Dicas de Nutrição Receitas

Crianças abaixo do peso: como engordar com saúde?

Imagem

Oi gente, tudo bem?

Uma das coisas que super preocupam as mães é a falta de ganho de peso das crianças. Falei um pouco sobre isso neste post, mas hoje o assunto é como nós mães podemos ajudar no ganho de peso e o mais importante, de forma saudável.
Sempre falei para os meus pacientes que “dieta” de engordar é mais difícil do que dieta para emagrecer pois, não adianta você se matar de comer gorduras, açúcares, doces, frituras e tudo que é errado e faz mal à saúde.
Para ganhar peso, precisamos lutar contra o metabolismo acelerado e aumentar a ingestão calórica de forma correta.
Vamos por partes, ou melhor, por faixa etária:
Bebês até 6 meses:
Devem ganhar peso com aleitamento materno, se o bebê não ganha peso, é interessante observar a pega, se ele não dorme durante as mamadas, adotar a livre demanda e tentar ao máximo antes de entrar com a fórmula.
Observe também como está o crescimento em centímetro, às vezes o bebê cresce mais do que engorda, e é normal.
Bebês acima de 6 meses até 12 meses:
É quando inicia-se a introdução alimentar, que deve ser feita de forma gradual e sempre com  muita calma pois, durante 6 meses o bebê só sentia o sabor, textura, temperatura do leite e de repente vem um monte de novidade.
Aos poucos, o leite materno mais os alimentos sólidos (frutas, verduras, legumes, carnes) devem manter o peso do bebê.
Caso ele não venha a ganhar peso, observe novamente se o crescimento acontece.
Crianças acima de 1 ano:
Nesta fase, é normal a criança ganhar menos peso e crescer menos, imagina só se eles crescessem igual quando bebês?
Mas caso a criança coma direito e mesmo assim não ganha peso ou cresce, precisamos aumentar a ingestão calórica desta criança.
Existem alguns alimentos naturais e saudáveis que contém mais calorias que os outros. Sabe aqueles que quem está de dieta foge por ter mais açúcar ou mais gordura, tudo natural?
Pois é, são esses mesmos que pode-se abusar com a criançada acima de 6 meses.
FRUTAS:
Abacate
Banana
Manga
Laranja
Uva
LEGUMES:
Batata
Mandioca
Mandioquinha
Cará
Inhame
Beterraba
Cenoura
CEREAIS:
Aveia
Granola
Milho
Arroz Integral
LEGUMINOSAS:
Feijão
Grão de Bico
Outras dicas são:
– Acrescente 1 fio de azeite virgem na papa principal ou refeição na hora de servir;
– Faça vitaminas de frutas com cereais
– Crie o hábito de fazer 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches intermediários
– Crie opções de lanches mais reforçados ao invés de só ter frutas, mas desde que não sejam ricos em açúcar ou gordura. Lembre-se, seu filho precisa ganhar peso com saúde.
– Amplie o paladar de seu filho, varie mais sua alimentação
Exemplos de lanches reforçados (para crianças acima de 1 ano):
Pão integral com manteiga e queijo
Vitamina de laranja, banana, mamão e aveia
Pão integral com patê de ricota
Suco de manga
Biscuit integral com patê de atum
Vitamina de abacate com banana (não precisa colocar leite e a banana adoça o abacate)
Banana amassada com granola
torrada integral com manteiga
Salada de fruta com aveia
Torrada com patê de ricota
Perceba que os lanches tem mais calorias, mas de forma saudável, com opções de açúcares e gorduras naturais.
Não é porque tem que ganhar peso que vamos recorrer aos farináceos, achocolatados, açúcar e etc.
Lá no blog tem várias receitas que podem ajudá-las a variar o cardápio da criançada e colaborar com o aumento de peso.
Beijos,

Paola ;)

103 comentários

  1. estou muito feliz com as dicas. obg minha filha tem q engordar 4 kilos em 3 meses, e não estou conseguindo essa ganha de peso. agora tenho certeza de conseguir. bjs

  2. Boa noite gostei das dicas! Agora vou começar com a minha filha de cinco anos, ela tá muito abaixo do peso e estou muito preocupada, tomara que dê certo!!! Aceito mais dicas em meu email se puderem me ajudar mais eu agradeço!!!!!!!! Obrigada.

  3. Ola, gostei muito desse Post, minha filha tem 15 meses e está com 8.800 kg, bem magrinha. Gostaria de saber onde eu encontro o Post com o cardapio. Beijos.

  4. tenho duas filhas de3e de 7meses todas as duas sao muito magrinha principalmente a de 7 meses pesando apenas 5.500 ja ne sei o q faço vou tentar essa dieta com ela tomara q de certo

    1. Poxa Maria Jose, complicado mesmo, hein?? O melhor é seguir certinho as orientações do pediatra que acompanha voces, a intolerancia a lactose precisa de muitos cuidados mesmo!! Mas tenha fé, aos poucos o organismo dela vai se adaptando e a tendência é que, ao crescer, a intolerância desapareça! Vai dar tudo certo!! Muita força pra voces! Bjs ;)

  5. Ola,tenho uma filha de 3 anos e 4 meses,que so pesa 11k,e tem intolerancia ao gluten,preciso de ajuda porque 80% dos produtos de mercado tem gluten. moro no interior e aqui nao tem produtos especificos para celiacos como a farinha de arroz.o que devo dar pra minha filha engordar?

    1. Oi Patricia, tudo bem? Puxa, é bem complicado com crianças alérgicas! Cada caso é sempre único e o melhor que você pode fazer é conversar com um pediatra ou nutricionista para que ele possa te passar uma dieta que ajude sua filha a ganhar peso (se esta for mesmo a necessidade dela) de forma saudável e segura! Só um especialista pode te ajudar neste caso! Desejo muita saúde pra vocês e depois volta contar pra gente, tá? Bejos ;)

  6. Nossa! gostei muito. Minha filha tem 1 ano e meio e está abaixo do peso uns 2kls, fiquei muito preocupada e sem saber o que fazer e quando vi essas dicas fiquei muito feliz. Vou tentar com minha Dudinha.

  7. Minha filha tem 5 anos e come de tudo e pesa apenas 13kilos não sei oq fazer a pediatra passou vitamina mas mesmo assim ela não ganha peso oq posso fazer?

  8. Oi boa noite, minha filha tem 1 ano e 2 meses e so pesa 7.665 ,ja fiz todos os exames e nao deu nada (graças a Deus) ela come tudo mas nao ganha peso . marquei um nutricionista pra ver o que está acontecendo.
    Graças a Deus ela nunca ficou doente nem gripe ela pega . mas o peso dela a pediatra sempre fala que ta baixo :(

  9. Minha filha tem 17 meses não gosta de leite nem papás nem mingau não aceita café da manhã. Tem apenas 8.600kg preciso de ajuda faço acompanhamento com pediatra mas não sei o q faxer p ela aceitar melhor a comida come praticamente apulso. Fico desesperada. Sem,contar q tem dias q n aceita nada

  10. Ola meu nome e Renata tenho três filho sendo um um de três anos ele come bem mas ta sempre magro já levei ao pediatra .queria sabe como Fasso pra ele pega um pouco de peso

  11. Olá, meu filho tem 2 anos e 7 meses e pesa 10.8 isso e normal ele come certinho de tudo mas não consegue ganha peso . a pediatra me falou q e genética poia eu e o pai Samos magros . mas queria que ele pegasse una quilinhos me der alguma orientação que faço?

  12. Tenho uma menina está com 6anos medi1.9cme pesa 19kestou muito preocupada bc poderia me ajudar desde já agradeço ela está sem apetiri quase não come .mas brinca normalmente .vai pra escola mas não almoça e nem janta direito.

  13. Por favor presiso de uma ajuda urgentemente minha filha tem6anos 1metro9cm19kgquase não se alimenta direito oq eu posso fazer pra ela ganhar peso .por favor DE poder me ajudar agradeço obrigado

  14. Gostei muito das dicas vou praticar com meu filho ele tem 9 meses e tem alergia a proteína devido a isso não ganha peso, vou ver se com essas dicas ele engorda. Obrigada

  15. Ameiii essas idéias. Vou fazer p meu filho. Ele tem oito meses e tem um pouco mais de nove kilos. E mês passado qdo levei no pediatra, ele estava c 71 centímetros. Acho q ele está um pouco magro, se comparando c o peso de qdo tinha até o quinto mês (era bem gordinho). Obrigada. Amei o post… Karina Lourenço… João Pinheiro – MG

  16. Olá tenho sim uma preocupação pois minha pequena é prematura e está com 1 ano e 1 mês e não tem nem 8 kilos e tem 72 cm a pediatra disse que ela tá bem mais no gráfico ela tá abaixo mais tá subindo na escala devagar será que preciso ir atrás de outra pediatra? ??

  17. Olá tenho sim uma preocupação pois minha pequena é prematura e está com 1 ano e 1 mês e não tem nem 8 kilos e tem 72 cm a pediatra disse que ela tá bem mais no gráfico ela tá abaixo mais tá subindo na escala devagar será que preciso ir atrás de outra pediatra? ? Adorei o post vou fazer as receitas pra ver se ela pega peso obrigado

  18. Amei essa página , pois tenho dois filhos um de 6 anos e uma bebê de 1 ano e 1 mês os dois perde peso rápido de mas , já não sabia o que fazer pois a pediatra passa só vitamina que mal dá pra comprar.Agora sim vou seguir ao pé dá letra.

  19. Olá minha filha nasceu de 33s5dcom 2.446,46cm hoje com 9meses pesar6.600g to muito preocupada não ta ganhando peso to muito preocupada.gostei muito das dicas.

  20. Boa noite.. Amiga. Minha bebê tem 1ano e 6 meses.. Até 6 meses só amamentei m.. E até hoje amamento. Minha filha não engorda. Esta abaixo do peso. O Pediatrra passou 1 vitamina.. Eu comprei hoje . estou dando. O que eu faço pra ela esquecer o peito ? Pra ver se passa a comer. E ganhar peso ? Eu me chamo Nagila.. Minha bebe é Hannamel. Me ajude..

  21. Olá tenho um Bb de 1 ano e 2 meses q tem dificuldade para ganhar peso apesar de comer bem na alimentação do kadu não existem Doces sucos industrializados muito menos refrigerante .Ele acaba de passar por uma virose horrorosa q fez ele perde peso gostaria de receitas não encontrei no blog sei q tem mais não achei?
    Desde já agradeço pela atenção e Parabéns o blog e perfeito

  22. Olá tenho um Bb de 1 ano e 2 meses q tem dificuldade para ganhar peso apesar de comer bem na alimentação do kadu não existem Doces sucos industrializados muito menos refrigerante .Ele acaba de passar por uma virose horrorosa q fez ele perde peso gostaria de receitas não encontrei no blog sei q tem mais não achei?
    Desde já agradeço pela atenção e Parabéns o blog e perfeito ????????????????

  23. Oi sou mae de uma menina ela tem 1 ano e nove meses
    Estar pesando so 9kl
    Tudo q eu faço pra ela ela nao quer nao come nada
    Oq eu faço
    Mim dê uma dica
    Estou muito preoculpada com ela

  24. Tenho uma prematura de 15. Dias de vida que nasceu com 2.420 e 45 cm… Ela mama bem e toma mamadeira de leite aptmiaptmil… e não ganha peso porque…

  25. Eu nao sei mais o que faco, minha filha come bem e de tudo, mas perde peso com facilidade e nao engorda!! Ela estava tomando um suplemento mas nao fucnionou… Ainda a vejo bem magra. O que fazer?

  26. OLA , EU TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS E 10 MESES QUE PESA 11,600 KG E MEDE 88 CM , A MESMA ALTURA E PESO DO PRIMO DE 1 ANO E 11 MESES, E SO VIVEM DIZENDO QUE ELA É DESNUTRIDA E EU FICO MUITO TRISTE COM ISSO ,O QUE EU FAÇO?

  27. Adoreiiii as dicas e quero saber mais , pois eu tenho um bebê de 9 meses e percebi q desde os 6 meses ele não ganha peso o suficiente. Ele ganha algumas gramas e está aparentando uma criança magra.Preciso melhorar a Alimentação dele

    1. Que bom que gostou das dicas, Joyce! :) Depois dos 6 meses é comum que haja uma redução no ganho de peso mesmo. Lembre-se que cada bebê é único e tem o seu próprio ritmo e biotipo! De qualquer forma, se estiver muito insegura, vale procurar um pediatra ;)

    1. Ele tem adoecido? Tem se desenvolvido cognitivamente? O ganho de peso não deve ser um fator avaliado isoladamente. Pode ser que o biotipo dele seja este mesmo. O que sua pediatra disse? Talvez você possa procurar uma segunda opinião médica.

    1. Olá, Aline :) Você amamenta em livre demanda? Nossos bebês são sábios, eles sabem regular o quanto precisam mamar para se saciar e serem saudáveis. Caso você amamente com horário marcado, aconselho que você troque o método e amamente em livre demanda até os 6 meses do seu bebê. Você acompanha o ganho de peso dele por meio daquelas cadernetinhas do SUS que ganhamos na maternidade? Elas são ótimas. Se estiver muito abaixo do normal, vale procurar um pediatra. Mas não compare o seu bebê com outros bebês, cada bebê é único <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *