Categorias Vida de Mãe

Surpresas de aniversário

Outro dia falei por AQUI sobre a importância de manter ou criar tradições familiares, lembram? Eu acho que as tradições são importantes para trazer unidade, identidade, criar vínculos e mais um monte de outras coisas entre todos os membros da família.

Uma tradição que temos aqui em casa são as surpresas de aniversário! Dia de aniversário por aqui é “sagrado” e as comemorações não acontecem só com a festinha não!

Com pequenas e singelas atitudes, criamos momentos muito especiais e significativos e que com certeza vão acompanhar as crianças (e nós mesmos) pra sempre!

Listei 5 surpresas que fazemos e que você também pode começar a fazer por aí:

1 – Acordar com bexigas!

Todos os anos, na madrugada do dia do aniversário do Pedro ou da Cacá, eu e o papai enchemos muitas bexigas e lotamos o quarto deles com elas!

Quando eles acordam, estão rodeados de bexigas coloridas! Eles amam!

surpresas de aniversário

2 – Café da manhã especial!

As crianças já sabem que dia de aniversário é dia de café da manhã especial! Eles fazem seus pedido na noite anterior e eu deixo tudo preparado para de manhã!

Vale tudo! Chocolate, milk shake, waffles, pão de mel… Eu sempre me surpreendo com a simplicidade dos pedidos deles!

surpresas de aniversário

3 – Escreva uma carta para a cápsula!

Nós temos nossa “cápsula do tempo”! No dia do aniversário, eu escrevo uma carta dizendo tudo o que sinto e as coisas que aconteceram naquele ano para ele ou ela, eles também escrevem suas próprias cartas contando as coisas que mais gostaram de fazer naquele ano, quem são seus melhores amigos, o melhor dia de todos, a comida predileta, o filme, a música…

Fechamos as cartas e colocamos em uma caixa de sapatos que é a nossa cápsula! A meta é abri-la só quando eles fizerem 18 anos e então, ler tudo o que passou!

surpresas de aniversário

4 – Almoço “você que manda”!

No dia do aniversário, além do café da manhã as crianças também podem escolher o que querem almoçar! Tem vezes que eles pedem pra almoçar sorvete, tem vezes que querem comer só porcarias, eu confesso que fico me controlando pra atender estes pedidos mas no fim, é apenas uma vez no ano e isso não vai matar ninguém, né?

surpresas de aniversário

5 – Café da manhã com princesas e heróis

Esta é uma surpresa que eu nunca fiz aqui em casa mas, conheço outras mães que fizeram e disseram que é maravilhoso!

Que tal contratar a princesa ou o herói preferidos para acordá-los e tomar café da manhã com eles? Você combina tudo previamente e com certeza, quando eles acordarem e verem a visita que estão recebendo, vão ficar encantados!

Aqui em SP as empresas que prestam este tipo de serviço (e que eu recebi indicação) são:

Estação Felycidade (a melhor para contos de fadas e princesas)

Dream Kids (a melhor para super heróis, a fantasia de Homem de Ferro é incrível!)

surpresas de aniversário

Na idade em que estão agora, Pedro e Cacá não abrem mão de ir para a escola no dia do aniversário porque adoram fazer a farra junto com os amigos, e de uns 2 anos pra cá as surpresas de aniversário têm sido tão bacanas que eles dão mais importância pra isso do que para as festas mesmo, sabe?

Na minha infância, minha mãe sempre deixava um desenho feito por ela mesma do lado da minha cama, quando eu acordava ela já havia saído para trabalhar mas eu sempre sabia que ela tinha passado por lá e feito aquilo pra mim. Eu passava a tarde colorindo o desenho que ela havia me feito, e era um jeito de passarmos o meu dia de aniversário juntas, apesar de não fisicamente!

Estas lembranças doces da infância fazem parte de tudo o que somos quando crescemos e por isso, acho mais importante criá-las do que me preocupar com o tamanho da festa e uma lista enorme de convidados.

E vocês, têm tradições de aniversário também? Se lembram de alguma coisa que era especial na sua própria infância?

Me conta!

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

Comentários

4 comentários via blog

  1. Prita Rigueira comentou em

    Loreta, amei as ideias! Fecho os olhos e sinto todas as cores dos meus aniversários de menina: o quarto decorado de bolas e papel crepom, os desejos de batom no espelho, as flores que chegavam na sala de aula. Era muito especial. Engraçado, gostava tanto e nunca fiz com meu filho. Só registro seu crescimento e descobertas através das crônicas que escrevo, semelhante a carta para a cápsula do tempo e publico em sua página (depois dá uma olhada: https://www.facebook.com/auladoprofessorfrancisco/ ). Esse ano será diferente. Muito obrigada! Um abraço bem apertado :)

    1. Loreta Berezutchi respondeu Prita Rigueira em

      Oi Prita! Ah, que bacana saber que eu pude trazer tudo isso de volta pra vc! Comemorar aniversário é uma delícia e de filho então, é festa dupla! Porque eles comemoram mais um ano de vida e a gente, de renascimento, como mães! Bjs! ;)

  2. Fernanda comentou em

    Eu amei a ideia de encher o quarto com bexigas!! É uma ideia simples, mas que encanta qualquer criança!

    Beijinhos

  3. Talita Rodrigues Nunes comentou em

    Ah! Eu amei saber dessas suspresinhas! E já anotei algumas para adotar por aqui!
    Como meu filhote ainda tem 3 anos, ele basicamente me pede para ficar em casa e toma uma mamadeira de café da manhã. Mas vou adaptar algumas ideias! ;)