Categorias Receitas

Receita de Cuscuz Marroquino para o Natal

receita cuzcuz marroquino

imagem: shutterstock

A gente sempre tem uma receita especial “na manga” que guarda para ocasiões especiais, né? Eu que não sou boa de cozinha, tenho aqueles pratos secretos que sempre dão certo e fazem parecer que eu sei cozinhar alguma coisa! hehehe

O Cuscuz Marroquino é minha especialidade para as festas e é claro, é super simples de fazer e não tem erro! Ideal para substituir a farofa e acompanhar as carnes brancas ou vermelhas da sua ceia! Olha o que você vai precisar:

  • 2 copos americanos de cuscuz marroquino (você encontra em supermercados e mercearias, eu já achei no Sams Club, Pão de Açucar, Sonda e Oba)
  • 1 cenoura ralada
  • 1 cebola picada cortada em cubinhos
  • 1 abobrinha cortada em cubinhos
  • meio copo de azeitonas picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • meio tomate picado
  • sal à gosto
  • ervas de sua preferência (eu uso um mix de orégano, salsinha e cebolinha desidratados)
  • azeite à gosto

Modo de fazer:

Numa panela, coloque os legumes picados com a cebola, as azeitonas, o alho, o sal e as ervas, refogue com 2 copos de água até que os legumes estejam molinhos, Desligue o fogo, passe os legumes em uma peneira reservando o caldo e os legumes separadamente. Coloque os 2 copos de cuscuz em uma vasilha e junte a água dos legumes, ela deverá cobrir o cuscuz completamente, pode jogar o restante fora. Deixe o cuscuz hidratando nesta água por 2 horas, ele deverá “inchar” e a água praticamente sumir, quando isto acontecer, acrescente os legumes cozidos ao cuscuz. Misture bem e regue com azeite para temperar, meça o sal e se precisar, acrescente mais um pouco, está pronto para servir!

Aqui em casa, o marido adora um bacon por isso, às vezes faço uma quantidade separada e acrescento bacon picadinho frito e fica delicioso! Você também pode acrescentar outros legumes como, berinjela, pimentão ou até mesmo, uvas passas natalinas.

Depois de pronto, basta colocar em uma vasilha bem bonita para servir e enfeitar com ervas como hortelã e alecrim ou, se você for super prendada, fazer aqueles enfeites lindos com cascas de tomate e outras coisas, tô pensando em tentar!

Se você quiser dar uma de “masterchef” pode montar os pratos com a carne e o cuscuz de lado, fica lindo e apetitoso. Talvez seja a “gourmetizada” da farofa natalina! hahahaha

Aqui em casa, as crianças adoram a “saladinha de couscuz” e, apesar de não ser seco como a farofa, eu recomendo que você só ofereça às crianças pequenas (de 1 a 2 anos) se tiver certeza que ele é capaz de comer sem se engasgar. Por exemplo, se ele costuma engasgar com farofa normal, melhor evitar!

Que a sua ceia seja deliciosa, e depois vem me contar se a receita deu certo!

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

1 comentário via blog

  1. Kelly Dencker comentou em

    Adorei o blog