Literatura Infantil

Literatura Infantil: O que é e Sua Importância

Mesmo sabendo que não há como evitar e que cedo ou tarde a internet,  a TV e outras atividades acabam por ocupar uma parte do dia da criançada, os livros de literatura infantil brasileira sempre tiveram um espaço de destaque aqui em casa.

literatura infantilSabe aquela história de que é de pequeno que se cria o hábito? Eu acredito tanto nisso que para mim sempre foi uma prioridade buscar títulos interessantes para apresentar para a Juju e para o Pedro.

Mais do que uma maneira de entreter as crianças quando elas estão super agitadas ou de ajudá-las a pegar no sono no fim do dia, a literatura infanto juvenil brasileira exerce um papel muito importante no desenvolvimento dos pequenos.

A importância da literatura infantil

Isso porque além de estimular o hábito da leitura, essencial para que eles tenham uma formação sólida, a literatura infanto juvenil contribui positivamente para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos pequenos.

É por meio das histórias que eles têm oportunidade de ter um primeiro contato com novas culturas, situações e pontos de vista e aprendem a expressar melhor suas próprias emoções e ideias.

Como é comum que a crianças se coloquem no lugar dos personagens, a literatura infanto juvenil pode servir como um excelente gancho para conversar sobre assuntos ou sentimentos que elas ainda não são capazes de elaborar completamente ou não se sintam à vontade para falar em outro contexto.

literatura para crianças

Além de facilitar o processo de compreensão do mundo à sua volta, a literatura infantil ainda ajuda no desenvolvimento da criatividade e melhora a capacidade da criançada de organizar e reter informações.

Como se não bastasse tudo isso, eu também acho uma maneira super gostosa de estreitar vínculos com os filhotes.

Pelo menos para mim, que adoro ler, sempre foi um  ótimo programa passar horas deitada no chão do quarto com o Pedro e a Juju contando histórias e ouvindo as opiniões deles sobre os personagens, o enredo, finais alternativos… Pena que eles crescem rápido e essa fase passa voando!

O que é literatura infantil?

A literatura infanto juvenil é um termo usado para designar livros dedicados às crianças, podendo ser: biografias, poemas, textos infantis, histórias de ficção, desde que, estejam adequados à idade do leitor ou ouvinte.

Sempre que eu falo desse meu entusiasmo pelo assunto, alguma leitora pergunta sobre o que é literatura infantil brasileira “de verdade” — e o que não encaixa muito nessa classificação.

Acho que isso acontece porque muitas vezes a expressão parece associada  às aulas de literatura que a gente tinha na escola, e dá a impressão de que é preciso ler Machado de Assis para os pequenos rs.

Os menores adoram aqueles super coloridos, que têm histórias curtinhas e muitas figuras coloridas. Conforme eles vão crescendo e a capacidade de concentração aumentando, dá para apostar em textos maiores e com menos figuras.

literatura para meninasAssim, mais acostumados, eles chegam à adolescência sem torcer o nariz para histórias mais complexas e sem fotos — assim, quando a escola pedir para ler aqueles clássicos com linguagem mais formal, não é aquele drama.

Para chegar lá, lembre-se da importância da literatura infantil com títulos que sejam divertidos e despertem a curiosidade. Resumindo: livros de literatura infanto juvenil só não podem ser monótonos!

Pensando em ajudar as mães que estão em busca de sugestões, fiz essa listinha com alguns livros de literatura infantil brasileira que costumam agradar até os menos interessados nesse universo. Dá uma olhada!

Literatura infantil brasileira

Se você está em dúvida de por onde começar, a minha dica é priorizar os autores nacionais. Histórias conectadas à realidade e a cultura dos pequenos ajudam a criar uma identificação importante com a literatura infantil para quem ainda não tem o hábito da leitura e costumam despertar o interesse mais facilmente. Os melhores livros infantis estão aqui. Veja algumas opções:

A bolsa amarela

a bolsa amarela

A obra de Lygia Bojunga é composta por livros de literatura infantil brasileira que vem agradando diversas gerações  (eu mesma li quando estava no colégio e vivia procurando novidades na biblioteca, vocês também?).

A trama conta a história de Raquel, uma menina que deseja crescer e tornar-se escritora. Criativa, ela encontra em uma antiga bolsa amarela de sua tia o suporte ideal para externar esses desejos e contar histórias que são uma mistura encantadora de realidade e faz de conta.

 

A bruxinha atrapalhada

A bruxinha atrapalhada

Perfeito para crianças menores, o livro de literatura infantil escrito por Eva Furnari usa somente imagens para apresentar uma bruxa que quer realizar seus desejos com uma varinha mágica, mas acaba mesmo é cometendo divertidas trapalhadas.

Composto por 10 histórias — algumas com final feliz e outras nem tanto —, a obra também abre espaço para que a criançada crie seus próprios enredos e conclusões.

Bastante premiado, o livro infantil costuma ser recomendado por especialistas em educação para crianças que vão iniciar o processo de alfabetização.

Chapeuzinho amarelo

chapeuzinho amarelo

O livro de literatura infantil escrito por Chico Buarque (sim, o cantor e compositor!) conta a história de uma menina com tanto medo da realidade que não brinca, não come, não dorme e chega a ficar “amarelada de medo”.

Um dia, ela resolve enfrentar o Lobo e assim começa a superar suas fobias e reencontrar o prazer nas coisas simples. Sensível e engraçado, a trama também é um ótimo ponto de partida para conversar com pequenos sobre medos e inseguranças.

Literatura de cordel infantil

Um dos gêneros literários mais tradicionais da cultura brasileira, especialmente da região nordeste do país, a literatura de cordel tem sua origem no século XVI, quando o Renascimento tornou a impressão dos relatos orais um hábito comum.

O nome surgiu na maneira como esses versos eram colocados à venda, geralmente pendurados em cordéis ou barbantes. Além de ser uma maneira de iniciar os pequenos em um gênero com contornos tão brasileiros, os livros podem ser lidos acompanhados de violão ou declamados, o que certamente vai garantir momentos de muita diversão.

 

Alice no país das maravilhas em cordel

Embora seja possível encontrar diversas adaptações de clássicos para a literatura de cordel infantil Alice no país das maravilhas em cordel— além de ótimas histórias originais —, o livro de João Gomes de Sá é um dos meus favoritos.

Perfeito para crianças maiores, a partir dos 10 anos, a obra mistura o texto clássico de Lewis Carrol com referências bem brasileiras. As aventuras em  castelos de rapaduras, rios de leite e montanhas de goiabada fazem a imaginação da criançada voar e não deixam espaço para a monotonia.

 

O quebra-nozes em cordel

Essa clássica história de Natal de Alexandre Dumas que deu origem ao ballet de Tchaikovsky serve O quebra-nozes em cordelcomo base para o cordel que a autora Mariane Bigio escreveu e que mistura sonho e realidade em um enredo encantador. A história é perfeita para ser lida para os pequenos antes de dormir e garantir que a imaginação deles ganhe asas até que o sono chegue.

 

Clássicos da literatura juvenil

Na medida em que vão crescendo as crianças passam a se interessar por histórias mais elaboradas, especialmente aquelas que estão relacionadas ao seu cotidiano ou que estão repletas de aventura.

Por outro lado, embora tenham maior capacidade de concentração, os adolescentes também se aborrecem mais fácil. Por isso, é a hora de apostar em títulos dinâmicos e com enredos movimentados e deixar para um outro momento as narrativas muito detalhadas e com histórias que demoram a engrenar. Algumas ideias:

A ilha do tesouro

A ilha do tesouro

Um clássico da literatura juvenil, o livro escrito em 1883 por Robert Louis Stevenson já foi adaptado para o teatro e para o cinema e segue agradando gerações de jovens que adoram aventuras.

A história do garoto Jim Hawkins, que leva uma vida tranquila com os pais em uma cidade do litoral da Inglaterra e acaba embarcando em um navio para buscar um tesouro prende a atenção da garotada com um enredo cheio de ação.

As aventuras de Tom Sawyer

Outro clássico da literatura juvenil, o livro narra a história de um órfão que mora com o irmão mais As aventuras de Tom Sawyerjovem na casa da tia e que vive pregando peças nos moradores da região ao lado do seu amigo, Huck Finn. Um dia, a diversão dos rapazes é interrompida por um  assassinato.

Cheia de mistério e ação, o clássico de Mark Twain é fácil de ler e costuma interessar até mesmo aqueles pré-adolescentes menos entusiasmados com a literatura.

Os meninos da rua Paulo

Os meninos da rua PauloCurto — são cerca de 70 páginas —  e de leitura leve, o livro de literatura juvenil do húngaro Ferenc Molnár agrada também os adultos ao usar as brigas de rua de garotos de Budapeste no século XIX como pano de fundo para narrar com graça e honestidade o universo dos meninos nessa fase da vida.

 

 

Os melhores livros de literatura infantil: recomendações

Além disso, eu aproveitei para fazer uma espécie de “top five” dos meus livros de literatura infantil favoritos.  São aquelas histórias que moram no meu coração e que sempre me vem à cabeça quando alguma mãe me pede uma sugestão bacana. Olha só:

1. Cinderela

Esse é o meu livro de literatura infantil favorito, talvez porque me traga lembranças da época em que a minha mãe lia pra mim. A história da garota maltratada pela madrasta que se apaixona pelo príncipe no baile real funciona super bem para crianças a partir dos 4 anos e é um clássico que jamais sai de moda.

2.  O patinho feio

O livro de Hans Christian Andersen — que conta a história de um cisne chocado em ninho de pata que sofre uma série de humilhações por não ser parecido com os demais —, é perfeito para crianças a partir dos 4 anos e uma ótima maneira de falar desde cedo com os pequenos sobre respeito ao próximo e empatia.

3.  Alice no país das maravilhas

Se você tem em casa uma criança com a criatividade a mil, dessas que passam horas brincando de inventar histórias cheias de detalhes divertidos e absurdos, não deixe de ler com ela esse que é um dos livros de literatura infanto juvenil mais importantes do mundo.

As aventuras da pequena Alice ao lado de criaturas mágicas, como o Coelho Branco e o Chapeleiro Maluco, estimulam a imaginação e funcionam também com crianças maiores, de até 12 anos.

4.  Até as princesas soltam pum

Você sempre fica um pouco incomodada com as histórias que mostram princesas que são ideais de beleza e perfeição? Então vai amar o texto de Ilan Brenman.

Um dos livros de literatura infantil brasileira que mais ajuda a desconstruir esse mito, a obra ajuda a humanizar um personagem tão presente no  imaginário da criançada.

Perfeita para crianças a partir de 3 anos, a história tem como ponto central o dia a dia de Laura, uma garotinha que está determinada a descobrir se as princesas soltam pum e fica bem surpresa quando se depara com a verdade.

5.  A menina do narizinho arrebitado

Considerado por especialistas um dos melhores livros de literatura infantil brasileira, o clássico de Monteiro Lobato apresenta personagens famosas do Sítio do Picapau Amarelo, como a curiosa menina Narizinho e a sempre cativante boneca Emília. Ótimo pretexto para relembrar da própria infância e embarcar na história com crianças de 3 a 6 anos.

Ah! Além desses, tem um outro post aqui no blog bem completo sobre os melhores livros infantis: lá, além de mais 5 livros que adoro, tem também sugestões de romances juvenis, livros de educação infantil e outras ideias para socorrer mães em momentos de pouca inspiração. Separei também 10 sugestões que livros que todas crianças DEVEM ler. Para acessar, basta CLICAR AQUI.

Espero que você tenha gostado das minhas dicas de livros de literatura infanto juvenil. Se você curtiu, compartilhe o post agora mesmo em suas redes sociais para que a gente possa falar mais sobre a importância da literatura infantil na formação dos nossos pequenos por aí!

Aproveite também para deixar nos comentários suas sugestões de livros de literatura infantil brasileira para crianças de todas as idades. É sempre ótimo trocar experiências e conhecer as novidades apresentadas por vocês!

Bjs!  ;)