Apps&Tecnologia Cinema&Cultura

Foto Tumblr: sabe o que é?

foto tumblr no carro

Foi esta foto aí que eu fui tirar com a Cacá e ela disse: “olha pro lado mãe! Faz foto Tumblr!”

Oi?

Primeiro, de onde ela tirou isso? Eu sei bem o que é Tumblr, mas ela não sabe! Segundo, que diabos de expressão é essa? Agora as fotos têm um “estilo” para cada rede social??

Para digerir a minha “mini indignação”, perguntei para a Cacá se ela sabia o que era Tumblr e de onde tinha tirado esta ideia. Aqui em casa, nenhum dos meus filhos tem acesso ou perfis em redes sociais. Redes sociais são para maiores de 18 anos e eu levo isto muito a sério! (Também já discuti aqui no blog sobre o uso de celulares pelas crianças).

Cacá e Pedro – que entrou na conversa – disseram que na escola deles “todo mundo” fala isso! Que vai fazer uma selfie Tumblr, que faz foto estilo Tumblr e eles nem sabem bem o que é isso mas, de tanto ver os amigos fazerem as poses imaginárias (porque na escola deles é proibido celulares e eletrônicos), já sabiam que a característica principal desse tipo de foto era olhar pro lado e fazer carão!

Tive que rir, né? hehehe

E o pior é que, apesar de eu morrer de rir com as explicações e performances deles, fui dar uma pesquisada para ver qual era e descobri que eles estavam certos! Existe mesmo uma “moda” de foto Tumblr!

E eu faço muita foto assim sem saber!! /o\

Tumblr: o que é isso?

Mas antes de mostrar as minhas fotos nesse estilo, deixa eu dar uma breve explicação pra você que não está sabendo que raios de Tumblr é este!

O Tumblr é uma rede social, assim como o Facebook, o Instagram, o Twitter… A diferença dele é que, por lá, a galera cria “micro blogs”, há mais espaço para escrever, é possível compartilhar fotos, imagens, vídeos, links, textões…

Ele tem um formato meio de wordpress (que é este site aqui) só que simplificado! Eu estou por lá há anos, apesar de não usar muito! Se você nunca viu, nem comeu e só ouve falar, vai lá olhar o meu pra você ter uma ideia! Clica neste link AQUI!

Foto Tumblr: desvendando a gíria desconhecida

Tá, o Tumblr é uma rede social mas, como assim “foto Tumblr”?

Então, é muito complicado de entender essa parte porque, se você partir do princípio de que uma rede social não é uma pessoa e não pode definir um estilo próprio, essa coisa de foto no estilo Tumblr perde o sentido, né?

E outra coisa muito importante a se lembrar é que, o “estilo” das imagens ou conteúdos que você vai ver na sua rede social depende muito dos amigos que você tem por lá, das coisas que você compartilha e curte e da maneira como os algoritmos interpretam tudo isso e criam o seu feed, certo?

Porém, a gente sabe que a maioria das pessoas se “deixa levar” pelo o que a galera tá fazendo e postando e assim as redes sociais acabam meio que seguindo um “padrão de usuário”.

Se você parar para observar, verá que no Facebook há muito mais diálogos sobre vida pessoal, fotos de família, discussões políticas, religiosas e sobre futebol… Da mesma forma, se você entrar no Twitter, vai ver muitas frases engraçadinhas, gifs, memes, gente mal humorada, gente debochada, gente desabafando…

É quase como se cada rede social tivesse um perfil, que todos os usuários acabam seguindo. E o Tumblr se encaixa nisso!

Por lá, você vai ver muito conteúdo mais estético e “aspiracional”, fotografias lindas, ilustrações, poemas, selfies filosóficas… Eu gosto porque acho que por lá tem mais espaço para quem você é por dentro (ainda que com fotos super editadas) do que no Instagram, onde parece haver uma competição pela vida perfeita, sabe?

Como no Tumblr as fotos e conteúdos estão mais focados em inspirar do que exibir, a rede acabou por criar um “padrão” charmoso de mistério, delicadeza, sarcasmo… muito meu estilo! <3

E esta coisa de “olhar pro lado e fazer carão” como as crianças disseram, acontece porque os usuários do Tumblr querem que suas fotos sejam “misteriosas”, que mostrem pouco, que despertem curiosidade… Ou querem apenas compartilhar as cores e formas, sem foco no corpo perfeito, na comida bonita e assim por diante!

Foto Tumblr: será que sei fazer isso?!

Se você também curte este “estilo” e quer dar uma ajeitada no feed do Instagram ou nas suas fotos em geral, as regras para as fotos Tumblr são:

  • valorize expressões e cores;
  • fuja de fotos super posadas e procure ser espontânea;
  • procure novos ângulos para coisas de sempre;
  • use filtros mais “escuros” e minimalistas.

Aliás, minimalismo é o principal aqui! Veja mais dicas legais!

Use o dia a dia como inspiração

Dá pra fazer foto Tumblr de qualquer tema! Moda, comida, crianças, selfie, maquiagem, viagens…

Retrato Tumblr…
Comida Tumblr…
Moda Tumblr…

O que muda, na verdade, é o jeito que você olha para esses momentos cotidianos. Então, a dica é aproveitar os elementos do seu dia a dia para incorporar na sua fotografia.

Por exemplo: você tá deitada na cama, curtindo aquelas pouquíssimas horinhas de preguiça? Coloque uma xícara de café por perto e faça uma foto “inspiradora”, no estilo “pensando sobre a vida” ou ainda inclua um livro e faça uma foto mais intelectual.

As crianças brincando no quintal também podem ser uma inspiração muito bacana, ou ainda dando aquele banho gostoso no cachorrinho da família. Ainda está sem ideia? Deixe as crianças brincarem com o esguicho e faça alguns cliques, ou peça para eles pularem um pouco em cima da cama (além de ótimas imagens, esse momento será super divertido <3).

Fotografe a sua casa

Se você é daquelas que a-d-o-r-a uma decoração bem feita, use o cenário da sua casa para fazer uma super foto no estilo Tumblr. Sabe aquele cantinho que você ama e vive orgulhosa por ter decorado? Dê uma organizada e faça lindos cliques!

Pode ser a mini-horta caseira, as prateleiras do quarto das crianças, o cantinho da leitura e assim por diante. Para a foto ficar mais bacana, tente aproveitar a luz natural, por exemplo deixando uma janela aberta.

Invista em novas poses

Eu falei que a Cacá e o Pedro adoram ficar brincando de fazer “poses Tumblr”, né? É porque essa ideia é super essencial para esse tipo de fotografia.

Pense em ângulos diferentes ou até em posições que fogem do comum, sem aquele típico olhar para a câmera. Uma ideia muito linda e que faz sucesso é a mãe com o filho. Aproveite esses momentos de interação e faça selfies divertidas, com poses diferentes e em ângulos pouco usuais.

Use aplicativos de edição

E pra dar aquela força na edição, eis os meus aplicativos do coração.

Snapseed

Com ele você faz ajustes de luz, saturação, enquadramento, brilho, realces… Ele é gratuito e está disponível para IOS e Android. O mais bacana é que você pode incluir filtros diferentes, dando um “ar” mais sofisticado para a imagem.

Para começar a editar, é só tocar no ícone “lápis”. Lá você verá todas as possibilidades do aplicativo.

Facetune

Uso muito para corrigir a pele, para clarear manualmente partes específicas da foto, para destacar detalhes… Também para IOS e Android, é pago! Ele é um aplicativo bem versátil e mais recomendado para as fotos de perfil e selfies.

O Facetune conta com mais de 10 ferramentas de edição, você pode, por exemplo, suavizar linhas de expressão ou sardas, realçar detalhes do rosto e até alterar o formato da sua face!

VSCO Cam

O melhor aplicativo de filtros do mundo! Tem os filtros mais lindos e permite que você crie o seu próprio filtro com uma combinação de ajustes só sua! Gratuito para IOS e Android.

Esse aplicativo usa ferramentas parecidas com os de editores profissionais de imagem. Isso significa que você conseguirá adicionar mais claridade, modificar a saturação, endireitar a imagem, modificar o tom de pele e muito mais!

PicsArt

Pra fazer aquelas fotos com efeitos coloridos de luz arco-íris, brilhos, foto vintage, sobrepor imagens, incluir texto… Gratuito para baixar e com opção de compras dentro do aplicativo, disponível para IOS e Android.

Busque inspirações

 

Nada melhor para ter novas ideias do que se inspirar com o que os outros estão fazendo e inventando, não é mesmo? Use o Instagram, o Pinterest e o próprio Tumblr para encontrar ideias novas e divertidas.

Separei algumas ideias para você:

Ainda está difícil?

 

 

Separei alguns vídeos com outras dicas. Veja só:

Aqui em casa, a família toda ama fotografia e por isso, acho natural o interesse das crianças por este tipo de coisa. Fico até orgulhosa!

foto-tumblr

Este ano, a Cacá pediu de aniversário uma máquina fotográfica e ela tem feito fotos lindas e incríveis, com um olhar que é só dela. Acho muito legal as crianças se expressarem assim!

Se você também tem pré-aborrescentes ou aborrescentes que chegam em casa cheios de “gírias” e coisas que eles acham que você nunca vai saber o que é, taí!

Foto Tumblr, desmistificada!!

#mãeswin hahahaha

Me conta, o que as crianças andam dizendo por aí e que você não faz nem idéia do que se trata? Vamos descobrir juntas!

Bjs! ;)

6 comentários

  1. Adorei a explicação é a história hahhaha Achei bem estranho dizer foto Tumblr , e fui pesquisar e achei seu blogs vou continuar acompanhando.
    Parabéns!

  2. Gostei muito da parte onde seus filhos não tem redes sociais … Hj me sinto um E.T qdo falo isso!!! É bom ver q existem pessoas pensam igual a mim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *