Brincadeiras Livros

60 Desenhos para Colorir e Imprimir – Grátis

Canetinha, lápis de cor, giz de cera… É muito difícil encontrar uma criança que não fique fascinada quando encontra esse materiais à disposição para soltar a imaginação. Quando eles vem acompanhado de desenhos para colorir, então, a diversão está garantida por horas!

Mais do que mera distração, colorir é uma atividade que ajuda os pequenos a desenvolverem de forma lúdica uma série de habilidades e competências que serão essenciais no seu crescimento.

Com os desenhos para imprimir, os menores podem começar a identificar e nomear as cores adequadamente, bem como perceber as suas aplicações corretas, por exemplo.

A atividade também é uma excelente maneira de aperfeiçoar as capacidades motoras da criançada, já que colorir exige coordenação básica e um trabalho conjunto de braços e mãos para garantir que cada cor fique (mais ou menos! rs) em seu lugar.

Outra vantagem dos desenhos para colorir é que eles também auxiliam os pequenos a trabalharem a concentração — é impressionante como até aqueles mais inquietos são capazes de ficar um tempão com os olhinhos fixos no papel para dar cor ao seu super herói favorito!

Mais do que isso, colorir é uma forma de terapia e de expressão pessoal: por meio da atividade, a criança muitas vezes pode comunicar sentimentos, ideias e frustrações que ainda não consegue nomear adequadamente ou ainda usá-la como ponto de partida para aprofundar seu interesse pelas artes plásticas.

Com todos esses benefícios, é importante estimular a garotada a colocar a mão na massa e usar bastante aquele verdadeiro arsenal de canetinhas e lápis de cor que elas certamente têm em casa.

Pensando nisso, separei alguns desenhos que vão encantar pequenos de todos os perfis e idades. Confira!

60 desenhos para colorir que toda criança vai adorar!

1. Princesas

Esse é, de longe, um dos temas preferidos da Ariel. Desde as clássicas, como a Branca de Neve e Cinderela, até as mais atuais, como a Elsa e a Anna de Frozen, desenhos para colorir de princesas são sucesso garantido lá em casa.

Além de buscar uma imagem já colorida  para tentar reproduzir o desenho nas cores originais, minha filha também adora deixar a criatividade correr solta e criar novos looks para as personagens. Lá em casa tem Ariel com cauda de bolinha, Bela de vestido xadrez, Rapunzel multicolorida…

2. Desenhos bíblicos

Os desenhos para imprimir bíblicos foram um verdadeiro achado aqui em casa. Sempre que eu aparecia com um novo para a Ariel ela acabava me perguntando “o que estava acontecendo” na cena que ela ia pintar.

Eu, que não sou boba nem nada, uai, já resgatava da estante o livro infantil com a história correspondente — em qualquer boa livraria da cidade você consegue encontrar títulos bíblicos com linguagem adaptada para cada faixa etária — e, de quebra, estimulava ao interesse pela leitura.

3. Unicórnios

Desenhos para colorir de unicórnio são outro hit aqui em casa. A fascinação da Ariel pelo cavalinho com chifre em espiral é tão grande que além dos desenhos para imprimir, aqui em casa ainda tem tiara, mochila, caderno…

Eu estou sempre em busca de novas versões porque quase sempre que sugiro a atividade ela pergunta pelo unicórnio. Da mesma maneira que aconteceu com os desenhos bíblicos, aproveitei o interesse e comprei também um livro infantil chamado A Princesa e o Unicórnio que (adivinhem!) fez o maior sucesso, rs.

4. Super heróis

Enquanto princesas e unicórnios costumam fazer mais sucesso entre as meninas, os desenhos para colorir de super heróis são diversão garantida em qualquer grupo.

Do Homem Aranha à Lady Bug, não há criança que resista a esses personagens do universo da TV, do cinema e dos quadrinhos. Se prepare para vê-los passar horas colorindo e criando histórias fantásticas!

5. Peppa Pig

O desenho produzido no Reino Unido faz muito sucesso entre os pequenos, e as formas simples dos personagens são excelentes para que eles desenvolvam a coordenação motora e possam treinar pintar dentro das linhas.

Mesmo mais crescida, vez ou outra a Ariel ainda me pede um desenho para colorir da Peppa, do George ou de algum outro integrante da série.

6. Animações da Pixar

Procurando Nemo, Divertida Mente, Monstros S.A., Toy Story… Minha filha sempre foi muito fã dos filmes produzidos pela Pixar, ainda que não faça ideia disso, rs.

Sempre que sai um novo, ela vem correndo me pedir para levá-la ao cinema, e por isso, os desenhos para colorir dessas animações são bem requisitados aqui em casa.

Como são super coloridos, esses desenhos para imprimir oferecem aos pequenos a oportunidade de caprichar nos detalhes e, por que não, dar novas cores aos personagens que eles já conhecem tão bem.

E então, gostou da minha seleção de desenhos para colorir? Agora basta imprimir e deixar a garotada colocar a veia artística para funcionar! rs

Se você curtiu, não se esqueça de compartilhar esse post em suas redes sociais para que outras mães também possam se divertir com seus pequenos!

Beijos! ;)