Categorias Decoração

Reformando: Home Office + Brinquedoteca

Desde que eu decidi colocar o Pedro e a Cacá dormindo no mesmo quarto e assim, liberar 1 quarto para ser brinquedoteca 2 coisas aconteceram: percebi que o nível de bagunça aumentou muito pois, com o quarto de brinquedos era muito simples ir colocando um monte de coisa lá dentro sem me preocupar e com isso, eu fui perdendo cada vez mais espaço já que, na zona que era a brinquedoteca não tinha condições de manter meu home office.

Arranjei um cantinho da mesa de jantar pra mim e tentava concentrar lá tudo o que era referente ao meu trabalho (falei sobre home office AQUI) só que, as coisas foram aumentando, os papéis “dando cria”, coisas importantes sumindo no meio de toda a bagunça e então, no final do ano passado eu decidi que era hora de dar um jeito nisso tudo!

A única solução pra mim era, dividir a brinquedoteca com as crianças e para isso, precisávamos fazer uma boa limpeza, tirar todo o excesso de tranqueiras que haviam por lá e tentar imaginar como eu poderia organizar o espaço (que é pequeno) para caber as coisas deles e as minhas.

Comecei a fuçar muito em idéias de decor pela internê, medi o meu espaço e com base na minha necessidade de trabalho que é basicamente uma mesa, uma cadeira, espaço pro computador e área de arquivo, fiz este desenho aqui que foi a minha inspiração:

Captura de Tela 2015-02-08 às 19.52.19

Postei esta foto lá no meu instagram, segue a gente @bagagemdemae ;)

No meu desenho (que não está lá aquelas coisas, eu sei! rs) e na minha cabeça, o home office/brinquedoteca seria composto basicamente de prateleiras daí, passei alguns dias olhando para as coisas que eu já tinha (móveis, arquivos e etc) e percebi que poderia reutilizar todas as coisas que já estavam ali para deixar como eu queria.

Para vocês conseguirem entender, olha como era a brinquedoteca:

IMG_0755

Uma zonaaa!! /0\

IMG_0751

Uma zonaaaa!! Além deste armário cor de rosa, havia mais 1 exatamente igual na cor azul, eles eram guarda-roupas pequenos e simples que eu comprei logo que voltei do Recife para São Paulo e fiquei provisoriamente em 1 apartamento alugado. Como eram guarda-roupas, eles não tinham muitas prateleiras internas e não dava para organizar as caixas de brinquedos das crianças por isso, acabava usando mais este armário de nichos aí de cima e deixei estes guarda-roupas para guardar alguns casacos e as fantasias das crianças.

Como no meu projeto de reforma eu precisava de prateleiras e, os armários com portas fechadas normalmente “fecham” mesmo espaços pequenos, eu estava pronta para me livrar deles até que, ao começar a desmontar, percebi que poderia usar suas madeiras para cortar e fazer as minhas prateleiras, ao invés de comprar prateleiras novas!

Começamos a desmontar os armários e percebi que, ao invés de cortar tudo, eu poderia “remodelar” meus armários, reutilizar madeiras e deixá-lo com o tamanho exato da minha necessidade.

Olha como ficou! Eu tirei as portas, coloquei prateleiras internas, mantive as gavetas, cortei a parte lateral e ele coube certinho no espaço que eu tinha.

IMG_0752

Como ele ficou! Retirei as portas, instalei prateleiras internas usando as madeiras do outro armário e corte a lateral!

Antes de começarmos a reforma, fizemos uma grande limpeza tirando coisas que iriam para o lixo, coisas que precisavam de reparo e doando muitos brinquedos. Depois, fizemos alguns reparos nas paredes e eu decidi pintar de uma cor mais escura (já que era branca) pra ver se “aguenta” por mais tempo a sujeira!

IMG_0944

Eu tenho sérios problemas na hora de escolher cores, sou geminiana! :P

Por isso, sempre prefiro comprar branco e vários tubos de corantes de várias cores diferentes e vou fazendo experimentos! Para chegar nesta tonalidade de “verde menta” eu segui as instruções da tabela do fabricante e misturei corantes verde e preto! Amei!

Depois das paredes pintadas, era hora de colocar tudo no lugar! Como eu havia medido anteriormente, minhas “novas” estantes cabiam exatamente nas paredes laterais da minha janela daí, comprei uma madeira mais larga exatamente na medida entre as duas estantes para ser a minha mesa de trabalho, ficou assim:

IMG_1282

De um lado, o armário sem as partes e com novas prateleiras no outro lado, a outra metade que também ganhou mais prateleiras e cabe exatamente no meu espaço!

IMG_1286

Colei um pedaço de cortiça na lateral da estante e fiz o meu porta recados! To apaixonada pelo meu novo espaço! <3

Para deixar tudo no lugar, usei caixas, potes e organizadores para guardar brinquedos, materiais de arte, de costura, de trabalho, de escola e etc. Organizei as estantes deixando as prateleiras inferiores para eles e as superiores (onde eles não alcançam) para mim.

O antigo armário de nichos continua sendo exclusivamente das crianças e foi mantido exatamente como sempre foi porém, depois que eliminamos tantas coisas, ele ficou mais organizado e eu deixei a parte superior (que eles nunca alcançaram mesmo) para a impressora e os papéis:

IMG_1283

Livros e carrinhos organizados, espaço para a multifuncional, mesinha para brincar e espaço na parede que vai ganhar quadrinhos!

Desde que a minha amiga Adri, da loja Materniarte, me trouxe esta faixa adesiva de pista, o Pedro estava louco querendo adesivar e transformar a casa toda em autódromo. Eu já tinha planos de colocá-la na nova brinquedoteca e ficou assim:

IMG_0949

Feliz da vida com a pista de parede! <3

Eu adorei o resultado final, o desafio agora é manter este quarto organizado para que possamos trabalhar e brincar no mesmo espaço. Além disso, eu finalmente tenho um cantinho certo para trabalhar ao invés de ficar jogada no sofá ou no canto da mesa de jantar e com isso, as crianças também passaram a usar a brinquedoteca para brincar mesmo!

Antes ela servia mais como um “depósito” já que, as crianças gostam de brincar onde eu estou e como eu estava na sala, vinham com aquele monte de brinquedos espalhando pela sala toda!

Ainda faltam algumas coisinhas, quero colocar uma persiana, alguns quadros e retratos mas, reutilizando as coisas que eu já tinha esta reforma me custou apenas R$ 350,00 uhuuu!

Vou contando pra vocês se está dando certo a experiência de dividir este espaço com as crianças! Quem já faz isso por aí? Me contem se funciona?

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários