Decoração Festas

Idéias para uma festa com o tema Circo #CircodaJuju

Este ano a Juju me surpreendeu mais uma vez, mudou de ideia com relação ao tema da festa de aniversário dela (como sempre! rs) e ao invés de trocar uma princesa por outra, decidiu que queria comemorar seus 6 aninhos com festa tema circo!

Fiquei surpresa com a escolha dela pois, ela sempre fez mais o tipo superfeminina, delicada e romântica, sabe? E pra mim, na minha cabeça, um tema circo é muito mais despojado, alegre, colorido, descontraído…

Mas, ao mesmo tempo, fiquei feliz de a minha pequena sair um pouco deste mundinho de princesas e mais feliz ainda, de saber que ela sabe dosar tudo isso é, acima de tudo, criança! Sem preconceitos e neuras!

E como aqui em casa, as crianças sabem que, se tem uma coisa que eu amo fazer por eles e com eles, é festa de aniversário #partiu procurar ideias e inspirações para fazer uma festa linda para a minha pequena!

Antes de começar a pesquisa, eu já tinha pré-definido 3 coisas: queria uma festa vintage, delicada e sem animais! Eu vivo ensinando para as crianças que, atrações que exploram os animais são erradas, não faz sentido encher a festa dela de animais amestrados, certo?

Quero uma festa cheia de palhaços, malabaristas, mágicos, trapezistas… Uma coisa meio vintage, meio Cirque du Soleil, meio romântica… Já viram que não vai ser assim tão simples deixar a festa como eu quero, né? hehehe

Mas achei algumas ideias aqui e outras acolá, alguns fornecedores bacanas e tenho certeza que vou conseguir chegar no resultado que eu tô imaginando. Dá uma olhada nos meus achados!

Os convites

Pra começar, vamos aos convites! Vou convidar os amiguinhos a participar das festividades com um convite com tema de ingresso. O que acham? Farei eu mesma. Para isso selecionei algumas opções de ingressos interessantes.

Para uma alternativa inteligente de envelopes, vou inserir os ingressos em sacolas clássicas de papel com listras vermelhas. Listras vermelhas são o clássico de qualquer circo, não é mesmo?

As riscas vermelhas e brancas serão, evidentemente, a principal combinação de cores decorativas, mas, ao incluir outras cores vivas, como azul, verde, amarelo e rosa, a possibilidade de sobrecarga diminuirá.

O branco que estará em todo lugar servirá também para quebrar a explosão de cor e dar aos olhos uma visão fantástica.

As cores predominantes da festa

Falando em cores, não vamos fazer uma miscelânea de cores só porque é festa, né? Pra não baixar o clima e cortar a alegria as cores precisam ser vibrantes. A base, como já disse anteriormente são as listras vermelhas e brancas.

A partir daí podemos adicionar o amarelo que também é uma cor quente e vibrante, um pouco de azul, verde e rosa, como já mencionado. É preciso cuidado pra não quebrar a harmonia com tons fechados e frios como marrom, cinza, roxo, lilás, coisas desse tipo.

Dicas para as “comidinhas”

Ir ao circo não é só para ver atrações incríveis, mas também para se deliciar na comida que é oferecida! Mostrarei aos convidados uma infinidade de guloseimas de circo tradicionais, juntamente a opções mais “saudáveis”. Vou tentar agradar a todos, rs.

Segue meu cardápio circense diversificado:

  • Pirulitos coloridos, caixas de pipoca cheias, marshmallow, alcaçuz vermelho são especialmente atraentes;
  • os cachorros quentes e o centro de algumas taças com frutinhas, em um carrinho de pirâmide de tendas de circo, ficará suculento;
  • amendoins, tanto as variedades com casca como os salgados e os açucarados são obrigatórios, além de algodão doce e chicletes;
  • biscoito passatempo de bichinho ainda existe? Se tiver, vai ser uma boa opção;
  • cupcakes de “pipoca”, vi uns na internet e achei perfeito para o tema;

Roupas para festa tema circo

O circo também possui uma vestimenta própria né? Então é óbvio que a turma que me ajudará também pode se vestir assim. Imaginem! As opções são muitas, porém, o que predomina são calças largas, como as de palhaço de mesmo, ou calças curtas com suspensórios.

Gravatas borboleta, camisa branca, ou de poá! Que luxo! Muito colorido (não esquecendo de optar por predominância das cores quentes) muito vintage, e muitos chapéus! É, isso mesmo! Chapeuzinhos vão trazer aquele charme nas roupas.

Obviamente que a Juju também se vestirá de acordo, né? haha. Temos algumas opções para que ela possa escolher, e se sua festa for para um garotão, achei essas outras opções para ele arrasar no seu próprio circo. Avise aos convidados, por meio do convite, que eles podem vir a caráter, deixando-os a vontade para se vestirem ou não.

Alguns truques e ideias em geral

  • use um tubo de PVC para construir uma impressionante tenda de mesa;
  • balões são quase que uma obrigação;
  • continuando ao longo dessas linhas temáticas, recortes de sinal de recuo de circo com placa de cartaz branco cortado em formas de bilhete de grandes dimensões;
  • sinais para identificar as estações de festa diferentes;
  • não tenha medo de misturar padrões e escala, bolinhas e dois tamanhos de listras impedem que a decoração fique estagnada;
  • de formar bem caprichada vou adicionar nariz de palhaço aos canudos de papel listrado antes de pôr nos copinhos de bebida, assim, quando se coloca o canudo na boca o nariz de palhaço fica no nariz do convidado;

Entrada da festa

Estou decidida a fazer uma parede que imita uma entrada de circo, ainda não sei se vou fazer isso com tecido ou papel, mas, gostei muito destas ideias aqui:

Porém, não vamos nos prender a uma opção só, não é mesmo? Eu poderia fazer também uma cabine, tipo bilheteria para a entrada!

Adorei a moldura toda rococó com a inicial do aniversariante. Parece bem simples de fazer! As bandeirolas segurando a cortina também são uma ótima idéia!

Neste fundo, papel crepom para o formato “tenda”, tecido para a cortina, e papel listrado para o fundo. As luzinhas deixaram com ar delicado. Amei!

Este aqui era um backdrop para os convidados tirarem fotos, mas também pode ser usado atrás da mesa do bolo. Gostei da idéia de montar a “tenda” com rosetas multicoloridas e estampadas!

Mesa do Bolo

Outra coisa importante é como “vestir” a mesa! Dependendo do estilo da mesa e da festa, dá pra deixá-la “pelada” mesmo porque já fica super bacana, eu sou do tipo “menos é mais” e evito muitas saias e babados, mas gostei destas 2 idéias aqui que, dão uma cara festiva e low para a mesa:

Ideia linda usando tecido listrado e gravatas vermelhas! Bem simples e fácil de fazer em casa aliás, a mesa toda está super linda, bem no “meu jeitinho” hehehe

Esta saia de fitas multicoloridas e estampadas também é bem fácil de fazer e dá uma leveza e alegria para a festa!

Bolo

O bolo da festa precisa ser super colorido, alegre e fácil de fazer, já que eu vou colocar a mão na massa de novo, né? Apesar de achar lindos os bolos com pasta americana, a Juju não gosta (e eu também não sei fazer) e por isso, tô pensando em uma coisa mais simples, quase naked cake (ensinei AQUI).

Já fiz a experiência de usar bandeirinhas para decorar e sei que é bem simples de fazer, gostei deste aqui

Já que a festa permite se jogar em cores e estampas, estou pensando em usar muitos docinhos e papelaria colorida e estampada! Achei umas idéias bem bacanas e fáceis de fazer em casa:

Cupcakes com pirulitos coloridos como toppers! Fica parecendo balões! <3

Pirulitos de algodão doce! Estes algodões doces de pote são super simples de moldar, e com 2 cores assim, ficou mega fofo!

Forminhas de cupcake estampadas com confetes! Simples e dá um efeito visual lindo!

Adorei estas latinhas transparentes e decoradas no topo! Bem simples de fazer também!

Um cachepô vermelho, tiras de cartolina azul e botões amarelos e pronto: potinho lindo que imita a calça de palhaço! Fácil e barato!

Entretenimento Circense

E aí, vamos manter essa turminha ocupada? É claro que vamos. E para isso separei algumas brincadeiras que lembrarão o circo, e outras que já são tradicionais de festinhas de crianças, e elas adoram.

Tiro ao alvo

Sempre tem nos filmes aquele stand de tiro ao alvo onde alguém ganha um ursinho de pelúcia se acertar o tiro. Pois é, podemos montar algo fácil e prático com bolinhas de borracha coloridas e o alvo pode ser copinhos virados de cabeça para baixo em um caixote de madeira, ou alguns recortes de com alvos vazados para que a bolinha possa passar por dentro dele. O que acham? Temos outras opções mais elaboradas também, tudo depende do seu gosto.

Prendendo a cauda no burrinho

Outro jogo de festa que pode ser adaptado para se adequar ao tema de circo é o velho clássico “Prendendo a cauda no burrinho”. Aí você pode inventar né, pode fixar o nariz no Olaf, fixar a estrela no escudo do Capitão América, ou fixar ou fixar o nariz no palhaço.

A ideia é vendar o convidado e dar umas voltinhas com ele (ou não), deixando o livre para tentar fixar o acessório o mais próximo que conseguir (a gravata do papai funciona bem pra vendar).

Estátua!

Essa é outro clássico que sempre funciona nas festinhas. É outra grande brincadeira para queimar excesso de açúcar e excitação da garotada. Levar as crianças para o centro da festa tocar suas músicas favoritas, e quando a música parar, eles devem congelar.

Achamos que este jogo funciona melhor se você mantiver todos dentro de um “perímetro” e presentear, com um adesivo, ou colar de pipoca, as melhores poses. Isso impede que as crianças se afastem dos principais eventos do grupo. As crianças com mais adesivos ou colares no final ganham um prêmio.

Corrida com ovos na colher

Tradicionalmente pensado para a Páscoa, mas adequado durante todo o ano, é a corrida de ovos e colher. Uma brincadeira muito popular, tanto para os pequenos, quanto para os adultos.

Você pode deixar mais fácil ou mais difícil, depende do seu público. Pode colocar obstáculos ou não, e chamar os adultos para fazer uma rodada com eles. Ah, não esquece de cozinhar esses ovos, viu? Se algum deles cair e quebrar o cheirinho pode estragar a festa rsrs.

Mesa dos convidados

Eu realmente estou apaixonada pela facilidade e multi-utilidades das rosetas de papel! Amei esta ideia de enfeite para a mesa dos convidados, que usa as rosetas combinadas com cata-ventos coloridos!

Para dar o clima “vintage” que eu tô querendo, é tudo uma questão de detalhes, sabe? Um enfeite retrô, uma coisa mais boho e vai ficando tudo lindo! Olha estas ideias:

Amo o carrinho de pipoca na mesa, o letreiro de fundo, a roda gigante e a fonte das letras

Tô apaixonada por estas luminárias na parede, o chapéu de magico com pirulitos, os palhaços, flores…

O palhaço e os docinhos mais de perto! <3

Olha a pipoqueira aí de novo! Apesar de serem lindos estes elefantes completamente vintage, eu não usaria, mas amei a composição de cores e gosto da idéia de usar louça colorida!

perfeito: roda gigante, palhaço, molduras, bandeja…

O balde de alumínio cheio de amendoins e os mini baleiros com certeza deram a “pegada” vintage da festa e ainda, um efeito lindo na decor da mesa!

A fantasia

A Juju já avisou que quer se vestir de “palhacinha bailarina” então, gostei muito destas idéias aqui, com tutu de tule colorido mega fácil de fazer (já ensinei AQUI) e muita delicadeza na make!

Com tudo o que você tem em casa, uma fantasia linda assim: tutu colorido, camiseta branca, suspensório, meia estampada, tenis, luva e make suave! <3

Eu e a Juju dispensamos o laquê no cabelo (hehehe) mas o chapéu e todo o resto está muito lindo!!

Mega delicada esta apresentadora de circo!! <3

Tô simplesmente apaixonada pela explosão de cores que esta festa permite, pela mescla de estampas e por toda a alegria contagiante que ela com certeza trará!

Já estou com vários projetinhos na cabeça e, assim que eles forem saindo, eu vou postando lá no Instagram (@bagagemdemae) pra vocês acompanharem e claro, vou postando aqui os passo a passo e os “faça você mesmo”!

www.shopfesta.com.br

www.bossinha.com.br

www.ricafesta.com.br

Para alugar material de decoração (bandejas, enfeites, madeiras, banquinhos e etc.):

www.fetes.com.br

Quem souber mais lugares bacanas para pesquisar, ou tiver outras fotos e referências, me ajuda aí, comenta! Me conta o que achou de todas as dicas e se você quer conhecer outros temas de festas, dá uma olhadinha nesse cardápio de festa junina e nessa festa Frozen que temo aqui no blog! ;)

Bjs de luzes estrelares ;)

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *