Gravidez

9 Sintomas de Gravidez

Como foi que você soube que estava grávida? Tem mulher que reconhece os sintomas de gravidez logo na primeira semana e só faz o teste para confirmar, tem outras que só percebem que tem um bebê a caminho quando a barriga começa a crescer.

No meu caso, não foi nem lá nem cá. Como a minha menstruação — um dos sintomas de gravidez mais clássicos — é bem desregulada, demorei um pouco a notar que a minha filha estava a caminho, mas senti outros sinais corporais de que alguma coisa estava diferente.

Pensando nisso, fiz uma listinha aqui de 9 sinais que o corpo costuma dar de que tem bebê na área. Dá uma olhadinha!

Os principais sintomas de gravidez:

1. Corrimento vaginal cor de rosa

sintomas da gravidezEsse é um dos sintomas de gravidez menos conhecidos pelas mamães de primeira viagem, e quando eu fiquei grávida da Ariel confesso que nem imaginava que esse trem existia! rs

O corrimento vaginal cor de rosa aparece porque quando o óvulo é fecundado, aquele corrimento normal — que na verdade é o excesso de muco vaginal —  se mistura com um pouco de sangue do encontro do espermatozoide com o óvulo.

O surgimento desse corrimento varia bastante: em algumas mulheres, dá para notar logo depois da relação sexual, enquanto em outras ele aparece até 3 dias depois. A quantidade também é bem variável. Há quem note na calcinha, quem nem veja e quem só perceba quando se limpa após fazer xixi.

2. Inchaço abdominal, gases e cólicas

Entre os sintomas de gravidez bastante frequentes estão aqueles relacionados ao funcionamento do intestino. Sim, prepare-se para viver uma verdadeira revolução nessa área!

Mesmo se o seu funcionou como um reloginho a vida toda, pode ser que você sofra com a prisão de ventre, especialmente nos 3 primeiros meses após receber o teste de gravidez positivo.

É porque a progesterona liberada durante a gestação diminui o trânsito intestinal, o que aumenta o inchaço abdominal, as cólicas intestinais e os gases.

Também é bem comum que você sinta desconfortos na região pélvica e cólicas de útero, que aparecem logo no comecinho da gestação e são provocadas pelo aumento do fluxo de sangue na região.

Essas cólicas podem vir acompanhadas de uma pequena perda de sangue, o que deixa as mamães de primeira viagem super preocupadas.Quando isso aconteceu comigo, não fazia ideia de que era normal e me desesperei também, mas meu médico logo me tranquilizou.

No entanto, é importante estar atenta: se as dores forem intensas, se prolongarem demais ou se a perda de sangue for significativa, busque ajuda imediata do seu ginecologista para checar se está tudo certinho com a gestação, ok?

3. Mamas sensíveis e inchadas

Outro dos sintomas de gravidez clássicos, as mamas sensíveis e inchadas podem ser percebidas já nas duas primeiras semanas de gestação e nada mais são do que uma espécie de preparação do corpo para a amamentação que está por vir. <3

Pelo mesmo motivo, os seios também já aumentam de volume, o que costuma ser recebido com alegria pelas futuras mamães que sempre flertaram com a ideia de colocar silicone mas nunca tiveram coragem. rs

Também não é nada incomum sentir desconfortos nos mamilos. Na minha gestação foi bem tranquilo, mas tive amigas que ficavam incomodadas até com toque da blusa no seio. Por isso, quanto mais confortáveis forem as produções nesse período, melhor!

4. Sono e cansaço

Basicamente é assim que uma boa parte das mamães que eu conheço sabe com antecedência que, dessa vez, vai receber um teste de gravidez positivo. rs

Sabe aquelas tarefas que você costumava fazer todo dia, como trabalhar, cuidar da casa e malhar e nem sentia? Pois é, de repente parece que elas passam a consumir toda a sua energia e um cansaço inexplicável toma conta de você.

Eu acho que nunca senti tanta vontade de dormir na vida quanto no início da minha gestação, sô! Dormia 10 horas por noite e logo depois do almoço, me pegava pensando que seria ótimo se eu pudesse deitar por alguns minutos (mas não podia, óbvio rs).

Tanto cansaço tem explicação: nos primeiros 3 meses, seu corpo está adaptando o metabolismo para poder fornecer toda a energia necessária para a formação do bebê. Com o tempo, esses sintomas de gravidez desaparecem e você volta a sentir a energia de antes.

5. Enjoos, vômitos e salivação excessiva

Os enjoos talvez sejam um dos sintomas de gravidez mais conhecidos por mamães experientes, futuras mamães e até por quem nunca teve filho. Nas novelas, sempre que a mocinha começa a enjoar a gente já sabe que vem teste de gravidez positivo, não é mesmo?

Isso acontece porque eles são, de fato, muito comuns e podem perdurar por toda a gravidez, embora tendam a diminuir ou desaparecer com o fim do primeiro trimestre.

Acompanhados ou não de salivação excessiva, eles são mais frequentes logo no comecinho da manhã e menos habitualmente resultam em vômitos, embora provoquem um desconforto bem chatinho nessa primeira fase da gestação.

6. Tontura e dor de cabeça

Quem enjoa muito acaba se alimentando pouco. Logo, a redução da glicose e a queda da pressão arterial acontecem com mais frequência, o que pode resultar em tonturas e dores de cabeça, que também podem ser provocadas pelas variações hormonais, tão frequentes nessa fase

Em geral, o problema surge logo no início da gravidez e desaparece ao longo da gestação, mas é importante ficar atenta para evitar quedas e outros acidentes.

7. Vontade frequente de fazer xixi

Receber o teste positivo de gravidez é nunca mais entrar em um ambiente sem se perguntar onde está o banheiro. rs

Sim, um dos sintomas de gravidez do qual quase nenhuma mulher consegue escapar é uma vontade incontrolável de fazer xixi toda hora.

Isso acontece porque os músculos da bexiga relaxam mais facilmente devido à mudanças na produção hormonal e fica mais difícil esvaziá-la completamente.

Além disso, a medida que o útero vai crescendo, ele comprime o órgão, o que faz com que você muitas vezes sinta vontade de fazer xixi de madrugada, mas urine pouco volume de líquido.

8. Instabilidade emocional

Esse é um dos sintomas de gravidez que mais costumam incomodar no início da gestação.

Sim, a notícia do teste de gravidez positivo somadas às alterações hormonais costumam provocar um verdadeiro turbilhão de emoções, que fazem a gente chorar até com cena de Malhação.

Embora não seja nenhuma regra, é bem comum que essas variações de humor sigam por toda a gestação. Por isso, é importante contar com a compreensão do parceiro, amigos e familiares nesse momento em que você estará naturalmente mais sensível.

9. Desejos alimentares exóticos

Ao contrário do que muita gente imagina, esse é um dos sintomas de gravidez que está mais relacionado à questões emocionais do que físicas.

Por isso, tem gente que jura que não podia passar um único dia sem comer melancia com queijo parmesão desde o dia que recebeu o teste de gravidez positivo, enquanto outras não sentiram um só desejo durante toda a gestação.

Eu não tive vontade de comer nenhum desses trem não, mas se você tiver, só fique atenta com o que você vai comer na gravidez, para não prejudicar a sua saúde ou a do seu bebê!

E então, gostou da listinha de 9 sintomas de gravidez? Você se lembra de outros sinais típicos que o corpo dá de que tem bebê a caminho? Como foi que você descobriu que estava grávida? Fale sobre suas experiências no campo de comentários e não esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais!

Um abraço e até a próxima!