Categorias Decoração

Idéias para uma festa Indiana Jones

Vocês já sabem que eu amo fazer a festa dos filhotes, né? E amo ainda mais quando percebo que o Pedro e a Cacá vão absorvendo todas as referências culturais que, quase sem querer, aplicamos aqui em casa.

Todo ano, eles podem escolher o tema da festa de aniversário, e todo ano, eles me surpreendem com suas inspirações. Já tivemos festa do Harry Potter, festa Star Wars, festa Chapeuzinho Vermelho, festa Circo e este ano, o Pedro escolheu como tema para sua festa de aniversário o personagem Indiana Jones!

 

Eu, que fiz faculdade de História e, confesso, até sonhava em ser arqueóloga, descobrir relíquias em lugares inexplorados, viajar pelo mundo e conhecer muitas culturas diferentes, sou apaixonada pelo universo do Indy e, mesmo que os filmes não sejam lá “super adequados” para crianças, as caçadas do Indiana em defesa dos patrimônios históricos da humanidade, despertam no Pedro esta mesma paixão que eu tenho, pelas diferentes culturas, pela aventura, pelos lugares do mundo…

Enfim, fazer uma festa com o tema Indiana Jones para crianças, vai ser um desafio que eu vou adorar! E comecei fazendo uma pesquisa de referências lá no Pinterest, segue a gente lá, tem um montão de painéis dos mais variados assuntos cheios de dicas e inspirações!

Nas referências que encontrei, defini que:

  • a festa é vintage, já que as histórias do Indiana se passam nos anos 30/40
  • as referências de cores são: marrom, ouro velho e verde
  • os principais elementos são: cobras, caveiras, crucifixos, mapas, bússolas, malas de viagem, qualquer coisa que tenha referência com artefatos antigos
  • os materiais: madeira, ferro, tecido de algodão cru (estopa), corda, couro, lona

Dá uma olhada nas idéias que eu achei e gostei:

fantasia indiana jones

O Pedro já decidiu que estará caracterizado em sua festa! Saiu fuçando no guarda roupas dele e descobrimos que já temos: a calça de sarja, a camisa branca, a jaqueta de couro, o cinto e a bota. Vou atrás de um chapéu, da bolsa lateral, do coldre e do chicote. Encontrei, inclusive, um tutorial que ensina a fazer o chicote com fita forte marrom, vamos ver se funciona!

festa indiana jones

Eu gostei muito desta idéia de convite que imita um mapa antigo, as crianças convidadas da festa também ganhavam um kit de chapéu, chicote e água para participar de atividades de caça ao tesouro. Bem legal!

festa indiana jones

Eu curti este bolo de aniversário que tem super cara de feito em casa, pela mãe, do jeito que eu amo! hehehe

festa indiana jones

festa indiana jones

festa indiana jones

festa indiana jones

Docinhos com referências icônicas ao filme, caveiras, plaquinhas com hieróglifos, múmias, ídolos…. Tudo muito bacana para inspirar e explorar!

festa indiana jones

Gostei desta idéia de background com muro inglês, a placa de madeira com pôster do aniversariante caracterizado também ficou muito legal! Outra coisa que amei foi, o uso de malas, maletas, tambores e caixotes como suporte para os docinhos da festa, super visual!

festa indiana jones

Nesta idéia, muitos elementos e “super produção”, não faria assim porque não é “minha praia”, mas gostei das sugestões!

festa indiana jones

Amei esta idéia de atividade: cada convidado cria seu próprio Graal! Taças plásticas + purpurina dourada + elementos como pedras plásticas, lantejoulas etc. e as crianças vão se divertir muito!

festa indiana jones

Super amei esta idéia de lembrancinha e com certeza vou adotar! Bauzinhos de MDF carimbados, mini “diário de bordo” de aventuras e um mini mapa! Podemos colocar docinhos no baú, o Pedro pode personalizar o mapa… Mil coisas já estão passando na minha cabeça! hehehe

Quem me acompanha no Instagram @bagagemdemae sempre toma um susto quando eu começo a falar que estou pesquisando para a festa de aniversário do Pedro ou da Cacá, isso porque eu sempre começo com muita antecedência. Como faço a maioria das coisas sozinha, eu faço um planejamento de projetos e divido pela quantidade de meses até a festa.

Por exemplo, a festa de aniversário do Pedro é em julho então, entre fevereiro e março eu já começo a fazer a pesquisa para o planejamento, desenho um rascunho da mesa do bolo e decorações, listo as coisas que vou precisar para decorar, faço a lista de convidados, defino quantidades de comida, bebida, mesas, cadeiras etc.

Com estas coisas definidas, consigo ter uma idéia do orçamento que precisarei para a festa e assim, divido os gastos entre os meses até a data da festa. Exemplo: começo comprando/alugando os itens de decoração, projetinhos de artesanato, convites etc. Depois, faço orçamento de comes e bebes, fecho com os fornecedores e avalio se consigo preço melhor pagando à vista ou, se é melhor parcelar até a data da festa por causa de outros compromissos financeiros e deixo por último, as coisas que só dependem de mim como, fantasias das crianças, música, presentes, entrega de convites, etc.

Outra coisa que sempre me perguntam é, onde eu faço as festas de aniversário. Eu gosto de festa em casa, de petit comite, poucas e boas pessoas convidadas, amigos de verdade e família reunida por isso, faço a festa sempre em casa, ou melhor, no salão de festas do meu condomínio.

O número total de convidados nunca ultrapassa 40 pessoas (somados adultos e crianças) e eu priorizo a minha lista assim: família por parte de pai, família por parte de mãe, amigos do casal e amigos da escola.

Eu fiz uma experiência de festa de aniversário onde convidei todos os coleguinhas da escola + seus irmãos e pais, o resultado? Uma festa para mais de 100 pessoas, gente que eu nunca vi na vida e adeus intimidade!! Foi uma loucura!

Agora eu faço o seguinte: as crianças podem convidar no máximo 3 amigos da escola com suas famílias, para que todos os outros coleguinhas da classe não se sintam menosprezados, eu faço uma festinha na escola para toda a turma e os convites da festa em casa são discretamente encaminhados para os pais das crianças.

Pedro e Cacá estudam na mesma escola há quase 4 anos e têm os mesmos amigos desde sempre por isso, conseguimos maior intimidade com estas pessoas e assim, minha festa íntima continua sendo “íntima”. Eu penso assim, um mega evento eles terão quando se casarem, se quiserem, festa de aniversário é pra curtir, pra ser agradável, pra ser um momento feliz, sem regras, sem cronograma, sem tapete vermelho, sem tambores, gelo seco, fogos de artificio e parafernalha.

Nada contra quem curte tudo isso mas, pra mim e minha família, é sem sentido! Meus filhos frequentam as festas de aniversário dos coleguinhas, que são realizadas nestes moldes e, justamente porque compreendem que a festa não é o lugar quem faz e sim, as pessoas, eles nunca me pediram uma festa igual às dos coleguinhas. Nunca acharam ruim ou estranho terem uma festa “pequena” porque, para eles, a FESTA é estar com os amigos, é poder comer doces à vontade, é cantar parabéns, é ter um dia especial cheio de mimos e brincadeiras!

Muito além da questão financeira (porque sim, eu acho um desperdício absurdo de dinheiro estas mega festas exageradas para crianças), uma festa caseira significa, para nós, intimidade, carinho, celebração, dia feliz, amigos por perto, família e não uma apoteose desnecessária de COISAS!

Opa, acho que me estendi no assunto mas, quis aproveitar para responder mais explicadinho para todo mundo que me pergunta sobre as festas caseiras, e é isso! Este ano teremos Indiana Jones e eu já estou doida para colocar a mão na massa!

E vocês, curtiram o tema inusitado do Pedroca?

bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

4 comentários via blog

  1. Fernanda Lucena comentou em

    Oi Loreta
    Bem diferente mas super legal!
    Adoreiiiii

  2. Talita Rodrigues Nunes comentou em

    Oi, Loreta! Nossa! Tomei um susto com teu post! Meu pequeno faz aniversário em maio e eu curto essa ideia de festa pequena hand made, ou seja, já estou atrasada!!!
    Vou correr para definir o tema e sair atrás do que preciso! hehehe
    Adorei todas as dicas que desse e o tema do Pedroca.
    Beijos e boa semana!

  3. Édille Mirna Accardo comentou em

    Adorei

  4. Édille Mirna Accardo comentou em

    Adorei, meu netinho faz 8 anos em maio achei as ideias geniais! Vou fazer o máximo possível para ficar assim lindo! Obrigada