Decoração Festas

Brincadeiras para Chá de Bebê: As 28 Mais Divertidas

Organizar um chá de fraldas para você ou para aquela sua amiga querida é uma delícia, mas também um enorme desafio. Afinal, é preciso pensar em atividades que ajudem a manter a animação e o clima de festa lá em cima nesses eventos!

Particularmente, eu tenho um repertório até que bem extenso de brincadeiras para chá de bebê. Não sei se é porque já organizei algumas e já fui a muitas, sempre tenho em mente atividades que divirtam a futura mamãe sem cansá-la demais — já que esses eventos quase sempre acontecem bem no final da gestação  e, como vocês devem lembrar, a gente fica quase morta! rs

Pensando nisso, fiz uma listinha de 25 brincadeiras para chá de bebê que são divertidas e cabem em praticamente qualquer festa, já que não exigem muito espaço ou mesmo preparação especial muito elaborada. Dá uma olhada!

28 brincadeiras para chá de bebê muito divertidas

1.  Proibido dizer bebê

A brincadeira para chá de bebê é ótima porque não interrompe a dinâmica da festa e costuma ter boa aceitação mesmo quando os convidados não são todos do sexo feminino.

Faça colares coloridos — pode ser com uma fita mesmo — e enfeite-os com chupetas ou alfinetes de fralda. Distribua um para cada convidado logo na entrada. A partir do momento que todos estiverem com o seu, fica proibido dizer a palavra “bebê”.

Quem flagrar um convidado dizendo ganha o direito de ficar com o colar dele. Ganha a brincadeira quem chegar ao final da festa com mais colares. Você pode criar um “prêmio”, como uma caixinha de brigadeiros, de trufas ou de bombons, por exemplo.

2. Adesivo da sorte

Essa brincadeira para chá de bebê consiste em colar um adesivo embaixo de uma cadeira aleatória da festa. O convidado que estiver sentado nessa cadeira durante a festa leva para casa um mimo ou lembrancinha especial do evento.

3.  Junte os pares

Esse tipo de brincadeira para chá de bebê funciona melhor com grupos menores, e você já vai entender o motivo. Encha baldes com diversos pares de meias coloridas e separe os convidados em times.

Cada time deverá ficar com um balde e, ao sinal do “juiz”, juntar os pares de meia corretamente. Ganha o time que conseguir unir os pares em menos tempo.

4. Acerte o nome

A brincadeira para chá de bebê sempre diverte os convidados e pode servir de inspiração para futuras mamães que ainda não decidiram o nome da criança.

A grávida deverá escrever um nome em um papel e contar aos convidados a primeira letra dele. Ao sinal dela, os convidados deverão escrever o maior número de nomes possíveis com essa letra.

Cada nome escrito vale 1 ponto na contagem final e, se alguém acertar o nome escolhido pela grávida no início do jogo, ganha 5 pontos extras. Vence, é claro, quem tiver o maior número de pontos.

5. Adivinhe o tamanho da barriga

Peça aos participantes da brincadeira para chá de bebê que retirem de um rolo de papel um pedaço que eles imaginam corresponder à circunferência da barriga da futura mamãe.

Quando todos estiverem com o papel, meça a cintura da grávida com cada um deles. Ganha quem conseguir acertar — ou mais se aproximar — do tamanho exato da barriga.

6. Adivinhe o body

Adivinhe o bodyEsta eu adorei! Peça para os convidados trazerem de presente apenas bodies, cada um deverá trazer um body com uma estampa, modelo ou desenho que o represente. O papai ou uma amiga fica responsável por receber e pendurar num varal logo na entrada, sem a mamãe ver e depois, ela terá que descobrir quem deu cada body. Adorei, bodies são os presentes mais úteis que uma mãe pode ganhar! hehehe

7. Descubra a papinha

Essa brincadeira para chá de bebê entra no rol daquelas que simulam um treinamento para a gestante. Compre várias papinhas infantis e retire o rótulo.

A futura mamãe deverá provar cada uma delas e tentar adivinhar os ingredientes com que foram elaboradas. No mínimo, a experiência renderá ótimas risadas.

8. Quem é esse bebê?

Nessa brincadeira para chá de bebê clássica, cada convidado deverá levar uma foto sua de criança e colocar em uma caixa sem que a futura mamãe veja.

Depois, a gestante deverá reunir-se com as convidadas e tentar descobrir qual foto corresponde a cada uma delas. Se errar, deve pagar uma prenda.

9. O bebê ovo

A dinâmica dessa brincadeira para chá de bebê parece simples, mas pode render ótimas risadas. No início da festa, distribua ovos coloridos para que cada convidado cuide como se fosse um bebê.

Caso alguém note que uma pessoa se distraiu e não está cuidando do seu “bebê” como deveria, pode pegá-lo para si. Ganha a brincadeira aquele que, ao final da festa, tenha conseguido mais ovos.

10. O que tem na fralda?

Nessa brincadeira para chá de bebê, você deve sujar algumas fraldas de pano com líquidos ou alimentos diversos — pode ser, por exemplo, chocolate, café, ketchup, mostarda ou refrigerante.

Depois, os convidados devem ser divididos em times — podem ser os mesmos da brincadeira das meias, assim você cria uma espécie de gincana — e um representante precisa cheirar a fralda e descobrir seu conteúdo. Vence o time que tiver o maior número de acertos.

11. Mensagem para o bebê

Deixe na entrada da festa uma caixa com uma abertura na parte superior, um bloco de papel e caneta. A organizadora da brincadeira para chá de bebê deve pedir a cada convidado que chegar para deixar uma mensagem para o bebê ler no futuro.

Ao final, a caixa deve ser entregue à futura mamãe, que guardará a caixa lacrada com os recados de amigos e parentes para a criança até que ela tenha idade suficiente para ler.

12. Jogo da afinidade

A brincadeira para chá de bebê é perfeita para quando o evento é aberto também para amigos e parentes do sexo masculino.  O jogo consiste em colocar casais em times opostos e fazer para eles perguntas relacionadas à gestação, cuidado com bebês ou os hábitos e preferências um do outro.

Cada um deles deve responder por escrito em uma folha de papel e, ao sinal do juiz, mostrar suas respostas. Cada vez que elas coincidirem, o casal leva um ponto. Ganha a brincadeira o casal que tiver mais pontos.

13. Qual é o presente?

Essa é talvez a brincadeira para chá de bebê mais tradicional, mas eu continuo achando que não pode faltar! A gestante tem que tentar adivinhar o conteúdo de cada embrulho de presente e, caso não consiga, deve pagar uma prenda.

Na hora de escolher as prendas, é importante que a organizadora conheça bem a futura mamãe e não faça nada que a deixe desconfortável.

Em geral, as mais comuns são pintar o rosto, utilizar chapéus e perucas, cantar ou dançar uma música… atividades consideradas bem inofensivas. No entanto, cada pessoa tem sua personalidade e precisa ser respeitada, não é mesmo?

14. Caça ao tesouro

Para essa brincadeira para chá de bebê, a organizadora da festa deve esconder um sapatinho de bebê em um espaço da festa.

Depois, é só estimular os convidados a buscarem o “tesouro”. Quem encontrá-lo, leva para casa um mimo ou lembrancinha.

Além das caixinhas de brigadeiro, que são práticas e deliciosas, também são excelentes ideias presentear com sabonetinhos personalizados, kits com caneta, lapiseira e porta-treco ou mesmo um cupcake com temática infantil.

15. Baby star

Para garantir a diversão nessa brincadeira para chá de bebê, busque na Internet fotos de bebês com papais ou mamães — ou os dois! — famosos. A futura mamãe deverá acertar de quem aquela criança é filha ou pagar uma prenda.

16. Recados nas fraldas

recado nas fraldasVocê vai ter algumas fraldas da madrugada para trocar, estas serão talvez as mais difíceis! A idéia desta brincadeira é que as amigas deixem mensagens de apoio para estas fraldas exclusivas da madrugada!

17. Qual é a bebida?

Divida os convidados em times e encha mamadeiras com sucos e bebidas diversas. Um representante de cada time deverá experimentar a bebida e escrever sua resposta em um papel.

Ao sinal do “juiz” — que pode ser a futura mamãe —, cada time revelará sua resposta. Vence a brincadeira para chá de bebê o grupo que conseguir acertar o maior número de bebidas.

18. Convidado misterioso

Peça a cada convidado que utilize uma folha de papel para descrever-se utilizando poucas palavras sem, é claro, dizer seu nome.

A futura mamãe deverá ler em voz alta a descrição e tentar identificar quem foi o autor do texto. Sempre que errar, deverá pagar uma prenda.

19. Quanto custa?

Nessa atividade, a futura mamãe deverá tentar adivinhar o preço de itens comuns no dia a dia de quem tem um bebê, como fralda, mamadeira, shampoo, fórmula, papinha… Cada vez que a gestante errar, paga uma prenda.

20. Quiz da grávida

Separe os convidados em dois grupos. Previamente, elabore perguntas sobre a gestação da futura mamãe, tais como “com quantas semanas de gravidez ela está?”, “qual foi o seu maior desejo durante a gestação?”, “por que ela escolheu esse nome para o bebê?”, e ofereça três ou quatro alternativas.

O time que acertar mais perguntas sobre a gravidez vence o quiz e leva um brinde especial.

21. Acerte a quantidade

Encha um pote com muitos cotonetes — sim, você vai precisar contar antes! rs — e coloque a quantidade em um envelope. Peça aos convidados que deem um palpite e, no finalzinho da festa, abra o envelope com a quantidade exata.

Aquele que mais se aproximar do número exato sem estourar ganha uma lembrancinha especial do evento.

22. Massinha reveladora

massinha reveladoraSe você deixou para revelar o sexo do bebê na festa, esta idéia é bem legal! Funciona assim: coloque uma bolinha de massinha vermelha ou azul e envolva por massinha branca, coloque no potinho e entregue aos convidados. Na hora combinada, todos deverão abrir os potinhos e amassar para descobrir a cor que vai ficar, se ficar rosa é menina, se ficar azul, é menino!

20. Quem avisa amigo é

Peça para que cada convidado escreva um conselho ou uma dica sobre maternidade que gostaria de contar para a futura mamãe, mas sem revelar o nome.

Durante a festa, a mamãe deverá ler os conselhos e tentar adivinhar quem foi que escreveu. Se errar, deverá pagar uma prenda. Se acertar, quem paga a prenda é quem deu a dica.

21. Colcha personalizada

Compre uma colcha em branco e tinta antialérgica de cores variadas para que os convidados possam soltar seu lado artístico e customizar com desenhos a peça para o bebê que está para chegar.

A brincadeira é uma ótima pedida quando, além dos adultos, o chá de bebê também conta com a presença da criançada, que se sente mais integrada na festa!

22. Troque a fralda

Nessa atividade, as convidadas se revezam para trocar a fralda de uma boneca o mais rápido que conseguirem. Vence aquela que conseguir realizar a atividade no menor tempo. De quebra, a futura gestante pode observar e pegar algumas dicas para quando chegar a sua vez! rs

23. Canções infantis

Essa atividade também serve de treinamento para a maternidade. Leve uma playlist de músicas infantis que são bem populares entre os pequenos, coloque para tocar e interrompa em um trecho aleatório.

A futura mamãe deverá cantar ao menos mais uma frase a partir daí e, se não souber, paga uma prenda.

24. Prova de vocabulário

Nessa brincadeira, o desafio é que os convidados, separados em times, digam o significado de palavras complexas relacionadas à maternidade, como mastite, cueiro e amniocentese, por exemplo. Quem responder primeiro ganha um ponto e vence, é claro, o time que tiver mais pontos.

25. Jogo do improviso

Em um saco, coloque pedaços de papel com palavras aleatórias. A ideia é que cada convidado tire uma palavra, e empregue-a em uma história que vai sendo contada com a participação de todos.

Essa é outra brincadeira super divertida para fazer quando os pequenos também estão no evento, já que eles costumam dar boas risadas tentando encaixar palavras inusitadas no enredo que vai se formando.

* Diquinha extra 1: antes de bater o martelo na programação de brincadeiras para chá de bebê, sempre cheque com a futura mamãe se há algum tipo de jogo ou atividade do qual ela não gostaria de participar. Nessa fase, os hormônios estão sempre uma loucura e a ideia é divertir a sua amiga e não chateá-la, não é mesmo?

* Diquinha extra 2: procure incluir nas brincadeiras todos os convidados e incentive a participação, mas se alguém não quiser, não insista. Para pessoas mais tímidas, mesmo atividades bem simples podem não ser tão naturais assim!

E então, o que vocês acharam da minha listinha de brincadeiras para chá de bebê? Repertório aprovado? rs Se sim, compartilhe o post em suas redes sociais agora mesmo para inspirar outras mulheres! Aproveite também e me conte no campo de comentários que outras atividades desse tipo você conhece!

Beijos!  ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *