Categorias Vida de Mãe

Pra ajudar seu filho a aprender inglês

Ás vezes, por mais que os pais coloquem os filhos nos melhores cursos de inglês, treinem em casa, falem junto ou tenham facilidade com a segunda língua, os filhos não conseguem ou não se interessam em aprender o segundo idioma.

Aqui em casa era assim: a Cacá adorava e tinha a maior facilidade, o Pedro detestava!

Todo bimestre ele ficava de recuperação da bendita matéria, só de saber que era dia de aula de inglês, ele já mudava de humor, se retorcia na cadeira, bufava, fechava a cara e não tinha o menor interesse mesmo!

Claro que a escola, o método e a professora contam muito para melhorar a disposição do aluno em aprender inglês, e este ano ele está indo muito bem por conta desta mudança de escola que fizemos. Mas eu ficava sempre pensando o que é que os pais podem fazer para ajudar seu filho a aprender inglês?

Comecei a tentar algumas coisas por aqui e têm funcionado muito bem, por isso, resolvi compartilhar com vocês! \0/

1 – Aplicativos e joguinhos

Descobri um app muito bacana que é gratuito para IOS e Android e tem vários níveis de aulas, desde iniciante até quem está interessado em manter o segundo idioma vivo na cabeça com conversação diária. Este app é o DUOLINGO!

Todos os dias tem atividades, com imagens, sons, musiquinha, associações… Além de ler e responder as questões, as crianças também podem escutar como é que se fala e ao responder corretamente, vão ganhando pontos e avançando níveis. É como se fosse um joguinho e eles adoram justamente por isso!

Além do app, decidimos deixar os jogos de videogame com as instruções sempre em inglês assim, eles se esforçam para compreender o que precisam fazer e também, escutam e lêem em inglês quando os personagens dos jogos conversam ou explicam alguma coisa.

2 – Música

Usar a música como ferramenta de aprendizado é uma ótima estratégia! Aqui em casa eu uso de várias maneiras!

O Pedro é doido por Michael Jackson então, procuro com ele na internet as letras das músicas que ele mais gosta e depois, o desafio é traduzir para entender sobre o que fala a letra e aprender a cantar em inglês.

Outra coisa é usar outros artistas para brincar de karaokê. As crianças amam soltar a voz e eu descobri um canal no Youtube que tem vídeos novos todos os dias, sem os clipes (que ás vezes, são inadequados para as crianças), com a melodia e a letra. É o SING KING!

E se além de cantar as crianças também amam dançar, o maior sucesso aqui em casa é o JUST DANCE! Pra quem nunca ouviu falar, Just Dance é um jogo de coreografias de uma infinidade de músicas pop!

O desafio é dançar conforme a coreografia que pode ser de 1 só pessoa ou em grupo, além da coreografia, a música rola solta e a letra também! O Just Dance está disponível para consoles de videogames como XBOX, Nintendo, PlayStation, também dá pra jogar na Apple TV, no computador e smart tvs (usando o celular como controle de movimentos) ou, você pode apenas procurar no Youtube os vídeos (busque como “Just Dance 2018) e acompanhar as coreografias + música + letra sem pontuar. Diversão certa!

3 – Filmes

Além da música, uma coisa bem legal que a gente faz aqui em casa é assistir aos filmes queridinhos das crianças várias vezes e de jeitos diferentes!

Por exemplo, a primeira vez a gente assiste dublado, depois assiste com audio em inglês e legendas em português, depois com audio em português e legendas em inglês e depois, tudo em inglês. A diversão é conseguir ouvir a voz original daquele ator ou personagem de desenho, descobrir quais são os trejeitos e sotaques, os bordões, a risada…

4 – Cartinhas

Para treinar a escrita, eu escrevo muitos bilhetinhos para eles em inglês e eles escrevem de volta em inglês também. Nem sempre vem tudo certinho, mas é bacana de ver o esforço deles em traduzir o que eu escrevi e a tentativa de escrever em inglês também.

Nós sempre corrigimos juntos e eu explico como se lê, sem perceber, eles vão aprendendo gramática e colocando em prática no dia a dia!

5 – Utilidades do dia a dia

Um dos grandes desafio de aprender uma segunda língua é que, a falta de uso dela no dia a dia, faz com que a gente esqueça as palavras, não aprenda a pronunciar corretamente ou sinta vergonha de falar errado.

Aqui em casa eu sempre digo que o importante é se comunicar, e se você está tentando falar, isso já conta muito! Depois, tentamos incluir coisinhas simples no nosso dia a dia como: good morning! (bom dia!), Lunch time! (hora do almoço), I love you! (eu te amo!), see you later! (até mais tarde!), thank you! (obrigada!), sorry! (desculpa!), mom, dad, brother, sister e assim por diante.

Também vou nomeando as coisas e lugares da casa em inglês pra que eles não esqueçam e gravem na memória e assim, brincando, eles vão adquirindo vocabulário! ;)

Eu acredito muito que é super importante saber se comunicar em inglês na nossa sociedade atual. Independente do tipo de profissão que o seu filho pretende seguir, com o mundo todo tão conectado e a possibilidade de conhecermos novas pessoas, lugares, tecnologias e culturas com apenas um clique no celular, compreender o que se lê ou escuta é com certeza ampliar os horizontes dos nossos pequenos!

Vocês também pensam sobre isso? Me contem suas estratégias!

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comentários

1 comentário via blog

  1. Retrospectiva comentou em

    Ótimas Dicas, Obrigado!