Gravidez Saúde

Bombinha de tirar leite: como usar? Confira o passo a passo

Na hora de cuidar do nosso bebê recém-nascido são muitas as dúvidas, não é mesmo? E uma bem comum é sobre a bombinha de tirar leite. Hoje é possível encontrar vários tipos e modelos no mercado – e é preciso entender as suas necessidades e a forma de usar cada equipamento para escolher o melhor.

Quando eu tive que usar a bombinha de tirar leite, fiquei cheia de dúvidas, não sabia se ela era realmente necessária, o modelo para comprar e muito menos como usar o produto.

Eu sei que, assim como eu, existem várias mamães passando por esses dilemas. Então montei este post com tudo que aprendi na minha amamentação. Confere aí!

O que é a bombinha de tirar leite e quando usar?

A bomba de tirar leite é um equipamento muito útil, que ajuda a mamãe a tirar o leite para amamentar seu filho. Ela pode ser automática ou manual e pode ser usada em diversas situações, como:

  • auxiliar no caso de mães com produção excessiva de leite, evitando o empedramento. A bombinha ajuda a esvaziar a mama (e você poderá doar o excedente para os bancos de leite, ajudando as mães que produzem pouco leite a amamentarem seus filhos);
  • estimular a produção de leite, afinal, quanto mais é tirado, mais será produzido;
  • ajudar as mulheres que possuem mamilo invertido. Nesse caso, a dica é usar a bombinha antes de amamentar o bebê, fazendo com que a aréola fique mais “molinha” e favoreça a pegada;
  • alimentar os bebês prematuros, que ainda não podem mamar no peito – as mães devem estimular a amamentação com a bombinha, evitando que o leite seque;
  • retirar o leite quando o mamilo estiver machucado, reduzindo as dores e o desconforto até que a mama sare totalmente;
  • no período de volta da mãe ao trabalho, permitindo que a criança continue se alimentando do leite materno, mesmo que na mamadeira.

Quais os tipos de bombinha de tirar leite?

Como eu disse, existem, basicamente, dois tipos de bombinha de tirar leite: a elétrica e a manual.

Bombinha Manual

São as bombinhas mais baratas – e existe uma série de modelos disponíveis no mercado, sendo que o método de uso poderá variar entre eles. De um modo geral, a mulher terá que colocar o funil da bomba sobre a mama, deixando o mamilo centralizado no túnel.

Então, é só pressionar o funil contra o seio e, com o auxílio do seu polegar e do indicador, iniciar o processo de extração. Sempre, claro, seguindo certinho as orientações do fabricante.

Apesar de ser amplamente usada, a bombinha manual tem alguns inconvenientes. Muitas mamães reclamam que não conseguem extrair muito leite com esse modelo e outras dizem que o processo de extração é bem doloroso, embora, é claro, isso varie de acordo com a experiência de cada mulher.

Bombinha elétrica

As bombinhas elétricas são mais caras que as manuais, porém, elas tornam o processo mais rápido e confortável, reduzindo as dores. Inclusive, existem modelos que conseguem extrair o leite das duas mamas ao mesmo tempo.

Assim como as bombas manuais, as elétricas também apresentam uma grande variedade de modelos e de funcionalidades. A dica é sempre procurar por aquela que atenda as suas necessidades.

Esse modelo é o que traz mais vantagens no uso, pois, com ele, você conseguirá extrair uma quantidade maior de leite em menos tempo, o esvaziamento da mama será feito de maneira adequada e o leite obtido tem um valor energético mais elevado.

Como escolher a melhor bombinha de tirar leite?

Mesmo lendo as explicações sobre cada modelo de bombinha de tirar leite, ainda não sabe qual modelo é ideal para você? Eu separei algumas dicas que podem ajudar:

  • procure por uma bomba com várias opções de velocidade, assim será mais fácil fazer a regulagem de acordo com a quantidade de leite a ser extraída e também identificar em qual velocidade você se sente mais confortável;
  • entre as funções da bombinha, opte por uma que tenha a opção “pulsar”. Esse modo é acionado antes de começar a extração do leite, para estimular a saída dele;
  • verifique se a bombinha elétrica também funciona com pilhas, o que favorece na hora de levar o equipamento para locais onde não tenha uma tomada disponível e para viagens;
  • confira como é o design da bombinha. É importante que ela seja confortável e anatômica e que seja adaptada ao seu mamilo;
  • a bombinha elétrica dupla (que extrai leite ao mesmo tempo das duas mamas) é ideal para quem precisa extrair mais leite em menos tempo e para quem deseja estimular a produção de leite.

Além disso, procure saber mais sobre a marca e a experiência de outras mães usando o produto.

Qual o passo a passo para usar a bombinha de tirar leite?

Usar a bombinha de leite elétrica é super simples e não tem nenhum segredo. Embora o método de extração varie de modelo para modelo, o passo a passo básico é:

  1. lave as mãos e esterilize a bombinha (toda ela);
  2. use a bombinha em um local onde você estará relaxada, tranquila e com privacidade;
  3. encaixe os funis da bombinha no peito;
  4. segure os funis (não é pra segurar o frasco!) para ajustá-los adequadamente aos seus seios;
  5. deixe os funis bem centralizados sobre os mamilos (se você deixar meio tortinho, a bomba não conseguirá extrair corretamente o leite);
  6. ligue a bombinha;
  7. após mais ou menos dois minutos, o leite começará a fluir. Em alguns modelos, você poderá definir a velocidade de extração nesse momento;
  8. encontre uma velocidade que seja confortável. É importante não sentir dor durante o uso da bombinha;
  9. quando o fluxo de leite diminuir, desligue o aparelho;
  10. remova os funis dos seios;
  11. desaperte com cuidado os frascos e tampe-os;
  12. use água morna e sabão para limpar todos os itens da bombinha e deixe as peças secando, só depois faça a esterilização;
  13. armazene o leite retirado no freezer ou na geladeira, caso ele não for ser consumido imediatamente. No freezer, o leite dura 15 dias e na geladeira 12 horas.

Se você não estiver usando uma bombinha dupla, terá que alternar a extração do leite várias vezes entre as duas mamas.

No caso da bombinha manual, você terá que fazer a extração com as mãos. Então, depois de posicionar o funil sobre o mamilo, pressione o dedo indicador nas glândulas mamárias (na região da aréola). Se preferir, use o polegar para ajudar a segurar a mama.

Uma dica importante é, quando você for escolher a bombinha, optar por aquela que tenha um funil de tamanho adequado. O ideal é que ele se ajuste bem ao seu mamilo, com espaço suficiente para que ele possa se movimentar para frente e para trás.

Existem algumas mamães que dizem que massagear as mamas antes de usar a bombinha ajuda no processo de extração. Você poderá fazer movimentos circulares em volta da aréola para estimular a descida do leite.

Outras dicas

Além dessas, existem outras dicas que podem ajudar no processo de extração do leite, como:

  • tentar retirar o leite sempre no mesmo horário, o que ajuda na produção;
  • escolher bem o local para usar a bombinha, deixando tudo o que precisa à mão e sem ser interrompida;
  • caso esteja muito difícil retirar o leite, além das massagens, você pode usar compressas de água quente;
  • depois de tirar o leite, anote no frasco a data e a hora em que o leite foi retirado, para guardá-lo corretamente.

A quantidade de leite que você vai tirar com a bombinha depende muito da idade do seu bebê e do momento da extração. Caso você use o aparelho logo depois do bebê mamar, terá menos leite.

Quando você estiver usando a bombinha nas primeiras vezes, é normal não conseguir extrair muito. Se você conseguir entre 10 ou 20 ml, pode se sentir feliz rs

Caso o seu bebê tenha 1 mês, poderá tirar em torno de 90 ml (suficiente para uma mamada). A partir dos 2 meses, cada mamada terá entre 120 e 180 ml. Mas não precisa tirar tudo isso de uma vez só, você pode juntar o leite para completar a mamada.

Mesmo que no começo, você não consiga extrair muito leite, não desista. É com a prática que o uso da bombinha ficará mais fácil.

Por que é uma boa ideia usar a bombinha de tirar leite?

Já deu para notar que a bombinha de tirar leite é uma aliada das mamães, não é mesmo? Ela oferece muitos benefícios, como:

  • resolve questões como excesso ou falta de leite (ao estimular a produção);
  • impede que você deixe de amamentar seu filho caso esteja com o mamilo machucado (e dá tempo suficiente para que sua mama se recupere, tornando a amamentação menos dolorosa);
  • é ideal para quem tem mamilo invertido ou pouco leite, porque estimula a produção;
  • ajuda as mamães a voltarem a rotina do trabalho, pois você poderá continuar oferecendo o leite materno ao seu filho;
  • as bombinhas elétricas são fáceis de usar, não causam dor e nem desconforto e conseguem extrair uma boa quantidade de leite.

Depois de ler essas dicas, consegui esclarecer suas dúvidas sobre o uso da bombinha de tirar leite?

Se você está procurando um modelo prático e eficiente, eu tenho uma sugestão: a bombinha elétrica dupla da nossa lojinha! Ela é super fácil de usar, pequena, leve e muito prática. Tenho certeza que você vai adorar esse produto!

Beijinhos!