Vida de Mãe

As 5 Fases do crescimento e desenvolvimento infantil de acordo com a Psicologia

Como mães amorosas estamos sempre preocupadas com o desenvolvimento infantil dos nossos filhotes, não é mesmo? Ficamos de olho em cada fase para saber se tudo está caminhando bem e se nossos grandes amores estão amadurecendo e apreendendo ao longo do tempo.

Porém, pra que possamos nos acalmar, precisamos saber ao certo quais são as fases do crescimento e desenvolvimento infantil, para que assim possamos identificar o comportamento dos nossos pequenos, certo?

Para entender melhor esse tema e também trazer informação de qualidade para o blog, eu resolvi pesquisar mais sobre o desenvolvimento infantil e as fases essenciais de cada etapa. Continue a leitura e veja o que eu descobri, além de identificar em qual fase o seu filho se encontra!

O que é o desenvolvimento infantil?

Antes de falarmos das fases, é importante entendermos melhor o que é e qual a importância do desenvolvimento infantil, não é mesmo?

Chamamos assim todo o processo pelo qual as crianças passam desde o nascimento até os seis anos. É nesse período que eles passam a desenvolver habilidades variadas que vão lhes garantir a autossuficiência em outras etapas da vida.

Durante esse período, espera-se que a criança consiga atingir determinados “marcos”, indicando a fase em que ela se encontra. Por exemplo, a idade adequada para começar a falar, andar e outras ações.

Os principais tipos de desenvolvimento infantil

Nem todo desenvolvimento é igual. Afinal, a criança deverá aprender a andar, falar, processar informações e se relacionar com os demais. Por isso, o desenvolvimento é dividido em:

  1. físico: relaciona-se às habilidades físicas como engatinhar, ficar em pé, dar os primeiros passos, escrever, desenhar, dançar etc.;
  2. cognitivo: refere-se à capacidade de processamento de informações, englobando processos mentais como pensar, raciocinar, falar, compreender a linguagem, resolver problemas e outros;
  3. social: é quando a criança consegue começar a trocar informações com outras pessoas e passa a aprender as normas sociais;
  4. afetivo: refere-se às emoções da criança, sendo que esse tipo de desenvolvimento acontece desde os primeiros dias de vida.

Interferências no crescimento e desenvolvimento infantil

Para que uma criança se desenvolva adequadamente, os pais têm um papel fundamental. Isso porque um ambiente acolhedor, com afeto e oportunidades de crescimento garantem um bom desenvolvimento ao bebê.

Já o contrário, como um lar desestruturado, com muitas brigas, abusos e com outros fatores de risco podem minar a capacidade de desenvolvimento da criança, fazendo com que ela apresente alguma dificuldade nos tipos que citei no tópico anterior.

Além desses pontos, também contribuem para o correto desenvolvimento e crescimento da criança: alimentação adequada, os estímulos do ambiente, a hereditariedade e a presença ou não de problemas físicos.

Principais fases do desenvolvimento infantil por idade

Pronto, agora que já compreendemos a fundo o que é, quais os tipos e o que interfere no desenvolvimento infantil, podemos começar a identificar os comportamentos e atitudes esperados por idade.

Lembrando que isso é uma média geral de acordo com o que acontece com outras crianças. Mesmo que seu filho tenha um pequeno atraso em comparação à média, isso pode não significar problemas, apenas uma característica pessoal. Nesse caso, contudo, é importante ficar de olho e se você sentir necessidade procurar ajuda médica.

  1. 0 aos 6 meses

Nessa etapa, espera-se que a criança consiga desenvolver-se física, intelectual, social e emocionalmente. Vamos ver em detalhes.

Desenvolvimento emocional

É esperado que o bebê:

  • manifeste excitação diante da alimentação ou do colo por meio de movimentos do corpo;
  • consiga se comunicar pelo choro, indicando necessidades distintas como fome, sono, dor etc.;
  • sinta medo diante de barulhos inesperados ou muito altos, presença de pessoas e objetos estranhos, movimentos súbitos ou dor.

Desenvolvimento social

Nessa área, o bebê começará a:

  • distinguir a figura da mãe ou do cuidador entre as demais pessoas;
  • fixar os rostos e sorrir;
  • apreciar situações sociais com outras pessoas;
  • a partir dos 4 meses poderá começar a reconhecer as pessoas mais próximas além da mãe e distinguir rostos familiares de estranhos.

Desenvolvimento intelectual

O bebê começará o seu aprendizado por meio dos sentidos, então alguns pontos são esperados como:

  • vocalização espontânea;
  • imitar sons a sua volta (a partir dos 4 meses);
  • compreender algumas palavras familiares (como seu nome, mãe, pai etc.) e virar a cabeça quando for chamado – tudo isso por volta dos seis meses.

Desenvolvimento físico

É o processo que começa a ter mais desenvolvimento e você notará que o bebê:

  • conseguirá controlar progressivamente a cabeça, os membros e o tronco;
  • conseguirá levantar a cabeça sozinho a partir das oito semanas;
  • terá um controle completo da cabeça a partir do 4º mês;
  • começará a segurar brinquedos a partir do 4º mês;
  • utilizará os membros para se movimentar e se posicionará no chão para brincar a partir do 6º mês;
  • começará a desenvolver a visão, fixando e focando em objetos a até 90 cm de distância;
  • entre o 4º e o 6º mês haverá uma coordenação melhor entre os olhos e as mãos;
  • entre o 2º e o 4º mês o bebê começará a reagir aos sons e as alterações na voz dos adultos.
  1. 6 aos 12 meses

Nessa fase, o bebê já terá um desenvolvimento mais expressivo. Vamos ver em detalhes.

Desenvolvimento emocional

É esperado que:

  • haja um forte vínculo com a mãe ou outra figura cuidadora;
  • o bebê comece a demonstrar ansiedade de separação, mesmo quando separado por pequenos momentos da mãe;
  • o bebê sinta-se ansioso na presença de estranhos;
  • a criança começa a demonstrar preferência por um objeto ou brinquedo, como mantinha, pelúcia e outros.

Desenvolvimento social

Nessa fase, a criança estará mais sociável e procurará participar mais das atividades dos que o rodeiam, seja por meio de gestos e expressões faciais ou seja pelas vocalizações.

Além disso:

  • o bebê poderá manifestar comportamentos de imitação, como escovar os cabelos, lavar o rosto etc.;
  • a partir do 10º mês poderá começar a interagir melhor com outros bebês.

Desenvolvimento intelectual

A aprendizagem passará a ser feita por meio dos sentidos. Essa é aquela fase em que o bebê começa a colocar tudo na boca. Também é esperado que:

  • a criança comece a entender que as coisas continuam existindo mesmo que ele não possa as ver (chamada noção de permanência);
  • os gestos passam a acompanhar suas “conversas”;
  • começará a vocalizar e imitar palavras, ainda que não entenda seus significados (isso só começará a ocorrer por volta dos 8 meses);
  • a partir dos 8 meses, começará a fazer associações entre as palavras e os objetos ou pessoas;
  • a partir dos 10 meses, haverá um completo desenvolvimento da noção de causa e efeito;
  • melhora progressiva da atenção e da concentração;
  • é possível que o bebê fale pela primeira vez com consciência do seu significado a partir dos 10 meses.

Desenvolvimento físico

Nessa fase, o equilíbrio e o controle motor estão melhores e a criança conseguirá sentar-se sem apoio e começará a tentar ficar em pé. A partir dos 8 meses poderá se arrastar ou engatinhar e dos 9 meses conseguirá dar os primeiros passos.

Entre os 6 e os 8 meses, o bebê conseguirá segurar os objetos de forma mais firme e a partir dos 10 meses conseguirá colocar pedaços de comida na boca sem ajuda.

  1. 1 aos 2 anos

Agora o bebê já começará a ter um desenvolvimento mais expressivo em várias etapas.

Desenvolvimento emocional

O bebê começa a reagir bastante em relação ao ambiente em que vive, inclusive percebendo os estados emocionais das pessoas que o rodeia (embora não consiga entendê-los).

É nessa fase que começa a aprender a confiar e desenvolver o sentimento de posse em relação às suas coisas. Também pode ter alterações no humor (a famosa birra) e se sentir mais sensível à aprovação ou desaprovação dos adultos.

Desenvolvimento social

Nessa fase, a criança começa a gostar mais de se relacionar com os adultos da família e passará a copiar os comportamentos. Também terá mais autonomia e se sentirá satisfeito com essa independência quando estiver em um grupo com outros bebês.

Apesar disso, a interação com outras crianças ainda é limitada. Só a partir do 20º mês é que a criança começa a desenvolver a empatia.

Desenvolvimento intelectual

É nesse momento que a criança começará a desenvolver melhor a memória, principalmente graças à repetição das atividades e da rotina. Você notará seu filho mais curioso, explorando o universo que o rodeia e também que ele será capaz de compreender ordens simples, primeiro acompanhadas de gestos e depois do 15º mês sem a necessidade deles.

A linguagem do bebê também começará a mudar, adquirindo tons de voz diferentes e sendo capaz de formar as primeiras frases. A partir do 24º mês é esperado que a criança comece a conseguir brincar de “faz de conta”, entendendo o que é real e o que não é.

Desenvolvimento físico

Nesse período, espera-se que a criança comece a andar, subindo e descendo de móveis e de escadas, por exemplo. Até o 16º mês, você notará que o equilíbrio ainda será vacilante, mas a partir desse período ele deverá melhorar, com o bebê se mantendo em pé em segurança e controlando melhor seus movimentos.

A partir do 20º mês, a criança conseguirá levar objetos nas mãos enquanto caminha.

  1. 2 aos 3 anos

Nessa fase, a criança já terá um desenvolvimento mais expressivo.

Desenvolvimento emocional

A criança começará a desenvolver mais emoções, como prazer e raiva, sendo necessária a orientação para o correto desenvolvimento. As birras também passam a ser mais comuns, principalmente demonstrando a frustração da criança diante da sua incapacidade de se comunicar ou de lidar com mudanças.

Desenvolvimento social

A mãe continua sendo uma figura extremamente importante, mas é esperado que a criança comece a reagir melhor à separação, apresentando menos ansiedade. Nessa fase, o bebê começará a imitar os comportamentos dos adultos e também será mais capaz de participar de atividades com outras crianças.

Desenvolvimento intelectual

Essa é a fase das perguntas, já que a criança estará muito mais curiosa. Conforme for desenvolvendo melhor a linguagem, o bebê passará a se exprimir de outras maneiras além da exploração física. Você notará que seu filho passará a formar frases maiores e até manter a conversa com um adulto.

Também começará a aprender o conceito de sequências numéricas e de agrupar objetos.

Desenvolvimento físico

Conforme o equilíbrio e a coordenação aumentam, a criança conseguirá saltar ou correr e também manipulará os objetos mais facilmente com as mãos, como a colher ou o lápis de cor.

  1. 3 aos 4 anos

É nesse período que começa o desenvolvimento moral da criança, sendo que ela começará a entender e distinguir o certo e o errado e  passará a atribuir mais valor à opinião dos outros. Também se tornará menos agressiva e poderá começar a usar ameaças verbais sem ter noção do que significam (como “eu te mato” ou “eu te odeio”).

Desenvolvimento emocional

Nessa fase, a criança já conseguirá se separar da mãe por pequenos intervalos e passará a desenvolver mais autoconfiança e independência. Porém, também é comum que ela passe a apresentar medos estranhos, como do escuro ou de algum animal. Nessa etapa do desenvolvimento infantil, a criança conseguirá reconhecer seus próprios limites e pedir ajuda.

Desenvolvimento social

A criança começa a se sentir muito sensível aos sentimentos das pessoas próximas e pode apresentar dificuldade em partilhar. Passa a ter uma preocupação em agradar os adultos e começa a se interessar mais pelos outros e pelas atividades em grupo com outras crianças.

Desenvolvimento intelectual

A maior parte do que a criança ouve já lhe é compreensível e também consegue manter um discurso mais fácil de ser compreendido. Passa a usar mais a imaginação nas brincadeiras e sabe o seu próprio nome, idade e sexo.

Desenvolvimento físico

Agora, a criança já consegue correr, subir escadas, saltar e até andar de triciclo, além de conseguir vestir-se sozinha e comer sozinha.

  1. 4 aos 5 anos

O desenvolvimento moral já está melhor e entende muito bem a diferença entre certo e errado, geralmente se preocupando em fazer o que é certo, mas pode começar a culpar os outros pelos seus erros.

Desenvolvimento emocional

Essa é a fase em que os pesadelos começam a surgir com mais intensidade e a criança poderá começar a ter amigos imaginários ou uma grande capacidade de fantasiar. Também é quando ela passará a testar o poder e o limite dos demais adultos, exibindo comportamentos opositores e desafiantes.

Desenvolvimento social

A criança já tem um vocabulário maior (entre 1500 a 2 mil palavras) e passa a demonstrar mais interesse pela linguagem, falando bastante. As frases se tornam mais estruturadas e a curiosidade é bem grande, sendo essa a fase das perguntas.

Desenvolvimento físico

O desenvolvimento muscular está mais apurado e a criança terá uma atividade motora maior, controlando bem os movimentos e conseguindo, por exemplo, escovar os dentes sozinha, vestir-se, pentear-se, tomar banho etc.

  1. 5 aos 6 anos

Agora a criança terá uma preocupação ainda maior em fazer as coisas certas e em agradar os adultos. E por isso poderá culpar os demais pelos seus comportamentos ou mentir.

Desenvolvimento emocional

É a fase da criança desenvolver alguns medos como de cair, de cães, de escuro etc. Também apresentará uma sensibilidade maior aos sentimentos dos outros e passará a se envergonhar com mais facilidade.

Desenvolvimento social

A mãe continua tendo uma importância muito grande e algumas crianças passam a desenvolver medo da separação, acreditando que nunca mais verão a mãe caso se separem por algumas horas, por isso o apoio dos adultos é importante.

Será capaz de brincar com uma ou mais crianças, consegue esperar a sua vez, partilhar brinquedos, conversar e se socializar. Geralmente, esse é o período em que eles desejam saber de onde vêm os bebês.

Desenvolvimento intelectual

Agora a criança já fala fluentemente, usa corretamente o plural e os tempos verbais. Porém, caso esteja nervosa ou cansada poderá começar a gaguejar. Ela também será capaz de seguir instruções, conhecerá as cores e os números, conseguirá memorizar histórias e repeti-las e entenderá os conceitos de antes, depois, ontem, hoje, amanhã etc.

Desenvolvimento físico

A criança consegue se despir e se vestir sozinha, realiza sua própria higiene, aceita uma variedade maior de alimentos, consegue pegar uma bola arremessada, anda em linha reta, copia formas e até pode conseguir escrever o seu próprio nome.

As 5 fases do desenvolvimento infantil na visão de Freud e Piaget

crescimento e desenvolvimento infantil

Além das fases de desenvolvimento infantil que citamos, existem algumas correntes psicológicas que possuem maneiras diferentes de explicar o comportamento das crianças. Os dois estudiosos mais famosos dessas áreas são Freud e Piaget.

Na visão de Freud, o desenvolvimento humano ocorre devido à evolução da psicossexualidade. Ou seja, a sexualidade é capaz de moldar o nosso comportamento, sendo que isso ocorre desde a infância e se estende pela vida adulta.

Já Piaget focava nos estágios da cognição. Para ele, a criança aprende de uma maneira completamente diferente dos adultos: ela constrói e reconstrói o seu pensamento por meio da assimilação e acomodação das suas estruturas.

Para ambos, existem 5 fases essenciais no desenvolvimento infantil. Vamos ver em detalhes cada uma delas.

1. Fase oral ou sensório motor

Essa é considerada a primeira fase na etapa de conhecimento e aprendizado dos pequenos. Segundo Freud o bebe de 0 a 1 aninho concentra todo seu prazer no paladar.

Isso fica visível né mãezinhas? Já notou que tudo que ele vê e pega leva diretamente a boca? Pois é, nesse caso Freud explica que é pela boca que a criança identifica todas as coisas. E é claro que é um momento em que a gente fica preocupadíssima, tirando tudo da mão deles!

Piaget por sua vez fala sobre o estágio sensório motor que é a fase em que a criança aprende a diferenciar os objetos externos das partes do corpo, é a parte em que ela começa a conhecer a própria coordenação motora.

2. Fase anal ou estágio simbólico

Essa fase particularmente considero engraçada ao mesmo tempo que significativa. Segundo Freud a criança começa a aprender a ir ao banheiro fazer suas necessidades. É basicamente dos 2 aninhos aos 4.

Ela tem o controle agora para segurar xixi e cocô e por isso fica muito eufórica quando vai ao banheiro e faz tudo direitinho. Isso pode parecer engraçado e muito simplista, porém, neste momento Freud explica que a criança está se dando conta de que fez sua primeira “obra prima” e por isso merece atenção dos pais.

Lembra aquela frase “mãe, acabei!” ou “mãe, vem ver!”, pois é, é engraçado, mas há quem diga que repreender a criança nesse momento por nojo ou seja lá o que for pode desenvolver certos traumas. Ou seja, um “Parabéns meu amor! Fez certinho” é muito mais benéfico.

Na concepção e estudo de Piaget, a fase simbólica vai dos 2 aos 7 anos e consiste em uma centralização da criança nela mesma. É um momento mais egocêntrico, onde ela aprende mais sobre si mesma e o próprio corpo, sendo só isso que importa no momento.

3. Fase fálica ou estágio conceptual

Na fase fálica, a partir da visão de Freud, a criança se choca quando percebe que existem dois gêneros. Que os órgãos genitais são diferentes para meninos e meninas. Os meninos começam a achar que as meninas tiveram seus órgãos cortados e que todo mundo é anatomicamente da mesma forma.

Essa fase vai dos 4 aos 6 anos e também é conhecida por haver um apego maior dos meninos com a mãe e das meninas com o pai. Já para Piaget o estágio Conceptual é uma continuação do egocentrismo infantil, onde ela não se importa muito com o mundo e as pessoas ao redor, com um pouco de dificuldade de se colocar no lugar do outro.

Algumas mães podem achar semelhanças naqueles momentos em que insistem para a criança ser gentil com adultos, emprestar brinquedos e brincar com outras crianças.

4. Fase de latência ou estágio das Operações Formais

Nesta fase, a criança começa a canalizar a libido para atividades sociais. Freud diz que ela começa a moldar o ego e superego. Ela entra na escola e interação com os colegas é muito importante para ela.

É um período que vai dos 6 aos 11 anos e é uma ótima fase para desenvolver habilidades e a autoconfiança da criança. E por fim, o último estágio de Piaget é esse, a “Operações Formais” que consiste em amadurecimento, criar ideias e se tornar um adulto de fato. Por isso esse período é longo pois vai dos 11 anos até a fase adulta.

5. Fase Genital no desenvolvimento infantil

Para Freud ainda não acabou. Iremos pra fase final, a fase genital. É a fase psicossexual que acontece quando ela começa a desenvolver a atração pelo sexo oposto ou pelo mesmo sexo.

Freud explica que anteriormente o foco sempre foi nas necessidades individuais, agora, se as outras fases foram concluídas sem muitos problemas, neste momento ela começa a desenvolver esse querer bem para o outro. Ela começa a partir dos 11 anos e é o momento de estabelecer bases para a vida adulta.

Conclusão

Como você viu, o desenvolvimento infantil é um assunto bem extenso. E apesar de todos esses “marcos” que citamos, é importante lembrar que nenhuma criança é igual à outra e por isso o desenvolvimento não é algo linear, sendo normal que seu filho tenha avanços e retrocessos.

Lembre-se que além das questões físicas e psicológicas, a criança também estará desenvolvendo a sua personalidade e por isso cada um terá um jeito próprio de se manifestar, sendo importante respeitar e orientar em cada fase da vida.

Gostou de saber mais sobre o crescimento e desenvolvimento infantil? Aproveite e curta a página do blog no Facebook para receber mais dicas legais com esta!