Categorias Passeios e Viagens

Na estrada: de São Paulo para Gramado de carro, com crianças!

Fazia um tempão que estávamos ensaiando para pegar a estrada e fazer uma viagem mais longa com os pequenos! Não tínhamos muita certeza do destino ou roteiro, mas sabíamos que queríamos ir para o sul do país!

são paulo para gramado de carro

Depois de pensar em vários destinos, aceitamos um convite-desafio e fomos de São Paulo para Gramado de carro com as crianças! A longa viagem, se fosse percorrida de uma vez só, levaria um pouco mais de 12h mas fizemos um planejamento bacana, com uma parada para pernoite e deu tudo certo!

Nós sempre amamos a estrada, e quando estávamos morando no Recife, aproveitamos muito a proximidade das cidades e praias para visitar todos aqueles cenários e paraísos tropicais porém, como as crianças eram muito novinhas (Pedro com 3 anos e Cacá com 1 ano) sofremos um bocado!

Era criança vomitando, fralda pra trocar, mil paradas sem planejamento, choro por causa do cansaço e outras coisas que nos deixaram meio traumatizados!

Agora, Pedro com 9 anos e Cacá aos 7 anos, já era hora de tentar de novo! Convite aceito, lá fomos nós!

Fiz um vlog da viagem mostrando um pouco da experiência de estrada, hospedagem, passeios e dicas. Como no vídeo não fica tudo muito explicadinho, vou fazer uma série de posts detalhando tudo, assim você também pode tirar do papel o seu plano de viagem!

Nossas principais providências para garantir o sucesso da aventura, foram:

1- Rota

Depois de olhar no Google Maps, Waze e consultar o GPS do próprio carro, decidimos seguir o Waze para fugir do congestionamento na saída de São Paulo.

A rota traçada levava pouco mais de 12h e como queríamos evitar viajar por estradas desconhecidas a noite, planejamos fazer uma parada de pernoite. Escolhemos esticar o máximo possível saindo de SP para poder chegar mais cedo no dia seguinte em Gramado e assim, aproveitar melhor o dia.

Programamos uma pernoite na ida e na volta em Balneário Camboriú e de SP até lá demoramos cerca de 8h contando com 2 paradas.

A rota traçada saiu pela Rodovia Anchieta até a Rodovia Régis Bittencourt, nela seguimos até Balneário Camboriú e depois, BR 101 RS até a Rota do Sol que finalmente leva até Gramado.

As estradas são boas, seguras e pedagiadas! Há postos de paradas na Anchieta, na Régis e na BR 101, na Rota do Sol não há então, o melhor é parar antes!

Na segunda etapa da viagem, levamos 5h de Balneário a Gramado contando mais 2 paradas e na volta, mesmo caminho da ida com pernoite em Balneário Camboriú.

2 – Carro

Nós fomos com o novo Cruze Sedan da Chevrolet! Um carro mega espaçoso e mega confortável! Entre as principais comodidades que usamos muito estão:

Função cruzeiro: permite que você programe a velocidade máxima do carro e assim, você pode tirar o pé do acelerador e só controlar o freio!

Assistente de faixa: te avisa se por acaso você sair da sua faixa na estrada e até corrige a direção pra você!

OnStar: serviço de concierge! Você aperta um botão e o atendente te ajuda localizando onde você está e te dizendo onde estão os postos de parada, restaurantes, hotéis… Fundamental em aventuras como esta em que você não conhece o caminho e nem o destino!

Espaço interno e bancos traseiros com mesinha: as crianças usaram muito a mesinha do banco traseiro posicionando seus lanchinhos, bebidas e o IPad para assistir filminhos. O espaço interno é super confortável e mesmo com a cadeirinha da Cacá (Pedro já tem altura e peso para ir direto no banco com cinto de segurança) tem muito espaço para ficarem confortáveis nas horas de viagem.

Porta malas gigante: o porta malas do Cruze é enooorme! Coloquei todas as nossas malas e ainda trouxe de lá um tapete que comprei que tem 2,00m X 1,60m sem aperto, juro!

Dá pra ir com um carro mais simples? Dá, mas você precisa pensar se estará confortável para todos e é claro, dar aquela revisada básica no carro antes de pegar a estrada!

3 – Hotéis

Balneário Camboriú: ficamos hospedados para pernoite na ida e na volta no Ibis Styles, o único da rede que tem quartos família para 4 pessoas.

Gramado: ficamos hospedados no Casa da Montanha, com certeza a melhor escolha em Gramado! O Hotel é delicioso, está super bem localizado, os quartos são incríveis, comida deliciosa… Com certeza fez a experiência em Gramado ser ainda mais maravilhosa!

Vou fazer posts individuais com cada uma das hospedagens dando mais detalhes, mas tem um pouco no vídeo!

4 – Passeios e onde comer

Quando comecei a montar nosso roteiro, levei em conta a hora que chegaríamos em Gramado, a hora que voltaríamos, os horários das atrações que gostaríamos de visitar e as localizações.

Passamos 3 dias na cidade, o que eu achei que foi pouco! Mas conseguimos visitar as principais atrações turísticas e culturais e o parque Snowland, que as crianças estavam doidas para ir!

O Snowland é um parque onde tem neve o dia inteiro, tem um pouco dele no vídeo mas, vou fazer um post com o nosso roteiro para ajudar os viajantes a se programarem e também, posts individuais com as atrações!

Gramado não é das cidades mais baratas para se comer e passear, mas vou listar em outro post também lugares que são bacanas para comer e que valem a pena!

5 – Preparativos

Antes de pegar a estrada, preparei 1 malinha a parte com pijaminhas e troca de roupa, 2 bolsas térmicas com lanchinhos e suquinhos e baixei muitos desenhos e filmes da Netflix direto no IPad assim, as crianças poderiam assistir off line nos lugares onde a estrada fica ruim de sinal!

Também levamos mantinhas e travesseiros, lencinhos umedecidos e lenços de papel e olha, cada uma das coisas que eu levei foram usadas e se mostraram importantes. Vou fazer post de planejamento para a viagem também, pode deixar! ;)

Então é isso, por enquanto, deixo vocês com o vlog de viagem e conforme for subindo os posts, vou compartilhando nas redes sociais, ok?

Quem tiver dúvidas específicas, pode mandar que eu respondo!

Bjs!

PS: Para evitar o reload do site, clique para assistir ao video direto no Youtube e não esquece de me dar um joinha por lá e assinar o canal, hein? hehehe

Deixe seu comentário

Comentários