Literatura Infantil

História Infantil: As 7 mais famosas do mundo!

Mãe, conta uma história? É, eu sei. Essa frase é um clássico no nosso mundo, não é mesmo? E pra falar a verdade, dependendo da idade, uma história é talvez a única coisa que seu filho vai ouvir sem interrompê-lo. Estou certa?

Então, quando você quer contar uma história infantil para fazer as crianças se acalmarem, como prêmio por se comportar no inglês ou ir para a cama a tempo, você precisará de uma boa história. Nada de sair inventando situações como se fosse um programa desses da televisão de improviso.

Eu por exemplo, preciso ter algo concreto na ponta da língua antes que a pequenina comece a apertar os olhinhos e virar a cabeça fazendo aquela temida expressão que diz: “do que que cê tá falando, mamãe?”

crianças lendo livro

Fora essa parte, acredito de coração que, mais do que entreter as crianças, as histórias infantis devem conter lições e ensinamentos que jamais serão esquecidos. Sei que, você assim como eu, tem aquela história que era contada na sua infância ou que alguém lia para você que ficou marcada no coração para sempre.

É por isso que, eu reuni algumas das melhores histórias inspiradoras para as crianças que irão entretê-los, fazendo-os olharem fixamente para você e ainda assim, ensinar uma ou duas lições durante esse processo.

Lista de livros de história infantil

1. O pequeno príncipe

Nossa listinha dos 7 melhores começa com um clássico que é amado não só pelos pequenininhos como pelos maiorzinhos também. E quando digo maiorzinhos, não estou falando de crianças de maior idade, estou falando mesmo é dos adultos!

Em resumo a história infantil é de um principezinho de cabelos dourados que encontra um piloto encalhado no deserto. Ele diz ao piloto que ele nasceu em um asteroide e conheceu muitos personagens estranhos e interessantes.

O principezinho e o piloto ligam-se a um desenho de uma ovelha dentro de uma caixa. O garoto conta ao piloto sobre as pessoas que ele conheceu em outros asteroides: um bêbado, um geógrafo e um homem continuamente acendendo e apagando uma lâmpada, entre outros.

Nesse livro de história infantil fascinante há inúmeras lições como o amor não ser o ato de ver a beleza de outra pessoa. O amor é compartilhar um objetivo comum, enfrentando desafios juntos e construindo uma vida com alguém em quem você pode confiar.

Amar as pessoas por quem elas são e não pelo que possuem. Dar valor ao que realmente tem valor, e se ligar as coisas simples da vida. Uma história infantil fantástica que vale a pena ser lida para as crianças em várias épocas da vida.

2. A lebre e a tartaruga

Taí uma história infantil que na minha opinião deveria ser contada de enfatizada diversas vezes na mente de nossos pequenos amores. Relembrando a fábula, a historinha conta de uma lebre ágil que vivia caçoando de uma tartaruga por seu jeitinho mais lento e devagar.

Um dia ao apostarem uma corrida, a lebre se sentiu totalmente confiante e desprezou sua adversária. Obviamente saiu na frente em disparado e quando já estava longe decidiu deitar e descansar um pouco.

A tartaruga vinha devagar, porém, em passos firmes, ultrapassou a lebre e venceu a corrida. Uma gracinha de história né? Nela podemos ensinar incisivamente para nossos amores que o mundo imediatista de hoje não deve nos “devorar”, que as coisas precisam ser feitas com calma e que nem tudo é pra “ontem”.

Outra boa lição é sobre o desprezo por quem age ou é diferente de nós. Não somos donos da verdade, muito menos detemos habilidade para tudo. Há formas diferentes e eficazes de fazer as coisas que não são do nosso jeito. É preciso aprender com os outros e não os desdenhar.

3. Pinóquio

Outro lindo clássico que apaixona, não né? Nesse aqui, fica super claro algumas lições. A principal delas é sobre a mentira e enganação. Desde novinhos nossos filhos devem saber o quanto se fere alguém quando o enganamos.

Nessa linda história infantil podemos mostrar como é terrível contar mentiras por menores que elas sejam. E que isso magoa constantemente as pessoas que amamos.

4. Alice no país das maravilhas

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. Quem não lembra dessa e outras frases icônicas da bela história de Alice. A história deliciosa da menina que corre atrás do coelho branco e vive grandes aventuras pode ser como música aos ouvidinhos das crianças.

Isso porque são muitas aventuras e a maioria de nós adora e anseia por saber o próximo capitulo. Alice vai ensinar sobre tomada de decisões, sobre ajuda ao próximo, desencontros na vida e segunda chance. É com certeza um clássico ao redor do mundo.

5. O patinho feio

Particularmente me emociono com essa história infantil. Além de amar contos que falam de animais, essa do patinho feio tem um toque especial a mais. O patinho que não se encaixava de jeito nenhum no padrão dos outros patinhos, que era considerado feio e desengonçado porque era diferente é um clássico que seu filhote deveria conhecer.

Um conto mais que educativo que mostra que devemos respeitar as diferenças e que o você acha muitas vezes estranho e “feio” é lindo e perfeito diante de outro ângulo. É só você mesmo que está olhando errado.

6. Chapeuzinho vermelho

Outra história infantil famosa no mundo todo é da nossa amiguinha chapeuzinho vermelho. Nessa história podemos ensinar sobre não confiar em estranhos e manter-se obediente aos pais. No momento em que a mãe de chapeuzinho diz a ela para não se desviar do caminho há uma importante lição para que os menores aprendam.

Fornecer informações a estranhos também é algo que a história mostra que não deve ser feito. E ao final o conto revela que há salvação mesmo quando tudo parecer perdido.

7. Os três porquinhos e o lobo mau

Outra historinha linda que vai fazer as crianças entrarem no mundo de fantasia de aventura. Ela tem os três porquinhos que se empenham em dar duro para conseguir o que querem, isso já é uma ótima lição.

A partir daí, surge o lobo mau que também se empenha em destruir o que os porquinhos têm. Essa parte mostra que as adversidades na vida vêm com tudo, não escolhem dia nem hora para acontecer.

Por fim, essa história infantil mostra a vitória dos mais fracos, no caso, nossos amados porquinhos. É claro que na vida nem sempre é assim, os mais fracos vencendo, porém, eles saberão que isso pode sim acontecer.

Eu amo livro de história infantil. Isso não nasceu comigo, foi cultivado ao longo dos anos. Por isso, imprima na mente e no coração dos seus pequeninos as melhores histórias infantis que conseguir. Eles se lembrarão com carinho para o resto da vida, pois elas carregam lições valiosas!

Se você também ama histórias infantis, compartilhe este post em suas redes sociais e curta e conheça um pouco mais o Facebook Bagagem de Mãe!