Literatura Infantil

Livros Infantis: Os Melhores Para Seus Filhos

Aqui em casa estimular a leitura sempre foi uma questão bem importante. O hábito de contar histórias antes de dormir começou cedo, então eu me tornei praticamente uma especialista em vasculhar a internet e as livrarias atrás dos melhores livros infantis para renovar o meu repertório rs.

Caso você queira pular o texto e ver AGORA minhas recomendações basta clicar aquiSe quiser avaliar todas opções basta seguir com a leitura ;)

Imagino que por isso, mesmo quando as crianças ficaram um pouco maiores e a histórias antes de dormir foram perdendo popularidade aqui em casa, o interesse pelos livros de maneira geral continuou firme. Ainda bem!

Tanto o Pedro como a Juju estão sempre buscando alguma história interessante, e por isso eu estou sempre pesquisando livros juvenis que sejam adequados para a faixa etária deles e mantenham aceso esse interesse pela leitura.

livros infantis

Sempre que eu posso, busco títulos que estimulam a reflexão e o senso crítico. Claro, nem sempre dá certo, e têm dias que tudo que eles querem é um livro de ação ou um conto de fadas bem clássico. E tudo bem também, porque leitura tem que estar ligada ao prazer, não é mesmo?

De qualquer modo, sempre busco histórias que não estimulam nem a violência e nem o consumismo exagerado. Afinal, se eu estou sempre de olho no que eles estão vendo no YouTube e na TV, não teria como ser diferente com os livros.

crianças lendo livro

Pensando nisso, fiz uma lista com aqueles que eu considero os melhores livros infantis em todas as faixas de idade. São títulos que ajudam a estimular o interesse pela leitura e a capacidade de reflexão dos pequenos sem perder a graça e a leveza.

Dá uma olhada! Espero que gostem!

Os melhores livros infantis de todas as idades

Livros de Literatura Infantil

Os livros de literatura infantil são perfeitos para crianças menores, a partir dos 4 anos, que costumam ter um interesse acentuado pelo mundo da fantasia, mas também adoram ouvir histórias com enredos ligados o seu dia a dia. Todos eles são leves, mas passam uma mensagem importante e estimulam a reflexão.

1. As aventuras de Pinóquio

A tocante história do boneco de madeira que queria ser um menino de verdade é um clássico que sempre agrada as crianças. Muito mais rico em detalhes e situações que o filme, o livro diverte os pequenos com as peraltices do Pinóquio sem deixar de fazer com que eles reflitam sobre as consequências que cada ação provoca.

2. 365 histórias para dormir

Que atire o primeiro livro a mãe que já não ficou sem ação diante de um pedido de “conta mais uma história?”. Por maior que seja o seu repertório, de vez em quando a memória falha e a imaginação não colabora.

Nessas horas, é uma boa ideia ter o 365 histórias para dormir sempre à mão. Um dos melhores livros infantis para crianças pequenas traz uma história do universo Disney para cada dia do ano e já me salvou várias vezes em noites de  pouca inspiração.

3. O menino que tinha medo de errar

A história de Pedro, um garoto que prefere ficar confinado em casa sem aproveitar a companhia dos amigos porque tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras pode servir como um gancho sensível para conversar com pequenos que estão se sentindo inseguros diante de mudanças de escola ou cidade, por exemplo.

4. A menina da cabeça quadrada

Aqui em casa, eu sou bem criteriosa quando o assunto é uso da internet. Ainda assim,  o livro sempre está nas minhas recomendações porque ajuda os pequenos a descobrirem o prazer das brincadeiras tradicionais e dar um tempo nos eletrônicos.

A história de Cecília, a menina que acordou com a cabeça quadrada de tanto utilizar a TV e o celular, faz as crianças refletirem sobre a importância de tirar o olho da tela e ver o mundo lá fora.

5. O livro com um buraco

O livro com um buraco tem, literalmente, um buraco no meio das páginas, o que faz dele um dos melhores livros infantis bem pequenas, a partir dos 2 anos. Divertido e interativo, ele conta com pequenos textos de orientação, que propõem atividades diferentes relacionadas ao buraco, como pintura, colagens e recortes. Aqui em casa, a Juju me pedia para ler e depois usava pendurado no braço ou como cesta de basquete. rs

Livros Infanto Juvenis

Pelo menos aqui em casa, nessa fase em que eles não são nem crianças, nem adolescentes, fazem mais sucesso os livros de aventura e aqueles que falam sobre as descobertas típicas dessa etapa da vida. Algumas sugestões legais:

1. Breve história de um pequeno amor

No livro de Marina Colasanti, uma escritora acha um ninho com dois filhotes de pombo e usa esse encontro como ponto de partida para fazer as crianças refletirem sobre sentimentos comuns, como saudade, preocupação e ciúme.

2. 20 mil léguas submarinas

A obra-prima de Júlio Verne, um dos pais da ficção científica, conta a história do professor Aronnax e Ned Land, que vivem a bordo do submarino Náutilus como prisioneiros do capitão Nemo. Apesar de longa, a narrativa prende as crianças maiores ao apelar para a imaginação e mostrar a riqueza do mundo marinho.

3. As aventuras de Huckleberry Finn

Inteligente, malandro e contestador, o jovem Huck Finn é um dos personagens mais famosos do universo de Mark Twain. As histórias são divertidas e prendem as crianças maiores pela agilidade e riqueza de detalhes com que são contadas.

4. A bailarina fantasma

Escrito pela jornalista cearense Socorro Acioli, o livro tem feito sucesso entre os pré-adolescentes ao contar a história de Anabela, uma menina que faz uma viagem pelo passado do Theatro José de Alencar, em Fortaleza, ao encontrar o fantasma de uma jovem bailarina que vive por ali.

Livros para educação infantil

Aqui eu coloquei aquelas obras mais indicadas para crianças maiores, que já começaram a ler por conta própria e têm uma certa intimidade com os livros. São aquelas obras perfeitas para introduzir autores mais adultos de maneira leve e garantir que o interesse pela literatura chegue firme na adolescência.

1. O livro dos porquês

Crianças não nos cansam de surpreender com sua curiosidade sobre a vida e o mundo. Apesar do nome que remete a fase dos porquês, por volta dos 3 ou 4 anos, esse é um dos melhores livros infantis para criançonas mais velhas, que estão iniciando no mundo da leitura por conta própria. Além de responder perguntas comuns dessa fase com poesia e bom humor, a obra estimula os pequenos a pesquisarem por conta própria e a exercitarem o senso crítico.

2. E se eu fosse outros?

Através da história do menino Fernando, o livro introduz de maneira leve o universo poético de Fernando Pessoa. Sem a pretensão de ser uma biografia, é um dos melhores livros infantis que demonstram curiosidade sobre autores consagrados, mas ainda não têm maturidade para a leitura do original.

3. Rosa

Um dos melhores livros infantis para humaninhos a partir dos 10 anos, a obra exige um pouco mais de repertório dos pequenos e alguma familiaridade com a leitura. O texto de Odilon Moraes sobre paternidade conversa com um dos contos mais famosos de Guimarães Rosa, A Terceira Margem do Rio. É um excelente primeiro contato com um dos autores mais importantes da literatura brasileira e ajuda a estimular a curiosidade por obras mais complexas.

Livros de Romance Juvenil

Nessa etapa, manter o interesse pela leitura é sempre um desafio. As amizades, os primeiros amores, o colégio, a descoberta da vida adulta… Tudo parece contribuir para a literatura ficar meio de escanteio.

Por isso, coloquei sugestões de títulos que se aproximem bastante dessa fase que eles estão vivendo, sem serem didáticos ou longos demais.

1. A culpa é das estrelas

O livro de John Green que fez sucesso nas telas de cinema conta a história de um casal de adolescentes que se conhece — e se apaixona — em um grupo de apoio para pacientes com câncer. A trama surpreende pela delicadeza e poesia com que retrata temas tão delicados e tem um final inusitado.

2. Nuvens de ketchup

Por meio da história de Zoe, uma adolescente que conta o seu dia a dia com a família em cartas enviadas a um prisioneiro sentenciado à morte, a autora traça um panorama franco e bem humorado do turbilhão de sentimentos que surgem com a chegada da adolescência.

3. Três coisas sobre você

O romance conta a história de Jessie, que se vê obrigada a lidar com a vida em uma nova escola e uma nova cidade após a morte da mãe e a fuga do pai. Os dilemas típicos dessa fase da vida são relatados em um enredo ágil e engraçado, que entretém sem ser fútil.

4. A Droga da Obediência

O clássico de Pedro Bandeira que eu li na adolescência segue atual e figura na lista dos mais recomendados para essa faixa etária até hoje. A história de um grupo de amigos que se concentra em desvendar crimes e descobre um plano de dominação da humanidade por meio da aplicação de uma droga poderosa na juventude provoca reflexões sem ser entediante ou moralista.

Melhores livros de literatura infantil: as minhas recomendações

Por último, mas não menos importante, separei o meu top 10 da literatura infantil. Na verdade, a minha lista é uma mistura de clássicos que ficaram marcados na minha  memória afetiva com outros que eu só fui conhecer quando tive as crianças, mas que me encantaram por trazerem mensagens importantes sem perder a magia que os livros infantis precisam ter. Dá uma olhada!

 1.  Cinderela

livro cinderela

Um dos meus livros infantis favoritos, a Cinderela é aquele conto de fadas clássico, que as crianças menores, a partir dos 4 anos, sempre adoram. A história da garota que é maltratada pela madrasta e, graças a sua fada madrinha, vai ao baile real e se apaixona pelo príncipe fez parte da minha infância e segue encantando as meninas ano após ano. O melhor versão desse livro eu achei nesse link.

2.  O patinho feio

o patinho feio

O conto do dinamarquês Hans Christian Andersen sempre esteve entre os meus favoritos e é recomendado para crianças a partir dos 4 anos. A história de um cisne que é chocado em um ninho de pata e sofre várias humilhações por ser diferente dos demais, além de bonita, é um excelente gancho para conversar com os pequenos sobre o respeito ao próximo e a necessidade de entender as diferenças. Achei um bom preço nessa loja.

3.  Alice no país das maravilhas

alice no país das maravilhas

As aventuras da pequena Alice junto a criaturas mágicas como a Lagarta Azul e o Chapeleiro Maluco costumam agradar mais às crianças maiores, de 8 a 12 anos. Pura fantasia nonsense, o livro de literatura infantil de Lewis Carroll é um dos melhores livros infantis para as que são criativas e que adoram passar horas mergulhadas no mundo do faz de conta. O melhor preço eu achei aqui.

4.  Até as princesas soltam pum

até as princesas soltam pum

Eu adoro esse livro infanto juvenil do Ilan Brenman porque ajuda a desconstruir de maneira bem leve aquele ideal de perfeição que rondam os contos de fada e dá uma humanizada nas personagens, sabe? A trama gira em torno de Laura, uma garotinha que quer saber se as princesas soltam pum e se surpreende ao descobrir a verdade. Recomendado para crianças a partir dos 3 anos. Você encontra esse livro aqui.

 5.  A menina do narizinho arrebitado

Primeiro livro infantil de Monteiro Lobato, autor de alguns dos melhores livros infantis da nossa literatura, a história apresenta as personagens Narizinho e Emília. Mais tarde, a obra tornou-se o primeiro capítulo do livro de literatura infantil Reinações de Narizinho, que acabou dando origem ao Sítio do Picapau Amarelo.

Fácil de ler e divertida, a história transporta os pequenos de 3 a 6 anos para o mundo mágico de Lobato e é um excelente primeiro contato com as aventuras da boneca que virou gente e da menina doce e curiosa que adora dar asas à imaginação.

 6.  Contos de Grimm

os contos de grimm

As livrarias físicas e virtuais estão cheias de coletâneas que apresentam para os pequenos  entre 4 e 12 anos as histórias clássicas dos irmãos Grimm. Algumas reúnem apenas as mais conhecidas, como Branca de Neve, Rapunzel e A Bela Adormecida, mas eu acho que vale super a pena se aventurar também pelos contos menos famosos, como Os Quatro Irmãos Habilidosos, As Três Folhas da Serpente e O Ouriço do Mar. Pesquisei bastante sobre as opções disponíveis e achei essa aqui a melhor coletânea.

7.  A casa sonolenta

a casa sonolenta

Mais voltado para os menores, a história de Audrey Wood faz parte da coleção Abracadabra, que tem alguns dos melhores livros infantis pequenas, de até 6 anos. Colorida e bem ilustrada, a obra tem enredo acumulativo e tom sonolento, perfeita para ser lida para os menores antes de dormir. Você encontra o livro em um bom preço nesse link.

8.  O menino do dedo verde

o menino do dedo verde

A história de Tistu, o menino que não consegue ficar na escola por “ser especial” e que com o seu dedo verde faz crescer flores em canhões traz um final sensível e surpreendente, o que faz dele um dos melhores livros infantis de de 6 a 12 anos. A obra de Maurice Druon consegue provocar reflexões nos pequenos sem deixar a magia e o encantamento de lado. Por ser um livro bem popular você o encontra em várias lojas, mas o melhor preço eu vi aqui.

9.   O sítio do seu Lobato

o sítio do seu lobato

Indicado para crianças de até 8 anos, O Sítio do seu Lobato é um daqueles livros capazes de fisgar até os menos interessados por literatura. Um dos melhores livros infantis para crianças criativas, a obra faz os pequenos sonharem acordados ao mostrar porcos que voam e ovelhas que praticam esqui aquático. Com enredo simples e cativante, é uma excelente pedida para a hora de dormir. Este livro está em promoção na loja online da Amazon.

10.  Pocotó

pocotó

Esse livrinho jamais poderia ficar de fora da minha lista de melhores livros infantis porque ele cumpre sua função de divertir os pequenos sem ser pretensioso. A história do cavalo Trovão, que sonha em trabalhar na Guarda Real, mas acaba selecionado para ser bichinho de estimação da princesa Pipoca, costuma fazer o maior sucesso entre as crianças de até 6 anos. Você encontra ele nesse link.

E então, o que achou da minha lista com os melhores livros infantis para crianças de todas as idades? Se você gostou, compartilhe agora mesmo nas suas redes sociais para inspirar outras mães!

Aproveite também para deixar nos comentários as suas sugestões de leituras para os pequenos. Assim, podemos abastecer constantemente as nossas listinhas!

Bjs!  ;)