Mulher

Benefícios e Efeitos Colaterais do Anticoncepcional Selene

Logo depois de ter um bebê, muitas mamães ficam preocupadas em como evitar uma próxima gravidez. E nessas horas, um dos anticoncepcionais muito usado é o Selene.

Porém, como todos os medicamentos à base de hormônios, é normal que ele cause alguns efeitos colaterais. Além disso, quem ainda está amamentando precisa ter cuidados dobrados para evitar problemas.

Neste post eu vou falar um pouquinho do anticoncepcional Selene (que é o que eu uso e que várias outras mulheres também costumam usar). Lembrando que eu não sou médica e aqui apenas compartilho orientações gerais e a minha experiência. Por isso, antes de usar qualquer medicação, procure ajuda profissional, ok?

Como funciona o anticoncepcional Selene?

Anticoncepcional SeleneO principal uso do Anticoncepcional Selene, claro, é para evitar a gravidez. Mas muitas mulheres também usam o medicamento para outras finalidades, como diminuir as cólicas e o fluxo menstrual, reduzir as espinhas e a oleosidade da pele e até para amenizar os sintomas da endometriose e da Síndrome dos Ovários Policísticos. Por isso, é sempre importante buscar ajuda médica.

O Selene é um anticoncepcional a base de etinilestradiol e acetato de cipoterona. Ambos os hormônios agem de forma a alterar o muco cervical, o que impede a chegada do espermatozoide ao óvulo e, claro, evita a fecundação.

O medicamento se apresenta em cartuchos com 21 pílulas.

O Selene vai me engordar?

Na hora de optar pelo anticoncepcional, muitas mulheres ficam em dúvida porque é sabido que determinados hormônios podem levar a retenção de líquido, favorecendo o ganho de peso.

Assim como a maioria dos anticoncepcionais, este também pode aumentar o peso de forma discreta. E isso está, inclusive, listado entre os efeitos colaterais comuns do uso dessa pílula.

Porém, algumas mulheres que usam o Selene relatam que não tiveram esse problema (e outras “felizardas” ainda disseram que conseguiram emagrecer).

Então, se você já tem uma propensão a ganhar peso ou está tentando reduzir os quilinhos a mais, é uma boa conversar com o seu médico, para garantir que essa é realmente a melhor escolha para o seu corpo e o seu metabolismo.

No meu caso, eu não engordei, nem emagreci. Mas tudo depende de cada organismo.

Quais os principais efeitos colaterais do anticoncepcional Selene?

Além das variações na balança, o anticoncepcional pode ter uma série de efeitos colaterais e é importante saber de antemão quais são eles, para avaliar se o seu uso é ou não válido. Os mais comuns e listados na bula são:

  • indigestão;
  • náusea;
  • dor de cabeça;
  • dores nas mamas;
  • mudanças de humor;
  • baixa na libido;
  • redução à tolerância de lentes de contato (em casos mais raros);
  • cloasma (manchas escuras que podem aparecer na face em mulheres predispostas e que se exponham ao sol sem protetor).

Isso significa que, ao tomar o anticoncepcional, você vai ter todos esses sintomas? Não. Mas é importante lembrar que eles podem acontecer. Da lista, eu só sofri um pouco com a redução da libido, o que é bastante comum com a maioria dos anticoncepcionais. Porém, novamente, cada caso é um caso.

Quando não devo usar esse medicamento?

Esse é um ponto super importante e que muitas mulheres desconsideram. A pílula é um medicamento como qualquer outro e, em alguns casos, o seu uso não é recomendado porque pode trazer problemas. Então, fique atenta e converse com o seu médico caso você:

  • esteja grávida ou amamentando;
  • sofra com alterações graves nas funções hepáticas;
  • tenha histórico de icterícia idiopática gravídica ou coceira durante a gestação;
  • possui doenças do fígado;
  • já teve um tumor hepático ou algum processo tromboembólico (por ex. infarto ou AVC);
  • tenha anemia falciforme, câncer de mama ou de endométrio (atuais ou já tratados);
  • possua histórico de herpes gravídico;
  • tenha histórico de enxaqueca com sintomas neurológicos, como as auras;
  • sofram com elevação grave dos níveis de triglicérides;
  • já teve pancreatite;
  • possua sinais de trombose;
  • esteja com sangramento vaginal não diagnosticado;
  • já teve algum tipo de câncer;
  • tenha histórico de coágulos em veias da perna, do pulmão ou em outras partes do corpo.

Em todos esses casos, você NÃO PODE tomar o Selene. Caso tenha alguma outra condição de saúde, como diabetes, problemas de pressão, doenças cardíacas e outros, informe ao seu médico antes de começar a tomar o medicamento. E, claro, lembre-se de informar todos os remédios que você toma com frequência para evitar interações medicamentosas que podem colocar sua saúde em risco.

Como tomar o medicamento?

Se você não se enquadra em nenhum dos tópicos anteriores e pode usar este anticoncepcional, veja algumas dicas importantes.

  1. Se for usar o anticoncepcional pela primeira vez, comece tomando 1 comprimido no primeiro dia da menstruação.
  2. Tome a pílula sempre no mesmo horário até terminar a cartela.
  3. Quando a cartela terminar, faça uma pausa de 7 dias (sem tomar o anticoncepcional) para vir a menstruação. Inicie a nova cartela após esses 7 dias (independentemente da menstruação já ter terminado ou não).
  4. Se você tiver diarreia ou vômito intenso cerca de 3 a 4 horas após tomar a pílula, é recomendável ingerir um novo comprimido e usar outro método contraceptivo na próxima semana.
  5. Se você esquecer de tomar a pílula e não tiver transcorrido 12 horas do seu horário habitual, tome o comprimido esquecido e ingira o próximo no horário certo.
  6. Quando o atraso for superior a 12 horas tome a pílula esquecida imediatamente e as restantes no período habitual. Reforce a proteção usando outros métodos contraceptivos pelos próximos 7 dias.

Como você viu, o anticoncepcional Selene é um contraceptivo muito indicado não apenas para quem quer evitar uma gravidez indesejada, mas também para tratar acnes e outras condições. Porém, é sempre importante procurar a orientação de um médico, já que o medicamento pode trazer efeitos colaterais sérios.

Vale a pena usar o Selene? Tudo depende do seu corpo, metabolismo e objetivos. Eu uso e para mim tem sido bacana, sem efeitos colaterais sérios. Mas isso não é uma regra geral – e hoje existem diversos métodos contraceptivos, inclusive que não envolvem o uso de hormônios. Então é sempre bom pesquisar.

Gostou destas dicas? Aproveite e me dê aquela forcinha compartilhando o post com as suas amigas! :)