a acelerar a menstruação daquelas que não estão grávidas.

Para realizá-lo, você vai precisar encher uma banheira ou bacia com água quente (ou morna, não precisa exagerar)  e adicionar meio copo de pó de mostarda.

Feito isso, basta ficar sentada na mistura por um período de 20 a 40 minutos. Caso você não fique menstruada em 2 ou 3 dias, o resultado do teste de gravidez caseiro é positivo.

10. Teste do Tylenol

Esse teste é um pouco mais “complicado” que os demais (mas não muito). Para fazer, você vai precisar de dois comprimidos de Tylenol ou de algum analgésico que seja à base de paracetamol e de água oxigenada 10 volumes.

Em um recipiente descartável, misture os dois comprimidos com ¼ do copo de água oxigenada  10 volumes e misture bem. Depois, basta acrescentar mais ¼ do recipiente de urina. Se a mistura ficar azul, o resultado é positivo!

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as origens e os métodos de teste de gravidez caseiro? Você já havia tentado alguns desses? E como foi sua experiência, funcionou?

Divide com a gente no campo de comentários e não esqueça de compartilhar esse post nas suas redes sociais para que outras (futuras?) mamães possam conhecer essas receitinhas!

Abraços! :)