Categorias Decoração

Faça você mesmo: Painel de Atividades para crianças

Já ouviu falar do Painel de Atividades para Crianças, ou nas versões em inglês: Board Activity ou Busy Board?

Inspirado na metodologia Montessori, o Painel de Atividades propõe ensinar aos pequeninos para que servem as coisas simples do dia a dia, como por exemplo: portas, campainhas, rodas, chaves, fechos, botões, zíperes…

Se você já está familiarizada com a metodologia Montessori, sabe que a base desta linha de pedagogia é estimular a autonomia das crianças, e nada melhor para este estímulo do que as coisas da vida prática, com as quais ela tem (ou vê você ter) contato todos os dias.

O Painel de Atividades pode ser feito em casa e tudo o que você vai precisar é:

  • Prancha de madeira
  • Fechaduras, trincos, cadeados, linhas, argolas, portinholas…

Você pode conseguir estas coisas aí em casa, reutilizando o que está parado ou iria para o lixo, ou ir dar uma voltinha numa destas casas de materiais de construção e optar por itens bem baratinhos.

Para te inspirar e dar idéias sobre como começar, olha só:

painel de atividades

Nesta idéia, todos os itens são “sucata”: telefone, calculadora, rodinhas, campainha, cadeados, trincos, chaveiros…

painel de atividades

Este super caprichado parece uma engenhoca de cientista! Bem colorido, incluiu brinquedinhos, xilofone, painel magnético, ábaco, cano, utensílios de cozinha…

painel de atividades

Este é bem focado nas coisas da casa e suas funções! Adorei o design do board, amarelo e preto e com uma alça para ficar mais fácil de levar para vários cantos da casa onde o pequeno pode brincar!

painel de atividades

Neste outro-  gigante, também feito com sucata, as luzes até acendem! Para conseguir este efeito, basta comprar aquelas luminárias de led que utilizam pilha e ficam no setor de iluminação das lojas destinadas a serem utilizadas dentro de guarda-roupas, no carro e afins!

painel de atividades

Se você não leva muito jeito para o trabalho manual, pode encomendar de um marceneiro ou artesão! Este painel super fofo eu achei no Etsy!

painel de atividades

Ou, se você preferir fugir de coisas que envolvam pregos, martelos e parafusos, pode fazer um painel no papelão ou tecido com itens do vestuário: botões, cadarços, velcro, fechos, cintos…

painel de atividades

Amei esta idéia de uma mãe que reutilizou as tampas dos pacotes de lenços umedecidos! Ela montou um painel de “esconder” ou peek a boo, na versão em inglês!

Depois de colar as tampas em uma prancha, ela escondeu dentro de cada uma um tecido ou textura diferente, bem legal para a criança ir experimentando e desenvolvendo sua habilidade do tato!

Crianças a partir de 18 meses e até uns 5 anos se divertem muito com o painel de atividades, e você pode ir trocando as peças conforme eles vão crescendo e mudando de interesses!

Tem estes painéis, muitos outros e passo a passo lá no meu painel do Pinterest, clica AQUI para ir lá ver!

E se você já fez um destes ou conhece um fornecedor bacana para quem prefere comprar pronto, deixa a dica aqui nos comentários!

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

Comentários