Categorias Vida de Mãe

Viagem com Crianças: 5 idéias para envolvê-los na organização

Depois que se tem filhos a gente tem pelo menos uma certeza na vida: nunca mais você passará um dia sem dar uma risada! E quando planejamos viagem com crianças, a outra certeza é a de que não importa o destino, será divertido!

Porque as crianças têm esta capacidade incrível de transformar qualquer lugar/situação em momentos mágicos e por tudo isso, eu acho mais do que justo envolvê-los na organização de toda a aventura!

Quando as crianças sabem pra onde vão e o que vão fazer e encontrar por lá, as chances de você conseguir colaboração no seu roteiro aumentam muito além disso, se você também ama viajar e quer transmitir esta paixão aos seus filhos, mostrar pra eles porque você pensou em tal destino, como você organizou tudo, etc. vai tornar a viagem muito mais rica e produtiva do ponto de vista cultural mesmo!

E tem outra coisa, sabe aquela viagem dos sonhos, que você batalhou muuuuito pra conseguir fazer em família? É muito mais gostoso quando o sonho é compartilhado por todos e por isso, separei 5 idéias de coisas que eu faço por aqui, pra você envolver os seus filhos nos preparativos e já começarem a curtir!

1 – Forneça as informações básicas

Conte para as crianças pra onde vocês vão, onde fica, como é o clima por lá, que língua se fala, se vão de carro, de avião, se tem parentes que moram ou vieram de lá, porque você escolheu este destino, onde vão se hospedar… Dê referências básicas, pegue o computador e mostre pra eles o hotel onde se hospedarão, os pontos turísticos que pretendem visitar…

viajar com crianças

2 – Faça uma imersão cultural

Além de contar e mostrar no computador o destino e as coisas que vocês encontrarão por lá, faça uma imersão cultural! Selecione filmes sobre o destino e comece uma maratona, procure por músicas locais e, se a viagem for internacional, já vá ambientando os ouvidinhos para o idioma que será ouvido!

paddington

Pra quem vai conhecer Londres, As Aventuras de Paddington é uma boa pedida!

3 – Ofereça brincadeiras e interação

Outra idéia bem legal para colocar as crianças com a mão na massa e se sentirem completamente envolvidos no processo, é oferecer livros interativos que propõem brincadeiras!

Você mesma pode criar um livro personalizado com pontos de referência, mapas, imagens curiosidades, diário de bordo, espaço para colagens e afins!

Para criar este livro, você pode usar aplicativos que imprimem fotos e personalizam conteúdos como o Phooto, por exemplo, ou mesclar páginas digitais com conteúdo artesanal no melhor estilo scrapbook.

livro de aventuras

Este é da loja Dona Coruja, no Elo7!

Outra opção é a coletânea de livros da editora Callis “Vovô Conhece o Mundo” Escrito por Fernanda Braz, os livros contam as aventuras de uma família em alguns lugares do mundo. Dentro do livro, as crianças encontram um mapa (simplificado) do destino, área para fazer registros e anotações, pegadinhas e curiosidades. A coleção conta com livros de 5 destinos: Paris, Amsterdã, Barcelona, Londres e Roma!

editora callis

4 – Deixe a criança ser a fotógrafa oficial da viagem!

Avise seu pequeno que ele será o fotógrafo oficial da viagem! Já mostre pra ele a câmera que ele vai usar, os recursos, os lugares que vocês visitarão e deixe ele mexer, aprender, treinar…

Depois, surpreenda-se com os resultados das imagens!! O mundo visto pelos olhos (e altura) de uma criança é realmente demais!!

viagem com crianças

5 – Deixe ele ser o navegador!

Toda vez que eu planejo uma viagem, procuro as melhores rotas, passeios, restaurantes, pontos turísticos, etc. e para ficar tudo bem certinho, eu uso aplicativos no celular e, dependendo do destino, compro guias e livros com dicas e mapas.

Agora que o Pedro e a Cacá já sabem ler, eles ficam com a responsabilidade de procurar no guia os passeios que acham mais interessantes, traçar rotas, pensar se dá pra ir lá com o clima (chuva, sol, etc) e depois, fazemos uma lista com votação familiar para eleger o que entra no nosso roteiro!

É bem divertido e ensina para as crianças noções de organização e orientação com mapas, placas, meios de transporte…

viagem com crianças

Viajar é sem dúvida o melhor investimento que podemos fazer por nós e por nossos filhos, e embora esteja ficando cada dia mais caro, com planejamento prévio e organização dá pra garantir lindas aventuras e ter a certeza de que esta riqueza, estará pra sempre nas memórias dos pequenos!

Boas férias! ;)

Deixe seu comentário

Comentários

4 comentários via blog

  1. Simone comentou em

    Olá! Amo seus textos. Não perco um! Você poderia comentar um pouco mais sobre aplicativos que usa para planejar as viagens?

    1. Loreta Berezutchi respondeu Simone em

      Oi Simone! Que deicia de recadinho! rs Pode deixar que vou preparar um post sobre os aplicativos sim! Obrigada pelo carinho! Bjs!

  2. Talita Rodrigues Nunes comentou em

    AMEI o post! Super dicas!
    O filhote ainda é pequeno, mas já vou tentar adaptar algumas coisas por aqui.

  3. Celina Ferraz comentou em

    Adoreeeeei!!! Vou acompanhar!