Categorias Cinema&Cultura

TOP 10 da TV: o que os tweens andam assistindo por aqui

Falei recentemente sobre a minha marcação em cima do que as crianças assistem na TV, Netflix, Youtube e tudo mais, lembram?

E por mais que eu prefira que eles brinquem muito de boneca, carrinho, brinquedo, bicicleta fato é que, eles assistem TV sim! E eu também!

Adoro um seriadinho, um filminho e vou confessar que curto assistir aos desenhos junto com eles! Morro de rir! E só acompanhando é que eu posso saber o que é que está influenciando a cabecinha dos meus tweens, porque sim, influencia e muito!

Pensando nisso tudo, resolvi compartilhar com vocês os TOP 10 da TV: o que os tweens andam assistindo por aqui!

A lista não está por ordem de preferência, tem um pequeno resumo, os pontos negativos e positivos e a classificação etária de acordo com os meus critérios de MÃE! rs

1 – Onze

Onde? Disney Channel

Tipo: seriado

Indicado para: maiores de 8 anos

Resumo: Gabo é descoberto por um olheiro de futebol e agora, está treinando em uma escolinha de futebol da cidade grande. Ele passa pelos conflitos de deixar a família, conhecer novos amigos, provar para si e os outros que merece fazer parte do time e lidar com o bullying de colegas de time. Ah, e tem muito futebol! Os meninos amam!

Pontos positivos: acho muito interessante que, apesar de ser uma escolinha de futebol, tem time feminino de esportes variados, meninos e meninas são respeitados e fazem parte da mesma turma, o Gabo está sempre buscando superar suas dificuldades emocionais apoiando-se nos professores e amigos. A mensagem é de que acreditar em si mesmo e buscar o diálogo é sempre o melhor caminho!

Pontos negativos: deteeeeesto esta coisa manjada de bullying praticado pelos alunos da “elite” contra os novatos e menos abastados, e esta divisão eterna de classes que enquadra a sociedade desde os primeiros anos escolares até a vida adulta e os cursos alternativos. Mas, ok! Dá pra conviver porque infelizmente, isso ainda existe e muito na vida real!

2 – PennZero

Onde? Disney XD

Tipo: desenho animado

Indicado para: maiores de 5 anos

Resumo: Os pais do Penn estão presos em algum lugar de alguma galáxia ou dimensão, ele está em busca de salvá-los e neste processo, atravessa mundos paralelos se transformando no herói certo, na hora certa e salvando o dia.

Pontos positivos: gosto da idéia de que você pode ser o que quiser

Pontos negativos: não achei ainda!

3 – Gravity Falls

Onde? Disney XD

Tipo: desenho animado

Indicado para: maiores de 8 anos

Resumo: Dipper e Mabel vão passar férias em Gravity Falls, a cidade do avô Stan. O avô administra uma atração turística chamada “Cabana do Mistério” onde os turistas podem ver coisas sinistras e sobrenaturais e saber mais sobre os mistérios da cidadezinha.

Enquanto ajudam o avô, as crianças desvendam mistérios no melhor estilo Arquivo X para crianças, lidam com adultos nonsense, fazem amizades… Gosto muito!

Pontos positivos: tem uma trama e um roteiro bem amarradinhos dignos da inteligência das crianças. Um tipo de terror leve que eles podem compreender sem sentir medo e ao mesmo tempo, serem surpreendidos. Gosto de coisas que fazem as crianças pensarem.

Pontos negativos: não gosto de todo o apelo romântico (ainda que leve) que faz com que o Dipper (que é uma criança) se apaixone por uma garotinha da cidade mas, é bem leve mesmo e eu entendo que, a cada dia que passa, este tipo de coisa está cada vez mais fazendo parte da vidinha dos meus tweens. E isso me assusta! hehehe

4 – Henry Danger

Onde? Nickelodeon

Tipo: seriado

Indicado para: maiores de 5 anos

Resumo: Henry é um garoto de 13 anos que consegue um emprego de meio período inacreditável: ajudante de super herói! O super herói é o Capitão Man, defensor da cidade de Swellview e fruto de uma experiência científica de seu pai maluco.

As aventuras dos dois são daquele tipo bem nonsense, mas é um seriado engraçadinho e serve como entretenimento!

Pontos positivos: diverte sem fazer piadas bestas discriminatórias ou com apelo de bullying, sexualização, etc.

Pontos negativos: eu deteeeesto a irmã do Henry, Pipper! Ela grita o tempo todo, é uma mimadinha e me dá nos nervos!!

5 – Kally’s Mashup

Onde? Nickelodeon

Tipo: seriado

Indicado para: maiores de 8 anos

Resumo: Kally ganhou uma bolsa de estudos no melhor conservatório musical da cidade! Por causa da bolsa, ela precisou se mudar da casa de sua mãe para a de seu pai (eles são separados) e se adaptar com os novos amigos, a nova escola, a nova cidade…

Apesar de ser uma ótima pianista clássica, Kally tem um segredo: ela ama fazer mixagens de som, o que é proibido no conservatório super tradicional e por isso, ela cria um perfil falso para compartilhar sua música na internet. A música é um sucesso e a trama toda gira em torno das pessoas querendo descobrir quem é a DJ secreta, da melhor amiga que a ajuda a se esconder e do amor platônico que a Kally sente pelo irmão da melhor amiga.

Pontos positivos: eu gosto muito da abordagem da música! As crianças aprendem sobre música clássica, instrumentos, entendem as diferentes composições, ritmos, batidas… Apesar de ter (sempre tem) uma “vilã” daquelas patricinhas praticantes de bullying, as confusões são sempre resolvidas com diálogo e gentileza por parte de todos.

Pontos negativos: eu considero este um seriado bem adolescente mesmo! As personagens são mais velhas e a temática está acima do que os meus tweens estão vivenciando neste momento mas, acho inofensivo e quando me coloco de volta na idade deles, entendo que tudo o que a gente mais queria era ser logo “adolescente grande” então, se é pra ter um exemplo, que sejam bons!

6 – 100 Coisas para fazer antes do High School

Onde? Nickelodeon

Tipo: seriado

Indicado para: maiores de 8 anos

Resumo: Este é o meu predileto! Os amigos CJ, Crispo e Fenwick estão no ensino fundamental II e decidiram fazer uma lista de 100 coisas para fazer antes de chegarem ao High School (ensino médio).

Na lista da CJ tem de tudo um pouco: um dia dizendo só sim, aprender uma nova habilidade social, participar de um grupo diferente de amigos, fazer voluntariado… eles querem experimentar tudo o que puderem para chegarem “mais preparados” ao ensino médio!

Os 3 são muito diferentes, CJ é a típica garota “mediana”, não é a mais bonita, a mais popular, ou a mais inteligente, mas é persistente, criativa, leal e uma boa amiga. Crispo é o bonitão da escola, o típico garoto por quem todas as meninas são apaixonadas mas, não é lá muito inteligente e não presta atenção em nada disso, quer apenas curtir com os amigos e Fenwick é o nerd que não tem muitos amigos, é o melhor da classe, o número 1 da escola, tímido e retraído tem a ajuda de CJ e Crispo para se tornar mais sociável.

Pontos positivos: o seriado é exatamente tudo o que os meus tweens estão vivendo agora, neste momento. Então, é muito legal observar como eles se identificam com os conflitos das personagens e percebem como pode ser mais simples do que parece, resolver aqueles problemas que na verdade, nem eram tão grandes assim.

Pontos negativos: ainda não encontrei!

7 – Star vs As Forças do Mal

Onde? Disney Channel

Tipo: desenho animado

Indicado para: todas as idades

Resumo: Star é a princesa de um mundo distante cheio de magia, ela é enviada para a Terra para aprender e adquirir experiência. Por aqui, ela entra na escola comum e conhece Marco Dias, um garoto que vai ensiná-la sobre a vida na Terra e também, aprender sobre magia.

Pontos positivos: eu adoooro um desenho bem colorido e bem nonsense cheio de coisas que jamais aconteceriam. Acho importante esta magia, esta liberdade para a imaginação!

Pontos negativos: tem aquela coisa do “romance infantil” que eu sou completamente contra! O Marco se apaixona pela Star e há no roteiro, alguns daqueles momentos desconfortáveis e constrangedores de pessoas apaixonadas. Acho que ainda é meio cedo para isso, sabe?

8 – Game Shakers

Onde? Nickelodeon

Tipo: seriado

Indicado para: maiores de 5 anos

Resumo: Babe e Kenzie são duas garotinhas muito gênias que criaram um joguinho de celular que se tornou um sucesso! Com isso, se juntam ao amigo Hudson para formar uma empresa que tem o objetivo de criar cada vez mais, novos e divertidos joguinhos.

Entra na história o rapper Doble G que se torna o investidor delas e acrescenta o filho Triple G na empresa, onde ele se torna o “testador” oficial dos novos aplicativos.

Pontos positivos: gosto muito da empresa ser comandada por duas MENINAS gênias, por elas serem as chefonas, as que desenvolvem, organizam, promovem e comercializam seus novos produtos. Acho importante a mensagem que isto passa para meninos e meninas!

Pontos negativos: não chega a ser ruim mas, o enredo está todo enrolado em bobagens do adulto sem noção da história: o Doble G. Desde ostentação desnecessária até conflitos de divórcio, ele faz as besteiras e as crianças consertam. É engraçado, mas prepare-se para maus exemplos!

9 – School of Rock

Onde? Nickelodeon

Tipo: seriado

Indicado para: todas as idades

Resumo: quem assistiu ao filme homônimo pode esperar basicamente o mesmo enredo: professor trapalhão viciado em rock’n roll e alunos brilhantes nas matérias e na música.

No seriado, há mais espaço para o desenvolvimento pessoal das personagens principais (que são as mesmas do filme) e com isso, podemos acompanhar os conflitos e dramas da vida na escola tradicional e cara, enquanto eles escondem que são uma incrível banda de rock.

Pontos positivos: o enredo não tem nada de politicamente incorreto, as crianças arrasam cantando e tocando, e as piadas são boas sem apelação.

Pontos negativos: ainda não encontrei!

10 – Jovens Titãs

Onde? Cartoon Network

Tipo: desenho animado

Indicado para: todas as idades

Resumo: O prédio da Liga da Justiça está sob a administração de um jovem Robin que precisa treinar e liderar as versões também adolescentes dos heróis Ravena, Estelar, Mutano e Ciborgue. Mais ou menos como um albergue estudantil, em Jovens Titãs os vilões são as coisas “chatas” do dia a dia: limpar o quarto, escovar os dentes, comer de maneira saudável, cortar as unhas…

Tudo é exagerado e elevado á máxima potencia com músicas e efeitos hilários! Adoro! Assistia muito quando eu mesma era criança! rs

Pontos positivos: acho importante fazer graça das coisas do cotidiano e deixar as tarefas mais leves. Sim, a gente reconhece que elas são importantes, vamos fazer o que precisa ser feito, mesmo que a gente não goste. Mas podemos fazer piada disso, sem dramas!

Pontos negativos: eu não vejo pontos negativos, o que acontece aqui é que se você está esperando que depois de toda a chacota vai vir uma grande “lição de moral” ao final, esqueça! Eles fazem piada de tudo, viajam na maionese, reclamam, dão risada e é isso! Não tem direcionamento ou lição. Pra mim está ok, e pra você?

Pedro e Cacá assistem a todos estes programas juntos, aqui não tem aquela coisa de “programa de menina e programa de menino”. Claro, que eles têm preferências mas, sentam juntos e assistem juntos!

Aliás, isto é outra coisa que eu preciso compartilhar…

Sabe a briga do controle remoto? Aquela coisa de irmãos que cada um quer assistir uma coisa, e escondem o controle, e discutem, e correm um atrás do outro?

Então, aqui também tinha! Daí, eu resolvi isso de uma maneira super diplomática #sóquenão: brigou, eu desligo a TV!! Simples assim!

Eu não discuto, não coloco regra, não digo quem pode o que. Eu deixo que eles se organizem e se entendam e se eu escutar uma briga por causa de programa de TV, eu desligo e acabou!

Normalmente eles se resolvem fazendo 1 programa de cada, como a hora da TV não é muito longa, dá pra rolar 1 episódio predileto de cada um e acabou. Ás vezes, também rolam as discussões sussurradas para eu não ouvir… Morro de rir!

Porque também acho importante que eles aprendam a se resolver sozinhos sem tanta interferência minha, e também porque não estou interessada em ficar mais maluca do que estou! #soudessas

E por aí? O que está fazendo sucesso com os tweens?

Aumenta a nossa lista!

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comentários

1 comentário via blog

  1. Regiane Ferreira comentou em

    Os únicos que eu assisto é Gravity falls e Jovens Titãs, meu pequeno também adora, mas evito deixar ele muito na frente da tv.