Categorias Vida de Mãe

Sim, você é uma mãe normal!

Já repararam como mil coisas passam na cabeça de uma mãe ao longo do dia? São preocupações que vão desde as financeiras e de saúde até as mais simples, como resolver o que vai ter para jantar!

É tanta coisa, tanta coisa, tanta doidera que a gente fica sempre se perguntando: será que eu sou uma mãe normal? Será que toda mãe é assim? Será que é isso mesmo?

Eu sei que pode parecer estranho pra você, mas eu tô aqui pra te contar que sim, você é uma mãe normal!

Sabe quando você corre o dia inteiro pra cima e pra baixo, fazendo mil e uma coisas e dando conta de tudo e mesmo assim, no fim do dia tem aquela sensação de que não fez nada?

Isso é absolutamente normal!

 

E quando você não consegue dormir apesar do sono excruciante que te fez passar o dia inteiro no modo zumbi mas, basta tocar a cabeça no travesseiro para surgirem mil coisas que você esqueceu de fazer, ou pretende fazer amanhã e preocupações que nem são realmente importantes e você fica pensando como é possível que apesar de tanto cansaço você não consegue ser igual ao seu marido e simplesmente deitar e dormir de roncar?

Isso também é normal!

mãe normal

E aqueles dias que você acorda se sentindo a melhor mãe do mundo, abalando geral, fazendo comida no estilo MasterChef, dando conta da casa e das crianças sem um único grito, sentando no chão pra brincar, fazendo penteados elaborados na filha e ainda marcando o pediatra, ligando pra mãe e entregando aquela tarefa de dias atrás no escritório e mesmo assim, no dia seguinte, sente como se fosse um total fracasso e nada na sua vida desse certo?

Complemente normal!

mãe normal

E se você não tem tempo de postar mil fotos nas redes sociais do seu filho, de dedicar um blog-diário a cada pequena grande conquista dele, se não faz as festas de aniversário manualmente e muito menos se interessa em criar brinquedos manuais pra ele… Isso é normal, viu?

Tem dias que, apesar de você morar numa casa cheia de crianças fazendo barulho e coisas acontecendo o tempo todo, você se sente sozinha e desolada e isso é muito normal!

mãe normal

Você tem na sua cabeça a mãe perfeita que você é, a mãe idealizada e que dá conta de tudo e você sabe exatamente o que precisa fazer para ser esta mãe que você mesma idealizou mas, mesmo assim, você tem a sensação de que nunca será esta mãe que você quer tanto ser e sabe de uma coisa?

Isso é normal!

E a maior de todas as provas de que você é normal, é o fato de que talvez você NÃO AME SER MÃE todos os segundos de todas as horas de todos os dias de sua vida mas, você jamais vai dizer isso em voz alta e muito menos admitir para o mundo e tá tudo bem! Isso também é normal!

mãe normal

Mais normal ainda é você ter todas estas preocupações na cabeça, é você sentir todo este misto de emoções e sentimentos como se a sua vida fosse agora uma montanha russa maluca e você estivesse colada no primeiro assento!

Na verdade, sentir tudo isso é apenas a prova maior de que você é uma ótima mãe! De que você está fazendo um ótimo trabalho e de que é uma mãe de verdade!

Então, quando te perguntarem por aí por que você está sempre correndo, cheia de olheiras, sem tempo para os amigos, dizendo coisas que não fazem muito sentido ou indo até a padaria de pijama, não pense que você enlouqueceu ou que tem alguma coisa de errada com você!

Você é completamente normal! Uma mãe normal, uma ótima mãe e talvez, estas pessoas que te dizem estas coisas já saibam disso, elas apenas não conseguem evitar o comentário e daí, tudo o que você precisa responder para elas é: tudo bem! É tudo normal!

E viva sermos normais, porque talvez o nosso normal agora, seja estar de cabeça para baixo! :D

mãe normal

 

PS: A Kristina Kuzmic tem um canal no YouTube cheio de vídeos engraçadíssimos sobre a maternidade “normal”, inclusive um que eu assisti recentemente e inspirou este post! Vai lá conhecer o canal dela, recomendo muito! ;) 

Deixe seu comentário

Comentários

3 comentários via blog

  1. Talita Rodrigues Nunes comentou em

    Eu acho que é bem por aí.
    Penso que cabeça de mãe é mesmo muito confusa! Até escrevi um texto sobre isso:
    http://somelhora.com.br/2015/10/20/confusao-de-cabeca-de-mae/

  2. Anielle comentou em

    Me identifiquei completamente. Ser mãe é ser multifuncional, vários afazeres, pensamentos e utilidades numa só pessoa. Apesar de ser cansativo e muitas vezes estressante, é recompensador e prazeroso representar tamanha importância na vida de um serzinho tão lindamente dependente de nós!