Brincadeiras Vida de Mãe

Entenda os benefícios da atividade lúdica para sua criança e pratique com ela agora mesmo!

O direito de brincar é considerado fundamental para o bem-estar das crianças, e é consagrado pela ONU como um direito universal das crianças. O brincar é uma das formas mais importantes pelas quais as crianças aprendem. Por isso faz tanta diferença as atividades lúdicas para educação infantil.

Ela sustenta o aprendizado formal mais tarde na infância, mas também permite que a criança, de forma particular, desenvolva sua autoestima. Ela fortalece os poderes de concentração, essenciais para um futuro de sucesso na sala de aula, e retém tudo, desde o aprendizado de interações e normas sociais até as primeiras noções do pensamento crítico.

Atividades lúdicas são particularmente importantes para a criança mais nova. As crianças em idade pré-escolar são muito bem estimuladas por meio dessas atividades. É a base do desenvolvimento infantil em termos de linguagem, inteligência emocional e regulação, criatividade e raciocínio intelectual.

Por essa razão, separamos aqui 4 atividades lúdicas, ou se preferir chamar de “jogos” para você interagir com seu filho e ajudá-lo a aprender brincando.

O que são as atividades lúdicas para educação infantil?

Antes de enumerar a lista e considerarmos quais atividades são as melhores para ajudar as crianças a aprender por meio do brincar, vamos abordar: o que é uma atividade lúdica?

As atividades lúdicas para educação infantil, nada mais são do que uma forma de brincar que envolva fantasia e realidade ao mesmo tempo. Que a ensine e a faça se divertir por meio de analogias. Sendo assim, essa atividade deve ser:

  • divertida e agradável;
  • sem metas definidas;
  • espontânea e voluntária;
  • envolvente, com engajamento ativo da criança;
  • com um elemento de “faz de conta”.

Vamos às nossas sugestões!

1. Castelos de Areia

atividades lúdicas

Ir à praia, ou algum local com bastante areia e água para brincar de castelos na areia. Não se trata apenas de construir castelos. Se trata de construir! Estimular sua filha ou filho a colocar as mãos na areia, a montar algo só seu, a se sujar, a derrubar e fazer de novo é uma atividade extremamente importante.

Não tente fazer por ele. Você pode fazer o seu e ele o dele. Sem comparações. Depois, é só inventar a história mais prazerosa para ele. Alguém preso ao castelo, um rei e rainha, um povo sofrido ou muito alegre. Esse momento será memorável na mente da pequenina criança, pois foi ela quem montou toda a estrutura e história que está vivendo naquele instante.

2. Música, Dança e Canto

O canto e a música ajudam grandemente a desenvolver a linguagem e formando a base das habilidades de alfabetização, bem como conceitos matemáticos básicos, como a contagem. Além disso, eles começam a desenvolver ritmo, enquanto refinam suas habilidades de escuta. A dança ajuda a criança a desenvolver força, coordenação e flexibilidade.

Por isso, escolha as músicas que eles mais gostam. Mas não fique só nisso. Estimule-os e escutar ritmos diferentes, para despertar a curiosidade para o novo. Dance muito, ensine coreografias, deixe que eles te ensinem algumas e cante junto toda a letra da canção escolhida.

Não é à toa que a musicalização infantil está tão em alta no Brasil. Pais e mães perceberam o quanto é importante para seus filhos o desenvolvimento musical.

3. Brincando de “quem é você?”

Deixe as crianças soltas com um monte de roupas e adereços, como kits de brinquedos por exemplo, e deixe a imaginação correr solta. Em breve você vai descobrir o médico, veterinário, enfermeiro, astronauta, chefe de cozinha ou ator que há em cada um.

Vestir-se ajuda as crianças a começar a entender o mundo adulto, os papéis e os interesses, além de estimular a interação social. Não menos importante, o ato de se vestir ajuda a reforçar os aspectos do autocuidado de se vestir, o que é essencial para a vida escolar primária.

4. Nasce um artista

Tinta e papel. Canetas coloridas, recortes de revistas e muita criatividade. A ideia aqui é estimular as crianças a montarem suas próprias obras de arte. Seus quadros, suas peças, joias e objetos de decoração.

Tudo o que for feito por elas deve ser valorizado e se possível colocado em lugar na casa de destaque. Ela deve saber que sua criatividade foi valorizada e que ela pode ser um grande artista se desejar.

Por fim, brincar não é apenas brincar. Trazer essas atividades lúdicas para educação infantil é uma forma poderosa de aprendizado e demonstração de amor e carinho. Faça essa experiência todos os dias e verá crescer uma criança confiante, habilidosa e segura emocionalmente. Além de extrair dela o seu melhor e potencializar o que ela deseja ser quando for adulta.

Gostou deste texto? O que acha de ler nosso outro texto sobre brincadeiras para crianças entediadas e ajudar o seu pequeno a se divertir?