Categorias Receitas

Receita: Quibe de abóbora com quinoa recheado com ricota e espinafre

Esta semana eu estive em um evento mega legal, a convite do laboratório Aché, onde tive uma aula de culinária com a finalista do MasterChef Brasil, Raquel Novais.

masterchef brasil raquel novais

Nesta aula, Raquel contou para os convidados que, a convite do laboratório e com a ajuda de uma nutricionista, desenvolveu receitas que são ricas em cálcio. Nem todo mundo consegue absorver a quantidade ideal da substância em sua dieta diária e, especialmente para as mulheres, o cálcio tem uma função muito importante, ele ajuda a prevenir a osteoporose.

O prato principal do nosso almoço “estrelado” era um quibe de abóbora com quinoa recheado com ricota, espinafre e brócolis. Eu que sou meio “avessa” a carnes, prefiro mil vezes preparar legumes e vegetais do que mexer com carnes e estou sempre na luta pra conseguir introduzir legumes e verduras na rotina alimentar dos meus filhos, fiquei mega feliz com o cardápio!

Apesar de ser meio “chata” para pratos salgados que levam abóbora (porque não sou fã de sabores agridoces) estava mesmo caçando alguma coisa para fazer com a bendita que não ficasse com esta característica tão acentuada. Em meu repertório de receitas usando a abóbora, só 2 pratos eram do agrado de toda a família e por isso, achei esta sugestão da Raquel simplesmente maravilhosa!

Além de delicioso, é super simples e rápido de fazer! A quinoa é outro ingrediente que eu também acho muita dificuldade em incluir nas receitas e por isso, achei esta sugestão da Raquel ainda mais maravilhosa!

receita com quinoa

Pra você tentar aí na sua casa, olha os ingredientes:

2 xícaras de quinoa em grãos

4 xícaras de água

3 xícaras de abóbora japonesa cozida e espremida

2 colheres de sopa de azeite de oliva

½ colher de chá de noz-moscada

Sal e pimenta a gosto

½ xícara de chá de brócolis em floretes (brocolis ramoso – não o ninja)

2 xícaras de folhas de espinafre picados

½ xícara de alho poró picado finamente

200g de ricota

1 Colher de pimenta rosa moída

1 Colher de cebolinha picada

1 colher de sopa de folhas de manjericão

Gergelim para salpicar

Manteiga para untar

Modo de fazer

Lave a quinoa numa peneira fina. Coloque a quinoa lavada com a água e deixe ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe com tampa por mais 20 minutos. Retire do fogo e misture a abóbora, o azeite, o sal e noz-moscada. Leve de volta ao fogo e cozinhe, mexendo, até desprender do fundo da panela. Reserve.

Branqueie os ingredientes verdes (ou seja, jogue numa água fervendo por 30 segundos, retire e passe imediatamente para uma tigela com água gelada para interromper o cozimento). Escorra bem. Numa tigela misture as verduras, a ricota até formar uma massa grossa e homogênea. Tempere com sal, pimenta e as ervas.

Para montar, coloque a metade da quinoa com abóbora na assadeira untada com manteiga e enfarinhada com farinha de rosca, espalhando e apertando com uma espátula. Distribua o recheio e alise com a espátula. Por último, coloque a quinoa restante, apertando para que fique firme. Salpique com o gergelim, e asse em forno a 220ºC pre aquecido por 20 minutos. Sirva acompanhado por coalhada seca e azeite e decore com folhas de manjericão.

Na minha versão aqui de casa, a receita vai sem o manjericão porque eu sou alérgica mas, fica igualmente gostoso! Também testei sem o alho poró e deu tudo certo!

Fiquei muito impressionada com o uso da quinoa para dar a consistência e firmeza de “quibe” para o purê de abóbora, ficou delicioso e eu nunca imaginei utilizar este ingrediente desta maneira!

Além deste prato delicioso, a Raquel também preparou pra gente uma paella de legumes divina e uma sobremesa de cheese cake de açaí com torrada de castanhas que estava deliciosa!

masterchef brasil

Quem quiser dar uma olhada na aula, tem um video que eu fiz a transmissão ao vivo lá na nossa Fanpage Facebook, clica AQUI para ver!

E quem testar a receita por aí, depois vem me contar se deu certo!

#ficadica para o almoço do final de semana, hein?

Bjs ;)

*Fotos: Instagram @bagagemdemae e Luís Vinhão

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários via blog

  1. Camila Bastos Pagamisse comentou em

    Que delícia, vou tentar!
    Adoro espinafre e os meninos nem tanto… quem sabe, né?
    Bjs

    1. Loreta Berezutchi respondeu Camila Bastos Pagamisse em

      Tenta e depois me conta! Eu também amoooo espinafre!! Bjs ;)