Dicas e Truques Vida de Mãe

Inspirações, Ideias e Tendências de Nomes de Bebês para 2019

Das muitas dúvidas que surgem na cabeça das mamães durante a gestação – especialmente as de primeira viagem! -, escolher entre as muitas opções de nomes de bebês é uma das mais importantes.

Dá um friozinho na barriga tomar uma decisão tão definitiva na vida da criança, e não é nada incomum ficar indecisa por meses, ou até a hora do parto! Pensando nisso, fiz mais uma listinha de nomes que pode ajudar você a sair desse dilema.

Dessa vez, deixei as garotas um pouco de lado e foquei mais naqueles que são masculinos ou unissex, sejam clássicos ou tendências para 2019. Dá uma olhada! Pode ser que aí esteja o nome do seu futuro bebê!

40 nomes de bebês masculino para inspirar a sua escolha

1. Miguel

ideias de nomesOriginário do hebraico Mikhael, é um dos nomes de bebe mais populares do momento e significa “quem é como Deus?”. Em 2018, foi o nome masculino preferido das mamães brasileiras de acordo com um ranking formulado pelo site Baby Center.

2. Heitor

Com origem no grego Hector, é outro dos nomes de bebês que vem ganhando enorme popularidade entre os casais brasileiros, e significa “aquele que guarda”, “aquele que retém o inimigo” ou “aquele que possui”.

3. Bernardo

Tenho certeza que você deve conhecer alguma criança de menos de 5 anos com esse nome, não é mesmo? Isso porque ele também é um dos nomes de bebe masculino em alta no país. Com origem germânica, Bernardo quer dizer “corajoso como um urso”.

4. Benjamin

Desde que a super top Gisele Bündchen decidiu chamar assim seu primeiro filho com o astro do futebol americano Tom Brady, a popularidade do nome não para de subir. De origem hebraica, Benjamin significa “o bem amado”, “filho da felicidade” ou “filho da mão direita”. Bonito, né?

5. Cássio

Esse é um dos nomes de bebe que ainda não apresenta forte alta, mas vem subindo de posições nos rankings de popularidade pouco a pouco. E eu adoro, acho simples e forte ao mesmo tempo, não acham? Originário do latim, significa “distinto”, “ilustrado” e sábio”.

6. Davi

Claudia Leitte e Neymar foram alguns dos famosos que fizeram essa escolha para seus filhos e, não por acaso, esse se tornou um dos nomes de bebe mais populares no Brasil. Originário do hebraico Dawid, quer dizer “o amado”, “preferido” ou “querido” e é o nome do mais famoso rei de Israel.

7. Eugênio

Outro dos nomes de bebe masculino que eu adoro, Eugênio ainda é bem pouco comum no Brasil e tem origem hebraica. Significa aquele que é “bem nascido”, “tem boas origens” ou “origens nobres”.

8. Fabricio

Eita nome que eu adoro! Quase coloquei no meu primogênito, Plínio, mas como a decisão também envolvia o pai e ele não comprou muito a ideia, acabamos optando por Plínio, que os dois adoram e é i também o nome do avô. Bastante comum na Itália na variante Fabrizio, o nome vem do latim Fabricius e significa “artífice” ou “artesão”.

9. Enzo

Se esse não é um dos nomes de bebe masculino mais famosos dos últimos tempos, eu não sei qual é. Para onde você olhar, vai acabar encontrando uma criança novinha chamada Enzo. E com razão, já que o nome é lindo, não é? Enzo é a versão em italiano do alemão Heinz, que significa “senhor do lar”, “príncipe do lar” ou “governante da casa”.

10. Gustavo

Esse é um dos nomes de bebe que não é exatamente novidade, mas segue firme e forte na preferência das mamães e papais ao longo dos anos. Originário do sueco Gustaf, quer dizer “aquele que é protegido por Deus”. Bem bonito, não acham?

11. Valentino

“Valente”, “forte”, “cheio de saúde”: como não se encantar com um dos nomes de bebe masculino de significado mais expressivo e otimista? Apesar de ter origem no latim Valentinus, a variação mais comum no mundo, Valentine, surgiu na Inglaterra no século XII, tornou-se bem popular no século XVII e é utilizada como nome unissex, ou seja, serve para meninos e meninas.

12. Plínio

Sou suspeita para falar, né? É de longe o meu nome de bebe masculino preferido, o que escolhemos para o nosso primogênito. De origem latina, Plínio quer dizer “pleno”, “rico” e “abundante”, aquele que é “bem sucedido”. Adoro <3

13. Ryan

Curtinho, fácil de pronunciar e com pinta de nome de ator de Hollywood: não é a toa que esse se tornou um dos nomes de bebe masculino em inglês favoritos por aqui. De origem irlandesa, o nome significa “pequeno rei”. Fofo, não?

14. Sam

Seguindo na temática nomes de bebe masculino em inglês, Sam também tem ganhado força por aqui. Unissex, é forte e de simples pronúncia ao mesmo tempo. Forma encurtada em inglês de Samuel ou de Samantha e de origem hebraica, significa “seu nome é Deus”.

15. Marcelo

Super comum na Itália, é um dos nomes de bebe que poderiam figurar em uma lista de clássicos também no Brasil. Do latim Marcellus, quer dizer “guerreiro” ou “marcial”. Embora sempre tenha tido muito boa aceitação por aqui, o nome ficou ainda mais na moda depois que Ivete Sangalo o escolheu para o seu primogênito. :)

16. Juliano

Variação de Júlio, derivado do latim Julius, Juliana é um dos nomes de bebe que vem ganhando força nos últimos tempos. Eu gosto porque é um nome clássico, mas que não está super batido. Significa “jovial” ou “que parece ser jovem”.

17. Antonio

Outro dos nomes de bebe que figuram na lista super clássicos que eu adoro. Simples e forte, Antonio vem do grego Antoniós e quer dizer “digno de apreço”, “de valor inestimável” ou “muito valioso”.

18. Eduardo

Apesar de bastante comum aqui no Brasil, o nome vem do germânico Hadaward, que significa “o guardião das riquezas” e o “protetor daquilo que é importante”. Também é uma ótima ideia para quem busca inspirações para nomes de bebe compostos. Que tal, por exemplo, José Eduardo ou Carlos Eduardo?

19. Lucas

Sim, eu estou na fase clássica da lista de nomes de bebe! Hahahahaha. Originário do grego Loukás, apelido para Loukanós, o significado do nome é tão simples e bonito quanto ele: quer dizer “luminoso”.

20. Bruno

A origem do nome é dúbia. Enquanto há quem acredite que ele venha do latim brunus, outros atribuem ao germânico brun. No entanto, acaba fazendo pouca diferença, já que nos dois casos o significado é “marrom”, “castanho”, “bronzeado” ou ainda “moreno”.

21. George

Bastante comum no Reino Unido e nos Estados Unidos, George se tornou um dos nomes de bebe mais populares do mundo quando a duquesa Kate Middleton nomeou assim seu primeiro herdeiro com o príncipe Charles. De origem grega, o nome significa “o que trabalha na terra”, “o agricultor”.

22. Salvador

Eu simplesmente adoro esse nome também. Acho incrivelmente expressivo sem ser complicado, cheio de letras dobradas ou difícil de pronunciar. O significado então, não poderia ser mais claro: “aquele que salva”, sendo ainda utilizado para designar Jesus Cristo e a belíssima capital da Bahia.

23. William

Versão inglesa de Guilherme, é um dos nomes de bebe mais populares do mundo e é derivado do germânico Willahelm, que quer dizer “proteção”. Aristocrático – não à toa foi escolhido para o primeiro filho da princesa Diana com o príncipe Charles – o nome funciona super bem em português e pode ser uma opção para quem curte nos gringos mas não quer nada que seja difícil de pronunciar.

24. Cassiano

O nome de bebe masculino é relativo ao que é natural de Cássia ou pertence a Cássio, derivado da palavra de origem hebraica qetziáh, uma espécie de madeira permuda. Por isso, o significado do nome está ligado a “perfume” e “fragrância”.

25. Dominic

A versão inglesa de Domingos é um dos nomes de bebe que também aparece com força nas tendências, especialmente na Europa. Originário do latim Dominicius, está ligado ao dia dedicado ao descanso por Deus, o domingo, e quer dizer “do Senhor” ou “pertencente ao Senhor”.

26. Charlie

Diminutivo de Charles, o nome nada mais é do que a versão inglesa do nosso tradicional Carlos e é um dos nomes de bebe que podem ser usados tanto para meninos quanto para meninas. Originário do germânico Karl, significa “homem livre” ou “homem do povo”. Apesar do significado tão masculino, acho que fica uma gracinha nas meninas também!

27. Nolan

Um dos nomes de bebe masculino mais comuns na Irlanda, Nolan vem do gaélico Ó Nualláin, que quer dizer “descendente do campeão” ou “famoso e nobre”. Mais uma vez, apesar de ser originalmente um nome de menino, fica bem bonito para meninas também, pelo menos na minha opinião!

28. Michael

Super comum na Europa e EUA – que o digam o Michael Jackon, o Michael Jordan e o Michael Schumacher -, a versão inglesa de Miguel é mais um dos nomes de bebe de origem hebraica e significa “quem é como Deus?”.

29. Jordan

Outro dos nomes de bebe comuns nos EUA, Jordan significa “o rio que corre” ou “que desce” e também tem origem hebraica. Apesar de ainda não ser tão comum no Brasil, vem aparecendo com cada vez mais frequência, também na versão feminina, Jordana.

30. Pedro

Taí mais um dos nomes de bebe clássicos e que jamais saem de moda. Outra vez, sou suspeita para falar: é o nome do meu filho do meio, então nem tem como eu não dizer que adoro demais! Sempre que pensava em nomes para as crianças, queria que fossem nomes simples, mas marcantes ao mesmo tempo, e acho que Pedro é exatamente isso! rs

31. Henri

Eu a-do-ro esse nome, e se não tivéssemos resolvido escolher somente nomes com P para as crianças certamente ele estaria no meu top 5 de preferências. Particularmente, prefiro a versão francesa, com um I no final, mas a origem e o significado da versão com Y é a mesma: significa “o governante da casa” ou “o senhor do lar”.

32. Pavel

Essa é uma inspiração para quem curte nomes de bebe mais exóticos. Versão eslava de Paulo, Pavel é uma variação do grego Pavlos, que quer dizer “pequeno” ou “baixo”. Apesar de ser todo diferentão por aqui, o nome é super comum entre os búlgaros, russos, romenos e eslovenos.

33. Thomas

Eu acho super bonita essa versão inglesa de Tomás – ou de Tomé. O nome vem do aramaico, e quer dizer gêmeo. Acho simples, clássico e bem elegante, não é?

34. Lorenzo

A variação italiana de Lourenço cai nas graças das mães brasileiras e é um dos nomes de bebe mais na moda nos últimos anos por aqui. A origem é o latim Laurentius, que quer dizer “aquele que vem da cidade de Laurento”, cidade italiana que atualmente se chama Paterno.

35. Santiago

O nome bíblico é uma aglutinação espanhola de Santo Iago, que é uma versão espanhola de Jacó, cuja origem é hebraica e quer dizer “aquele que vem no calcanhar”. Apesar da historinha complexa, o nome é simples e super bonito, e tem aparecido com mais frequência nos últimos dois anos. Eu adoro! rs

36. Afonso

O nome de bebe tem origem germânica, Adalfuns, e significa “aquele que tem inclinação ou aptidão para ser nobre”. Chique, não é mesmo? Eu sempre achei Afonso um nome super sofisticado e, apesar de simples de pronunciar, pouco comum no Brasil ainda.

37. Oliver

Embora o nome tenha chegado ao Brasil mais por influência da língua inglesa, a origem do nome é o francês Olivier, derivado da palavra latina oliva, ou oliveira, a árvore que dá azeitona. Existe a versão em português, Olivério, mas eu pessoalmente gosto mais de Oliver. :)

38. Francisco

O nome, clássico no Brasil, vem do latim Franciscus, que tem origem no germânico Franck, cujo significado é “franco”, acrescido do sufixo que detona origem ou nacionalidade. Como franco significa livre também, o nome quer dizer “francês livre” ou “aquele que vem da França”.

39. Martim

Muita gente não se dá conta, mas o nome na verdade é um diminutivo de Marte, assim como Martinho. Originário do latino Martinus, nome romano do deus da guerra, Marte, o nome está associado à lutas, e quer dizer “guerreiro” ou “dedicado ao deus Marte”. É um nome simples e super forte, do qual muita gente se esquece na hora de fazer sua listinha, mas que vem surgindo como uma forte tendência também no Brasil.

40. Gabriel

Outro nome super na moda no Brasil, Gabriel é um nome bíblico, com origem hebraica, que significa “homem de Deus”, “homem forte de Deus” e “fortaleza e mensageiro do Senhor”. Além de ser nome dos meus sobrinhos, é um nome pelo qual tenho uma predileção especial, porque acho simples e bem bonito. :)

E então, o que achou da minha listinha de nomes de bebê? Se identificou com algum? Espero que sim! Aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais para que outras mamães também possam se inspirar!

Um beijo! ;)