Brincadeiras Vida de Mãe

Faça você mesmo: Garrafa da Calma

Já ouviu falar em Garrafa da Calma ou Quiet Bottle? Um tipo de brinquedo montessoriano que tem o objetivo de capturar a atenção e o foco das crianças e assim, acalmá-las em momentos de birra, ansiedade, sono…

Claro que as garrafas também servem para muitas outras coisas como o desenvolvimento cognitivo, sensorial, dá pra aprender sobre cores, ciência, física, química…

Usando garrafas descartáveis, água e óleo, você vai escolher qual será a “atração” principal da garrafa. Podem ser as cores…

garrafa da calma

Botões…

garrafa da calma

e até os elásticos das pulseiras Loom Band (aqui em casa tem um monte delas espalhadas em tudo que é canto!)

garrafa da calma

O que não faltam são idéias de mães super criativas que ensinam a fazer estes e outros muitos modelos com beads, conchinhas, e até arroz colorido! Eu criei um painel lá no Pinterest onde você pode encontrar estas e outras idéias e muito passo a passo pra aprender a fazer todas elas! Vai lá conferir o painel clicando AQUI.

Me apaixonei pela idéia da Debbie, que escreve o blog One Little Project, e resolvi traduzir o passo a passo aqui pra vocês. Ela criou uma garrafa que chamou de “Galáxia anti-gravidade”. Além de linda, é bem fácil de fazer olha só:

Materiais

  • garrafa de plástico transparente com tampa
  • água morna
  • corante alimentício azul e roxo, ou azul e vermelho
  • glitter prateado
  • óleo de bebê
  • cola forte ou fita adesiva para vedar a garrafa

garrafa da calma

Passo a passo

Tire o rótulo e limpe bem a garrafa, ela deve ficar completamente transparente para a brincadeira funcionar. Em uma vasilha, faça a mistura de água morna e os corantes. Não tem uma medida muito certa, precisa ter quantidade suficiente para encher a sua garrafa e pra chegar na cor que você quer, vá pingando e misturando o corante alimentício.

garrafa da calma

Despeje o óleo de bebê (ou qualquer outro tipo de óleo) dentro da garrafa, quanto mais óleo, mais devagar os brinquedinhos ou objetos que você colocar na garrafa, vão se mexer. É preciso que a mistura de água e óleo seja de pelo menos 50% para cada.

tuto3

Despeje o potinho de glitter prateado no óleo dentro da garrafa…

tuto4

agora, despeje a mistura de água morna colorida…

tuto5

você pode completar a garrafa mas, lembre-se de deixar um pequeno espaço com ar. Isso é necessário para que as coisas dentro da garrafa se mexam melhor!

tuto6

A mistura final vai ficar assim, quando estiver em repouso…

tuto8

e quando você chacoalhar…

tuto7

Pra garantir que a garrafa não vai abrir e fazer a maior sujeira, passe cola forte na rosca antes de fechar ou, passe fita adesiva em volta da tampa toda.

Brincar com a Garrafa da Calma é indicado para todas as idades! Os bebês realmente se encantam e se concentram, os maiorzinhos ficam mais calminhos e até as mães, ganham alguns minutos de mente “em branco” ao observar os objetos se movendo lentamente dentro da garrafa.

O segredo para que o brinquedo funcione sempre, é torná-lo sempre novidade! Como os materiais para fazer a garrafa são bem baratos, você pode ir renovando a atração assim que perceber que está perdendo a graça!

Quem fizer, depois vem me contar se funcionou, ok?

Bjs ;)

7 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *