Brincadeiras Vida de Mãe

Faça você mesmo: cabaninhas

Todas as crianças amam fazer cabaninhas, né? Aqui em casa, o Pedro e a Cacá viviam juntando as cadeiras, arrastando lençol, almofadas e travesseiros e montando as suas no meio da sala, no corredor dos quartos, entre as camas…

Brincar de cabaninha é como ter um refúgio, uma passagem para um mundo secreto da imaginação onde tudo o que a gente quiser pode acontecer, é simplesmente uma delícia! Por causa disso (e também por que não aguentava mais a bagunça no meio da sala), resolvi que eles mereciam uma cabaninha decente!

Eu até já tinha comprado daquelas casinhas de tecido e armação de madeira que vende nas lojas de brinquedos mas, não rolou! Eles continuavam a criar suas próprias cabaninhas e ignoraram o “trambolhão”. Talvez seja porque criar as próprias cabanas, com a carinha deles, o esforço deles, os tecidos, lençóis e etc. que já são deles deixe a coisa muito mais mágica e divertida.

Resolvi colocar a mão na massa junto com eles e construímos uma cabaninha “permanente”, para chegar na nossa, eu fucei lá no Pinterest e encontrei várias idéias bacanas de mães super criativas que arregaçaram as mangas também, olha só:

Cabana fácil de guardar

Para quem tem pouco espaço e não pode deixar a cabaninha armada o tempo todo, duas idéias de cabaninhas “dobráveis”.

cabaninha de criança
Você precisa de 7 tiras de madeira e um lençol, a estrutura é como dois quadrados grandes apoiados com o lençol por cima amarrado na madeira. Quando a brincadeira acabar, voce pode dobrar e encostar num cantinho!

como fazer cabaninha

Esta idéia é parecida com a anterior porém, um pouco mais “sofisticada”. A armação de madeira ficou reforçada, e as dobras foram parafusadas. O tecido da cabana foi feito especialmente para ela e tem até janelinha! Feita para ser dobrada quando a brincadeira acabar!

Cabaninha na mesa de jantar

Se não tem jeito de tirar a bagunça da sala, seja por falta de espaço ou, simplesmente porque você adora ter as crianças em volta e vice-versa, esta idéia de utilizar a estrutura da mesa de jantar é excelente! Para mães com habilidades na costura!

como fazer cabaninha

Olha que demais: usando vários pedaços de tecidos (que podem ser lençóis velhos) esta cabaninha é uma verdadeira “mansão”! Tem janelas, portinhola, teto… hihihihi <3Aproveitando cantinhos

Outra boa idéia para montar uma cabaninha “permanente”, é aproveitar aqueles cantinhos sem muita utilidade para apoiar a estrutura dela e garantir que não “roubem” o espaço de mais nada!

como fazer cabaninha

Amei esta idéia! O cantinho entre o berço e a parede foi reaproveitado para ser a cabaninha! Para fazer: mande cortar um varão de cortina do tamanho que você precisa, passe um cortina simples nele (pode ser uma antiga que vc tem guardada), prenda o varão apoiando uma extremidade no berço e outra na parede, passe um tecido por cima para fazer o teto e decore embaixo!

Estilo tenda

Outra idéia que não ocupa muito espaço é a cabaninha estilo tenda! Este modelo que eu encontrei tem apenas uma estrutura circular e é preso ao teto!

tenda infantil

Olha que capricho! A estrutura que dá a armação para a tenda é um (pasmem) bambolê! A mamãe caprichosa mandou fazer a cobertura com vários tecidos e depois, escolheu um cantinho para pendurá-la!

Cabaninha de índio

As tendas de índio também são bem fáceis de fazer porém, requerem um espaço maior disponível. Não dá para montar e desmontar mas, ficam lindas demais!!

cabaninha de indio
Mega blaster fofa com poás, corações e floral miúdo! <3
cabaninha de indio
Mais tradicional com tecido que lembra uma cabana de savana!

Pra quem se animou com a cabaninha de índio, encontrei um PAP que ensina a fazer:

cabaninha de índio

Você vai precisar de: 6 varetas de madeira do mesmo tamanho, corda de varal e tecido (cerca de 2,5m). Para fazer: junte 3 varetas como um triângulo e amarre o centro bem reforçado; coloque as outras 3 varetas nos espaços entre as 3 primeiras e amarre de novo bem reforçado; passe a corda nos pés das varetas amarrando bem forte para evitar que se afastem derrubando a tenda; corte o seu tecido seguindo as instruções de medidas da imagem; cubra a tenda com o tecido deixando uma abertura; feche a parte de cima da abertura com tecido e enfeites, está pronto!

Cabaninha egípcia

Não sei porque mas, achei que esta cabaninha ficou parecendo aquelas liteiras egípcias ou romanas e resolvi chamá-la de cabaninha egípcia! rsrsrs Bem simples de fazer, olha só:

como fazer cabaninha

Usando 3 varões e 2 partes de uma cortina, a posição dos varões na parede estruturam a cabaninha e para que ela não caia, os varões estão amarrados com corda de varal no teto!

Aproveitando de tudo

Depois de ver todas as idéias fui inspecionar o espaço que eu poderia liberar para fazer a nossa cabaninha. Decidi que ela deveria ficar no quarto de brinquedos afinal, é para isso exatamente que ele deveria servir, né?

Usei um pedaço de varão para cortina e aproveitei um cantinho entre dois armários, assim ficou nossa cabaninha:

como fazer cabaninha

Apoiei o varão entre os dois armários (estão fixados com parafusos), usei aqueles suportes de vasos de planta para o teto em “L” fixando no alto da parede, passei uma corda de varal do suporte para o meio do varão e amarrei, passei um daqueles piscas de natal pela corda desde lá em cima até o varão para que a cabaninha ganhasse “luz própria”, joguei um tule e um lençol antigos por cima, estiquei para deixar no formato que eu queria, prendi a parte de cima e a de baixo com alguns pontinhos de linha e agulha, com uma tesoura, abri a “porta” da cabaninha e depois, decorei com uma bandeirola de tecido! Para protegê-los do frio, coloquei duas placas de EVA no chão e forrei com almofadas!

As crianças me ajudaram em todas as etapas do processo, segurando o tecido, passando a corda, esticando, me passando ferramentas… Eles amaram fazer isso comigo e agora, a brincadeira de cabaninha está garantida e não precisa desmontar no final! Além disso, a cabaninha também se transformou em “casa” da Fiona, sempre que as crianças não estão brincando por lá, a gata “metida” está tirando um cochilinho na “mansão”! rsrsrsrs

Não que eu já não saiba que a minha casa tem bagunça suficiente, sabe? Mas este tipo de bagunça é tão bom! Quem também ama muito brincar de cabaninha?

Bjs ;)

14 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *