Categorias Receitas

Receita: Nhoque caseiro

Levar as crianças para a cozinha e fazer uma receita juntos, é uma maneira de despertar o interesse deles pela comida, pelos ingredientes e, quem sabe, conseguir fazê-los comer sem brigas! #quemnunca?

Aqui em casa, nós não somos super cozinheiros, nem eu, nem o marido mas, nos arriscamos em receitas simples e colocamos toda a família para “brincar” disso também!Nossa última experiência culinária foi um Nhoque Caseiro feito pela Cacá e pelo papai!

receita de nhoque caseiro

Além de ser bem simples de fazer, são poucos ingredientes, coisas que você tem aí em casa sem precisar sair e gastar mais ou correr atrás de mil coisas para um almoço de domingo!

Olha só a receita:

  • 6 batatas médias
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
  • temperos a gosto
  • farinha de trigo para enfarinhar uma superfície plana

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas com água e sal até o ponto de purê, esprema e coloque na geladeira por 1h para esfriar. Em uma tigela grande, misture a batata amassada com o queijo, a farinha e os seus temperos (aqui usamos sal e orégano).

Vá misturando bem até a massa começar a soltar da mão, se você achar que está muito grudenta, vá polvilhando mais farinha na massa até chegar no ponto. Só tome cuidado para não colocar farinha demais e a massa ficar dura!

Enfarinhe uma superfície plana (a pia, ou a mesa), pegue bolinhos de massa e enrole como “cobrinhas”, faça quantas cobrinhas a sua massa der. Aqui em casa, deu cerca de 4 ou 5 cobrinhas.

Depois de prontas as cobrinhas, vá cortando em pedacinhos pequenos, você pode usar um garfo para deixar mais arredondado e com uma marcação bonitinha, ou só cortar mesmo!

Coloque água para ferver com um fio de óleo, quando estiver borbulhando, mergulhe as bolinhas de nhoque, por pouco tempo! Cerca de 5 a 8 minutos e vá retirando e escorrendo!

Está pronto para acrescentar o seu molho de preferência e servir! Para não correr o risco de o nhoque grudar todo e resfriar, minha dica é que você já esteja com o molho pronto e daí, basta jogar bem quentinho por cima da massa!

Nós gostamos de fazer nossos próprios molhos caseiros, mas você pode criar do jeito que achar melhor!

Super fácil e delicioso! As crianças amam ficar cheias de farinha, enrolar as cobrinhas, cortar, fazer marquinhas com o garfo… Sem falar que, com certeza, este é o tipo de memória afetiva que vai ficar pra sempre com eles, né?

 

Aproveita que estamos no final do mês e faz a experiência aí também! Diz a lenda que dá sorte comer nhoque no último dia do mês e se não der sorte, com certeza vai encher de amor o almoço de vocês!

Bjs!

Deixe seu comentário

Comentários