Livros

Os 8 Melhores Autores da Literatura Infantil que seu Filho Precisa Conhecer

Se você acompanha o blog, já deve ter visto algumas das minhas recomendações de autores infantis clássicos: são aqueles livros que, cedo ou tarde, toda criança acaba tendo contato, como a Cinderela, o Patinho Feio, Alice no País das Maravilhas…

No entanto, depois que eu fiz esse post, me dei conta que a Juju também leu outros autores infantis incríveis, mas que não são assim tão conhecidos do grande público, e que seria uma pena deixá-los de fora!

Pensando nisso, fiz uma lista com 8 autores da literatura infantil que seu filho precisa conhecer. São nomes contemporâneos, com textos divertidos e mensagens positivas, que vão fazer toda a diferença na hora de estimular o hábito da leitura na garotada. Dá uma olhada!

crianças lendo

8 autores infantis que seu filho precisa conhecer

1. Odilon Moraes

Vencedor do troféu Monteiro Lobato de literatura infantil, premiação anual oferecida pela revista Crescer aos escritores infantis que mais se destacaram no período, o paulistano é considerado um dos melhores autores de livros infantis ilustrados do país.

Eu conheci o trabalho do Odilon meio por acaso. Estava pesquisando novos títulos para a Juju e dei de cara com a Princesinha Medrosa, um conto de fadas moderno sobre uma menina que tenta superar o medo do escuro.

O livro fez tanto sucesso aqui em casa que já engatamos na sequência os outros três títulos dele, Pedro e Lua, Rosa e O Presente. As histórias são divertidas, delicadas e perfeitas para conversar com os pequenos sobre temas importantes com bastante leveza.

2. Daniel Mundukuru

Aqui em casa meu objetivo maior sempre foi estimular a leitura de títulos com mensagem positiva, não importando se nacionais ou estrangeiros. De vez em quando a  Juju passa por umas fases mais apegadas a livros de autores infantis americanos, e tudo bem.

No entanto, eu também acho super importante estimular os pequenos a conhecerem mais sobre a sua cultura, e o trabalho do Daniel Mundukuru é ótimo para isso.

O escritor indígena é doutor em educação e já foi premiado com o Jabuti e pela Academia Brasileira de Letras. Como mais de 50 livros publicados, Mundukuru é um dos autores de livros infantis indicados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Entre os meus preferidos estão O Mistério da Estrela Vésper e O Segredo da Chuva. A história do garoto Lua, que se alia a um macaco, uma capivara e uma onça para descobrir como acabar com a seca que pode destruir sua aldeia ajuda os pequenos a refletirem um pouco mais sobre a diversidade do país sem ser chato ou arrastado.

3. Adriana Falcão

Adriana Falcão não é só autora de livros infantis. A escritora também é conhecida pelo seu trabalho no teatro, TV e cinema — é dela, por exemplo, o roteiro do filme o Auto da Compadecida. Aqui em casa, ela já me salvou de várias saias justas com seu livro Mania de Explicação quando a Juju entrou na fase dos porquês.

A obra é dessas que toda mãe deveria ter em casa, já que responde com poesia essas perguntas que muitas vezes deixam a gente sem saber o que dizer. Angústia, por exemplo, se transforma em “um nó bem apertado bem no meio do seu sossego” e sucesso em “quando você faz o que sabe fazer só que todo mundo percebe”. Genial, não é?

Além do ótimo Mania de Explicação, eu também adoro o Sete Histórias Para Contar, com histórias curtinhas que divertem e, ao mesmo tempo, colocam a garotada para pensar.

4. Jean-Claude Alphen

Vencedor do prêmio Jabuti de 2017 na categoria melhor ilustração de livro infantil e juvenil, Alphen é um dos autores infantis brasileiros de que eu mais gosto por buscar sempre fugir dos clichês nas suas histórias.

Um dos meus livros favoritos dele é o divertido Super, que aborda os papéis masculino e feminino na sociedade e na criação dos filhos. Com leveza, a história faz os pequenos refletirem sobre questões como a dupla jornada das mães que trabalham fora e a divisão das tarefas da casa.

5. Duda Machado

Baiano de Salvador, Duda Machado escreve desde 1977, mas só 20 anos depois passou a dedicar-se a literatura infantil. Sorte dos pequenos, que podem sonhar acordados com livros como Histórias com Poesias, Alguns Bichos & Cia e Tudo Tem a Sua História.

Machado é um desses autores infantis perfeitos para a criançada que adora ficar criando enredos paralelos e novos finais enquanto lê. Macacos que querem voar, onças que têm pesadelos, galinhas refinadas e muitos outros personagens inusitados fazem parte dos livros desse escritor, que costumam entreter os pequenos por horas a fio.

6. Roseana Murray

Seu filho até que se interessa pelos livros em prosa, mas quando você sugere poesias acaba sempre ouvindo uma desculpa qualquer? Experimente mostrar para ele alguma das obras de Roseana Murray.

Aqui em casa também era assim. A Juju sempre demonstrou mais empolgação com livros em prosa, mas ficou encantada com O Que Cabe No Bolso?, que chegou até nós por indicação de uma amiga.

Para pais que estão em processo de separação, recomendo especialmente o delicado Duas Casas, que utiliza como gancho a existência de duas residências bem diferentes para abordar o tema.

7. Eva Furnari

Seis vezes vencedora do prêmio Jabuti, Eva Furnari é uma das autoras de livros infantis preferidas da Juju, especialmente por causa de Drufs, uma historinha cheia de imaginação, personagens com nomes estranhos e palavras inventadas, mas que trata de um tema bem atual: a diversidade das configurações familiares.

O livro narra o cotidiano das famílias de alunos da professora Rubi. Durante a narrativa, a autora vai demonstrando como o conceito de família pode ser amplo: há casas em que há dois pais, com animais de estimação, com pais viúvos, com muitas pessoas, com poucas… Perfeito para falar com os pequenos sobre o tema com naturalidade e estimular a empatia.

8. Jairo Buitrago

Um dos autores infantis mais recentes na lista dos meus favoritos, o colombiano Buitrago surgiu na nossa vida depois de um questionamento da Juju, que ouviu a palavra refugiado na televisão e quis saber o que significava.

Embora ela tenha ficado satisfeita com a minha explicação inicial, fiquei pensando que seria legal encontrar em um livro infantil que tratasse a questão do imigrante de maneira um pouco mais completa, e acabei chegando no excelente Para Onde Vamos.

A narrativa conta a trajetória de uma menina que faz uma longa viagem a pé com o pai e se encontra com animais, crianças, soldados, nuvens e estrelas. De maneira delicada e poética, o autor faz um relato da jornada de famílias que atravessam a fronteira dos Estados Unidos vindas do México e da América Central.

E então, o que achou da minha lista com 8 autores infantis que o seu filho precisa conhecer? Se você gostou, não se esqueça de compartilhar o post nas suas redes sociais para que outras mães também possam saber mais sobre eles!

Ah! Aproveite também para deixar nos comentários suas sugestões! É sempre bom trocar experiências com vocês e renovar minha lista de escritores infantis!

Bjs! ;)