Como mães amorosas estamos sempre preocupadas com o desenvolvimento infantil dos nossos filhotes, não é mesmo? Ficamos de olho em cada fase para saber se tudo está caminhando bem e se nossos grandes amores estão amadurecendo e apreendendo ao longo do tempo.
Porém, pra que possamos nos acalmar, precisamos saber ao certo quais são as fases do crescimento e desenvolvimento infantil, para que assim possamos identificar o comportamento dos nossos pequenos, certo?
Para entender melhor esse tema e também trazer informação de qualidade para o blog, eu resolvi pesquisar mais sobre o desenvolvimento infantil e as fases essenciais de cada etapa. Continue a leitura e veja o que eu descobri, além de identificar em qual fase o seu filho se encontra!
O que é o desenvolvimento infantil?
Antes de falarmos das fases, é importante entendermos melhor o que é e qual a importância do desenvolvimento infantil, não é mesmo?
Chamamos assim todo o processo pelo qual as crianças passam desde o nascimento até os seis anos. É nesse período que eles passam a desenvolver habilidades variadas que vão lhes garantir a autossuficiência em outras etapas da vida.
Durante esse período, espera-se que a criança consiga atingir determinados “marcos”, indicando a fase em que ela se encontra. Por exemplo, a idade adequada para começar a falar, andar e outras ações.
Os principais tipos de desenvolvimento infantil
Nem todo desenvolvimento é igual. Afinal, a criança deverá aprender a andar, falar, processar informações e se relacionar com os demais. Por isso, o desenvolvimento é dividido em:
- físico: relaciona-se às habilidades físicas como engatinhar, ficar em pé, dar os primeiros passos, escrever, desenhar, dançar etc.;
- cognitivo: refere-se à capacidade de processamento de informações, englobando processos mentais como pensar, raciocinar, falar, compreender a linguagem, resolver problemas e outros;
- social: é quando a criança consegue começar a trocar informações com outras pessoas e passa a aprender as normas sociais;
- afetivo: refere-se às emoções da criança, sendo que esse tipo de desenvolvimento acontece desde os primeiros dias de vida.
Interferências no crescimento e desenvolvimento infantil
Para que uma criança se desenvolva adequadamente, os pais têm um papel fundamental. Isso porque um ambiente acolhedor, com afeto e oportunidades de crescimento garantem um bom desenvolvimento ao bebê.
Já o contrário, como um lar desestruturado, com muitas brigas, abusos e com outros fatores de risco podem minar a capacidade de desenvolvimento da criança, fazendo com que ela apresente alguma dificuldade nos tipos que citei no tópico anterior.
Além desses pontos, também contribuem para o correto desenvolvimento e crescimento da criança: alimentação adequada, os estímulos do ambiente, a hereditariedade e a presença ou não de problemas físicos.
Principais fases do desenvolvimento infantil por idade
Pronto, agora que já compreendemos a fundo o que é, quais os tipos e o que interfere no desenvolvimento infantil, podemos começar a identificar os comportamentos e atitudes esperados por idade.
Lembrando que isso é uma média geral de acordo com o que acontece com outras crianças. Mesmo que seu filho tenha um pequeno atraso em comparação à média, isso pode não significar problemas, apenas uma característica pessoal. Nesse caso, contudo, é importante ficar de olho e se você sentir necessidade procurar ajuda médica.
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0 aos 6 meses
Nessa etapa, espera-se que a criança consiga desenvolver-se física, intelectual, social e emocionalmente. Vamos ver em detalhes.
Desenvolvimento emocional
É esperado que o bebê:
- manifeste excitação diante da alimentação ou do colo por meio de movimentos do corpo;
- consiga se comunicar pelo choro, indicando necessidades distintas como fome, sono, dor etc.;
- sinta medo diante de barulhos inesperados ou muito altos, presença de pessoas e objetos estranhos, movimentos súbitos ou dor.
Desenvolvimento social
Nessa área, o bebê começará a:
- distinguir a figura da mãe ou do cuidador entre as demais pessoas;
- fixar os rostos e sorrir;
- apreciar situações sociais com outras pessoas;
- a partir dos 4 meses poderá começar a reconhecer as pessoas mais próximas além da mãe e distinguir rostos familiares de estranhos.
Desenvolvimento intelectual
O bebê começará o seu aprendizado por meio dos sentidos, então alguns pontos são esperados como:
- vocalização espontânea;
- imitar sons a sua volta (a partir dos 4 meses);
- compreender algumas palavras familiares (como seu nome, mãe, pai etc.) e virar a cabeça quando for chamado – tudo isso por volta dos seis meses.
Desenvolvimento físico
É o processo que começa a ter mais desenvolvimento e você notará que o bebê:
- conseguirá controlar progressivamente a cabeça, os membros e o tronco;
- conseguirá levantar a cabeça sozinho a partir das oito semanas;
- terá um controle completo da cabeça a partir do 4º mês;
- começará a segurar brinquedos a partir do 4º mês;
- utilizará os membros para se movimentar e se posicionará no chão para brincar a partir do 6º mês;
- começará a desenvolver a visão, fixando e focando em objetos a até 90 cm de distância;
- entre o 4º e o 6º mês haverá uma coordenação melhor entre os olhos e as mãos;
- entre o 2º e o 4º mês o bebê começará a reagir aos sons e as alterações na voz dos adultos.
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6 aos 12 meses
Nessa fase, o bebê já terá um desenvolvimento mais expressivo. Vamos ver em detalhes.
Desenvolvimento emocional
É esperado que:
- haja um forte vínculo com a mãe ou outra figura cuidadora;
- o bebê comece a demonstrar ansiedade de separação, mesmo quando separado por pequenos momentos da mãe;
- o bebê sinta-se ansioso na presença de estranhos;
- a criança começa a demonstrar preferência por um objeto ou brinquedo, como mantinha, pelúcia e outros.
Desenvolvimento social
Nessa fase, a criança estará mais sociável e procurará participar mais das atividades dos que o rodeiam, seja por meio de gestos e expressões faciais ou seja pelas vocalizações.
Além disso:
- o bebê poderá manifestar comportamentos de imitação, como escovar os cabelos, lavar o rosto etc.;
- a partir do 10º mês poderá começar a interagir melhor com outros bebês.
Desenvolvimento intelectual
A aprendizagem passará a ser feita por meio dos sentidos. Essa é aquela fase em que o bebê começa a colocar tudo na boca. Também é esperado que:
- a criança comece a entender que as coisas continuam existindo mesmo que ele não possa as ver (chamada noção de permanência);
- os gestos passam a acompanhar suas “conversas”;
- começará a vocalizar e imitar palavras, ainda que não entenda seus significados (isso só começará a ocorrer por volta dos 8 meses);
- a partir dos 8 meses, começará a fazer associações entre as palavras e os objetos ou pessoas;
- a partir dos 10 meses, haverá um completo desenvolvimento da noção de causa e efeito;
- melhora progressiva da atenção e da concentração;
- é possível que o bebê fale pela primeira vez com consciência do seu significado a partir dos 10 meses.
Desenvolvimento físico
Nessa fase, o equilíbrio e o controle motor estão melhores e a criança conseguirá sentar-se sem apoio e começará a tentar ficar em pé. A partir dos 8 meses poderá se arrastar ou engatinhar e dos 9 meses conseguirá dar os primeiros passos.
Entre os 6 e os 8 meses, o bebê conseguirá segurar os objetos de forma mais firme e a partir dos 10 meses conseguirá colocar pedaços de comida na boca sem ajuda.
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1 aos 2 anos
Agora o bebê já começará a ter um desenvolvimento mais expressivo em várias etapas.
Desenvolvimento emocional
O bebê começa a reagir bastante em relação ao ambiente em que vive, inclusive percebendo os estados emocionais das pessoas que o rodeia (embora não consiga entendê-los).
É nessa fase que começa a aprender a confiar e desenvolver o sentimento de posse em relação às suas coisas. Também pode ter alterações no humor (a famosa birra) e se sentir mais sensível à aprovação ou desaprovação dos adultos.
Desenvolvimento social
Nessa fase, a criança começa a gostar mais de se relacionar com os adultos da família e passará a copiar os comportamentos. Também terá mais autonomia e se sentirá satisfeito com essa independência quando estiver em um grupo com outros bebês.
Apesar disso, a interação com outras crianças ainda é limitada. Só a partir do 20º mês é que a criança começa a desenvolver a empatia.
Desenvolvimento intelectual
É nesse momento que a criança começará a desenvolver melhor a memória, principalmente graças à repetição das atividades e da rotina. Você notará seu filho mais curioso, explorando o universo que o rodeia e também que ele será capaz de compreender ordens simples, primeiro acompanhadas de gestos e depois do 15º mês sem a necessidade deles.
A linguagem do bebê também começará a mudar, adquirindo tons de voz diferentes e sendo capaz de formar as primeiras frases. A partir do 24º mês é esperado que a criança comece a conseguir brincar de “faz de conta”, entendendo o que é real e o que não é.
Desenvolvimento físico
Nesse período, espera-se que a criança comece a andar, subindo e descendo de móveis e de escadas, por exemplo. Até o 16º mês, você notará que o equilíbrio ainda será vacilante, mas a partir desse período ele deverá melhorar, com o bebê se mantendo em pé em segurança e controlando melhor seus movimentos.
A partir do 20º mês, a criança conseguirá levar objetos nas mãos enquanto caminha.
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2 aos 3 anos
Nessa fase, a criança já terá um desenvolvimento mais expressivo.
Desenvolvimento emocional
A criança começará a desenvolver mais emoções, como prazer e raiva, sendo necessária a orientação para o correto desenvolvimento. As birras também passam a ser mais comuns, principalmente demonstrando a frustração da criança diante da sua incapacidade de se comunicar ou de lidar com mudanças.
Desenvolvimento social
A mãe continua sendo uma figura extremamente importante, mas é esperado que a criança comece a reagir melhor à separação, apresentando menos ansiedade. Nessa fase, o bebê começará a imitar os comportamentos dos adultos e também será mais capaz de participar de atividades com outras crianças.
Desenvolvimento intelectual
Essa é a fase das perguntas, já que a criança estará muito mais curiosa. Conforme for desenvolvendo melhor a linguagem, o bebê passará a se exprimir de outras maneiras além da exploração física. Você notará que seu filho passará a formar frases maiores e até manter a conversa com um adulto.
Também começará a aprender o conceito de sequências numéricas e de agrupar objetos.
Desenvolvimento físico
Conforme o equilíbrio e a coordenação aumentam, a criança conseguirá saltar ou correr e também manipulará os objetos mais facilmente com as mãos, como a colher ou o lápis de cor.
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3 aos 4 anos
É nesse período que começa o desenvolvimento moral da criança, sendo que ela começará a entender e distinguir o certo e o errado e passará a atribuir mais valor à opinião dos outros. Também se tornará menos agressiva e poderá começar a usar ameaças verbais sem ter noção do que significam (como “eu te mato” ou “eu te odeio”).
Desenvolvimento emocional
Nessa fase, a criança já conseguirá se separar da mãe por pequenos intervalos e passará a desenvolver mais autoconfiança e independência. Porém, também é comum que ela passe a apresentar medos estranhos, como do escuro ou de algum animal. Nessa etapa do desenvolvimento infantil, a criança conseguirá reconhecer seus próprios limites e pedir ajuda.
Desenvolvimento social
A criança começa a se sentir muito sensível aos sentimentos das pessoas próximas e pode apresentar dificuldade em partilhar. Passa a ter uma preocupação em agradar os adultos e começa a se interessar mais pelos outros e pelas atividades em grupo com outras crianças.
Desenvolvimento intelectual
A maior parte do que a criança ouve já lhe é compreensível e também consegue manter um discurso mais fácil de ser compreendido. Passa a usar mais a imaginação nas brincadeiras e sabe o seu próprio nome, idade e sexo.
Desenvolvimento físico
Agora, a criança já consegue correr, subir escadas, saltar e até andar de triciclo, além de conseguir vestir-se sozinha e comer sozinha.
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4 aos 5 anos
O desenvolvimento moral já está melhor e entende muito bem a diferença entre certo e errado, geralmente se preocupando em fazer o que é certo, mas pode começar a culpar os outros pelos seus erros.
Desenvolvimento emocional
Essa é a fase em que os pesadelos começam a surgir com mais intensidade e a criança poderá começar a ter amigos imaginários ou uma grande capacidade de fantasiar. Também é quando ela passará a testar o poder e o limite dos demais adultos, exibindo comportamentos opositores e desafiantes.
Desenvolvimento social
A criança já tem um vocabulário maior (entre 1500 a 2 mil palavras) e passa a demonstrar mais interesse pela linguagem, falando bastante. As frases se tornam mais estruturadas e a curiosidade é bem grande, sendo essa a fase das perguntas.
Desenvolvimento físico
O desenvolvimento muscular está mais apurado e a criança terá uma atividade motora maior, controlando bem os movimentos e conseguindo, por exemplo, escovar os dentes sozinha, vestir-se, pentear-se, tomar banho etc.
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5 aos 6 anos
Agora a criança terá uma preocupação ainda maior em fazer as coisas certas e em agradar os adultos. E por isso poderá culpar os demais pelos seus comportamentos ou mentir.
Desenvolvimento emocional
É a fase da criança desenvolver alguns medos como de cair, de cães, de escuro etc. Também apresentará uma sensibilidade maior aos sentimentos dos outros e passará a se envergonhar com mais facilidade.
Desenvolvimento social
A mãe continua tendo uma importância muito grande e algumas crianças passam a desenvolver medo da separação, acreditando que nunca mais verão a mãe caso se separem por algumas horas, por isso o apoio dos adultos é importante.
Será capaz de brincar com uma ou mais crianças, consegue esperar a sua vez, partilhar brinquedos, conversar e se socializar. Geralmente, esse é o período em que eles desejam saber de onde vêm os bebês.
Desenvolvimento intelectual
Agora a criança já fala fluentemente, usa corretamente o plural e os tempos verbais. Porém, caso esteja nervosa ou cansada poderá começar a gaguejar. Ela também será capaz de seguir instruções, conhecerá as cores e os números, conseguirá memorizar histórias e repeti-las e entenderá os conceitos de antes, depois, ontem, hoje, amanhã etc.
Desenvolvimento físico
A criança consegue se despir e se vestir sozinha, realiza sua própria higiene, aceita uma variedade maior de alimentos, consegue pegar uma bola arremessada, anda em linha reta, copia formas e até pode conseguir escrever o seu próprio nome.
As 5 fases do desenvolvimento infantil na visão de Freud e Piaget
Além das fases de desenvolvimento infantil que citamos, existem algumas correntes psicológicas que possuem maneiras diferentes de explicar o comportamento das crianças. Os dois estudiosos mais famosos dessas áreas são Freud e Piaget.
Na visão de Freud, o desenvolvimento humano ocorre devido à evolução da psicossexualidade. Ou seja, a sexualidade é capaz de moldar o nosso comportamento, sendo que isso ocorre desde a infância e se estende pela vida adulta.
Já Piaget focava nos estágios da cognição. Para ele, a criança aprende de uma maneira completamente diferente dos adultos: ela constrói e reconstrói o seu pensamento por meio da assimilação e acomodação das suas estruturas.
Para ambos, existem 5 fases essenciais no desenvolvimento infantil. Vamos ver em detalhes cada uma delas.
1. Fase oral ou sensório motor
Essa é considerada a primeira fase na etapa de conhecimento e aprendizado dos pequenos. Segundo Freud o bebe de 0 a 1 aninho concentra todo seu prazer no paladar.
Isso fica visível né mãezinhas? Já notou que tudo que ele vê e pega leva diretamente a boca? Pois é, nesse caso Freud explica que é pela boca que a criança identifica todas as coisas. E é claro que é um momento em que a gente fica preocupadíssima, tirando tudo da mão deles!
Piaget por sua vez fala sobre o estágio sensório motor que é a fase em que a criança aprende a diferenciar os objetos externos das partes do corpo, é a parte em que ela começa a conhecer a própria coordenação motora.
2. Fase anal ou estágio simbólico
Essa fase particularmente considero engraçada ao mesmo tempo que significativa. Segundo Freud a criança começa a aprender a ir ao banheiro fazer suas necessidades. É basicamente dos 2 aninhos aos 4.
Ela tem o controle agora para segurar xixi e cocô e por isso fica muito eufórica quando vai ao banheiro e faz tudo direitinho. Isso pode parecer engraçado e muito simplista, porém, neste momento Freud explica que a criança está se dando conta de que fez sua primeira “obra prima” e por isso merece atenção dos pais.
Lembra aquela frase “mãe, acabei!” ou “mãe, vem ver!”, pois é, é engraçado, mas há quem diga que repreender a criança nesse momento por nojo ou seja lá o que for pode desenvolver certos traumas. Ou seja, um “Parabéns meu amor! Fez certinho” é muito mais benéfico.
Na concepção e estudo de Piaget, a fase simbólica vai dos 2 aos 7 anos e consiste em uma centralização da criança nela mesma. É um momento mais egocêntrico, onde ela aprende mais sobre si mesma e o próprio corpo, sendo só isso que importa no momento.
3. Fase fálica ou estágio conceptual
Na fase fálica, a partir da visão de Freud, a criança se choca quando percebe que existem dois gêneros. Que os órgãos genitais são diferentes para meninos e meninas. Os meninos começam a achar que as meninas tiveram seus órgãos cortados e que todo mundo é anatomicamente da mesma forma.
Essa fase vai dos 4 aos 6 anos e também é conhecida por haver um apego maior dos meninos com a mãe e das meninas com o pai. Já para Piaget o estágio Conceptual é uma continuação do egocentrismo infantil, onde ela não se importa muito com o mundo e as pessoas ao redor, com um pouco de dificuldade de se colocar no lugar do outro.
Algumas mães podem achar semelhanças naqueles momentos em que insistem para a criança ser gentil com adultos, emprestar brinquedos e brincar com outras crianças.
4. Fase de latência ou estágio das Operações Formais
Nesta fase, a criança começa a canalizar a libido para atividades sociais. Freud diz que ela começa a moldar o ego e superego. Ela entra na escola e interação com os colegas é muito importante para ela.
É um período que vai dos 6 aos 11 anos e é uma ótima fase para desenvolver habilidades e a autoconfiança da criança. E por fim, o último estágio de Piaget é esse, a “Operações Formais” que consiste em amadurecimento, criar ideias e se tornar um adulto de fato. Por isso esse período é longo pois vai dos 11 anos até a fase adulta.
5. Fase Genital no desenvolvimento infantil
Para Freud ainda não acabou. Iremos pra fase final, a fase genital. É a fase psicossexual que acontece quando ela começa a desenvolver a atração pelo sexo oposto ou pelo mesmo sexo.
Freud explica que anteriormente o foco sempre foi nas necessidades individuais, agora, se as outras fases foram concluídas sem muitos problemas, neste momento ela começa a desenvolver esse querer bem para o outro. Ela começa a partir dos 11 anos e é o momento de estabelecer bases para a vida adulta.
Conclusão
Como você viu, o desenvolvimento infantil é um assunto bem extenso. E apesar de todos esses “marcos” que citamos, é importante lembrar que nenhuma criança é igual à outra e por isso o desenvolvimento não é algo linear, sendo normal que seu filho tenha avanços e retrocessos.
Lembre-se que além das questões físicas e psicológicas, a criança também estará desenvolvendo a sua personalidade e por isso cada um terá um jeito próprio de se manifestar, sendo importante respeitar e orientar em cada fase da vida.
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