Gravidez Saúde

Saiba quando o seu bebezinho vai chegar e entenda como calcular o tempo da gravidez!

Calculadora da Gravidez

Preencha o campo abaixo para acessar a nossa calculadora:


acessar

Você está grávida! Perfeito! Sua vida mudará por completo e é claro que você vai querer saber de todos os detalhes, não é mesmo? Inclusive o que seria essa tal de calculadora gestacional.

Pensando nisso, que tal começarmos exatamente do início? Saber quando você concebeu e quando seu bebezinho irá nascer.

Neste artigo falaremos um pouco sobre a calculadora gestacional. Como realizar o cálculo, porque tudo é contado em semanas, e como serão os meses da gestação. Não perca nenhum detalhe!

O cálculo dos médicos

Lá está você no consultório, contando ao seu ginecologista que fez o teste de farmácia e o de sangue, não está usando anticoncepcional, e que tem certeza de que está grávida. Depois de parabeniza-la ele lhe pergunta qual foi o dia da sua última menstruação e aí faz um cálculo muito louco dizendo o dia aproximado do seu parto.

A questão é que, quando aconteceu comigo, não entendi nada na hora. Acredito que a maioria das gestantes também não entendem, e é isso que vamos desvendar aqui.

A calculadora gestacional

A calculadora gestacional consiste em uma maneira de estimar há quanto tempo você está grávida e quando acontecerá o parto. Você saberá o que os médicos chamam de (IG) Idade Gestacional e a (DPP) Data Provável do Parto.

Da mesma forma que o médico perguntou, você usará na formula a data do primeiro dia da sua última menstruação, o (DUM).

A importância de calcular o tempo exato

É importante ter as datas alinhadas para que você saiba os estágios em que está entrando e saindo. Os primeiros três meses, que é chamado de primeiro trimestre, exige algumas restrições e cuidados, por isso, saber as datas corretas é essencial.

Saber quando se está entrando em cada trimestre, primeiro, segundo e terceiro é fundamental para que você saiba e perceba quando os enjoos cessaram, quando você pode fazer certas atividades e quando se preparar para o dia do parto.

Contando em semanas

Muitas pessoas se perguntam porque a gestação é contada em semanas pelos médicos, pelas futuras mamães e pelos outros em meses. É simples. As evoluções do bebê acontecem de forma muito rápida durante toda a gestação, e se fossem contadas em meses, perderíamos vários estágios de desenvolvimento.

Contando em semanas os médicos podem avaliar mais detalhadamente o que está acontecendo dentro da barriguinha de cada mamãe. Sem contar que, os meses são variáveis e as semanas não, sendo assim a contagem fica precisa.

Contando a sua IG

Há várias maneiras de contar a Idade Gestacional, mas vamos fazer a calculadora gestacional a partir do DUM. Pegue o primeiro dia da sua última menstruação e a partir daí conte as 40 semanas exatamente como o médico fez na sua consulta.

Se você não souber o dia da sua última menstruação, você poderá pedir a ele que faça os exames médicos necessários para obter a data certa.

Por fim, há calculadora da gravidez por toda a internet, você pode colocar os dados e saber exatamente quando seu presentinho lindo nascerá.

E se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos maravilhosos e surpreendentes da maternidade, não deixe de nos seguir no Facebook!