Filhos

As melhores brincadeiras para fazer com a família no Natal!

Para mim, não há melhor festa no ano do que o Natal! Quando eu era criança, chegava a gostar mais do Natal do que meu aniversário, acredita? Para mim o clima, as coisa que nós fazíamos e as brincadeiras de natal eram as melhores coisas do fim de ano.

E é nesse clima emocionante e nostálgico que quero trazer para vocês 7 brincadeiras de natal para fazer no final do ano com toda a família. São simples, dá para fazer em qualquer lugar da casa, porém vão render muitas risadas.

1. Desenhando o Boneco de Neve

O que você vai precisar?

Pratos de papel e canetinha.

Como é a brincadeira?

Essa brincadeira divertida vai fazer todo mundo que estiver na sala dar muitas risadas. Divida a galera em duplas e cada dupla fica com um pratinho de papel e uma canetinha.

Uma pessoa da dupla segura o pratinho de papel na própria testa com uma mão e, com a outra ela tenta desenhar um boneco de neve, porém, com as orientações da outra pessoa da dupla. A dupla que fizer o melhor boneco ganha! Imagine só as “obras de arte” que vão surgir dessa brincadeira.

2. Mimica de natal

O que você vai precisar?

Dividir a turma em duas equipes, ou várias duplas.

Como é a brincadeira?

Essa é bem simples, porém, igualmente engraçada. Os participantes farão mimicas de eventos e situações que acontecem no Natal. Enquanto eles fazem, os outro precisam adivinhar.

Pode ser um boneco de neve, ou alguma particularidade que sua família sempre faz no Natal. Pode fazer mimica de música, o que vocês escolherem, com o tanto que seja na temática do Natal. Não subestime essas brincadeiras, pois as interpretações são hilárias!

3. Montar uma árvore de copos

O que você vai precisar?

Copos de plástico, ou copos descartáveis. Muitos! Prefira os copos mais firmes que não são facilmente levados pelo vento.

Como é a brincadeira?

Ao som de uma música de natal bem alegre cada um vai montando uma árvore de copos de natal o mais rápido que puder sem deixar cair. Você pode fazer uma disputa entre duas pessoas, ou pode colocar a música para tocar e quem fizer a maior árvore até o fim da música ganha a brincadeira.

4. Duas verdades e uma mentira

O que você vai precisar?

Nadinha. Somente reunir a família e cada participante vai a frente de todos na sua hora de falar.

Como é brincadeira?

Essa brincadeira é para aguçar a curiosidade e percepção da turma toda. Cada um da família vai a frente do grupo (um de cada vez), e conta 3 episódios da vida, ou 3 curiosidades sobre ele mesmo. Duas são verdades e uma mentira. A partir daí a família toda vai ter que descobrir qual das histórias é mentira. O mais engraçado é ver todo mundo se surpreendendo com o que é verdade e o que é mentira. Procure contar coisas bem óbvias como sendo mentira e coisas bem fora do comum, sobre sua vida, como sendo verdade.

5. Colando o nariz da rena

O que você vai precisar?

Bolinhas de algodão com cola na ponta. E vendas para os olhos.

Como é a brincadeira?

Essa brincadeira é semelhante a aquela de colocar o rabo no burro. Porém, essa é com o nariz da rena. Você pode desenhar uma rena ou pegar uma imagem de foto de revista da carinha de uma rena e colocar em algum ponto da casa.

Os participantes estarão com os olhos vendados e precisam colocar o algodãozinho no nariz da rena que está em algum lugar da casa. Cada participante será guiado por outro que estará com os olhos abertos.

Vai ser uma loucura! Imagine varias pessoas com um algodão e cola, andando pela sala enquanto outras ficam gritando: “esquerda, direita, pra frente!”

6. Karaokê de natal

O que você vai precisar?

Uma escova de cabelo, ou qualquer outra coisa que sirva como um microfone.

Como é a brincadeira?

Forme na família duas equipes. Um juiz vai escolher as palavras. Por exemplo: “presentes”. Assim que ele disser a palavra, a pessoa que souber uma música com essa palavra, corre e pega o microfone (que no caso será a escova de cabelo, ou que você tiver em casa parecido com um microfone).

O divertido da brincadeira (além de ver sua família soltando a voz), é intercalar palavras fáceis com palavras difíceis. Tipo, falar a palavra “amor” e depois falar a palavra “peru”.

7. Direita e esquerda

O que você vai precisar?

Alguns presentes bons e outros presentes ruins (tipo, cacho de bananas ou um abacaxi). Faça com 4 ou 5 presentes.

Como é a brincadeira?

Coloque a família toda para que forme um círculo. Entregue os quatro presentes que você comprou a quatro pessoas, que estejam longe uma da outra.

Comece a ler um texto em que, na história tenha as palavras “direita” e “esquerda”. Toda vez que a palavra direita for dita, os quatro presentes devem ser movidos para a pessoa da direita.

Se for a palavra esquerda, os presentes passam para a pessoa à esquerda. Na hora de escrever seu texto, use bastante essas palavras para que a brincadeira fique bem animada. No final da história quem estiver segurando presente pode ficar com ele.

Por fim, com essas 7 brincadeiras de natal, eu espero que esse momento seja divertido para todos e que o seu Natal seja tão alegre quanto é o meu. As crianças adoram uma brincadeira e por isso, será um sucesso!

E se você quer ler mais assuntos como esse e o universo de uma mãe que adora pesquisar coisas novas, não deixe de me seguir nas redes sociais!