Categorias Cinema&Cultura

Minecraft para mães

Tá bom! Eu sei que o Minecraft não é nenhuma novidade, que muitas de vocês já viram os filhos jogando, já ouviram falar, já fizeram ou já levaram os filhos em festas de aniversário com o tema Minecraft…

minecraft para maes

Mas, com as férias, as crianças em casa e passando mais tempo no videogame e internet, me peguei observando o Pedro e a Cacá jogando e lembrei que há 2 anos as “mães da escola” se perguntavam o que era este jogo e por que alguém não fazia um manual de “Minecraft para mães“?

Então, vamos lá! Vou tentar elucidar de forma bem resumida todas as questões e dúvidas sobre este joguinho que é (ainda) febre entre as crianças!

O que é

O Minecraft foi criado pelo desenvolvedor Markus Persson e depois, adquirido pela Microsoft. É um jogo de gráficos simples, quase simplórios e eu confesso que torci o nariz na primeira vez que vi!

Com um design bem simplista ele é basicamente um “Lego” virtual onde os jogadores podem utilizar peças e blocos para construir de tudo, de tudo mesmo! Um novo mundo, fazendas, construções, ferramentas…

minecraft harry potter

O mundo de Harry Potter em Minecraft!

Como é que se joga?

Aqui está o grande “mistério” da coisa, jogar Minecraft é tão simples que se torna difícil para aqueles que não tiverem paciência e criatividade. Os mobs são os personagens do jogo e eles estão divididos assim:

Mobs pacíficos – galinha, vaca, coelho, porco, jaguatirica, vacogumelo…

Mobs neutros – lobo, aranha, homem porco…

Mobs hostis – bruxa, zumbi creeper, traça…

minecraft para maes

Quando você começa a jogar, cria um personagem pra você. O bonequinho inicial é sempre muito parecido com todos os outros e você pode personalizar colocando nome, mudando a cor das roupas…

Você vai precisar escolher um modo de jogo, eles são divididos assim:

Creativity – o modo mais indicado para as crianças é o modo em que todos os blocos, ferramentas, paisagens e afins estão liberados. As crianças podem experimentar criar tudo o que quiserem com todos os recursos disponíveis no jogo, sem a necessidade de se defender, atacar, planejar…

Conforme a criança avança em suas construções, explorações e descobertas seus personagens vão adquirindo poderes, como por exemplo, se movimentar mais rápido e até mesmo voar! Dentro do cenário do jogo há objetos ou tesouros escondidos que desbloqueiam estas funções e habilidades.

Se você não quiser que nada perturbe a paz da construção deste novo mundo, basta desabilitar os monstros que eles serão meros coadjuvantes do cenário. Quando a brincadeira acabar, basta salvar tudo e no dia seguinte o mundo virtual estará esperando sem nenhuma modificação!

minecraft para mães

Survival – eu indico o modo de sobrevivência apenas para as crianças já com muita experiência no modo criatividade! Neste modo, o objetivo é justamente sobreviver e para isso, o personagem precisará construir um abrigo e encontrar comida durante o dia e se defender de ataques zumbis, monstros, bruxas e animais durante a noite.

Apesar de parecer super tenso o termo “sobrevivência”, o jogo não tem nada de agressivo, os ataques são bem simplórios, não há sangue derramado, nenhuma violência explícita e tals… Neste modo, quando o personagem “morre”, ele simplesmente se desmonta e você pode reiniciar o jogo de onde parou, sem perder nada!

Hardcore – aqui o modo sobrevivência está mais “pesado” e a única diferença para o Survival é que, se você morrer, perde tudo o que construiu até aqui quando recomeçar o jogo.

Por que tanto barulho por causa deste jogo?

Como eu disse antes, quando você olha na tela fica meio desapontado, já que não há uma super qualidade gráfica, não há roteiro, não há inimigo e nem objetivos. Mas é justamente pela possibilidade de criar coisas incríveis de acordo com a sua imaginação, que as crianças amam!

Nos mundos de Minecraft você pode criar castelos, casas flutuantes, inundar tudo com água, criar móveis e animais diferentes, o céu é o limite! E dá pra jogar em duplas!

Pedro e Cacá amam passar algumas horas rindo um do outro, ou se ajudando nas construções mais esquisitas do mundo. Outro dia, estavam tentando bater a “incrível meta” de ter a torre mais alta do jogo, com água dentro!

minecraft para mães

A coisa toda de ver as crianças jogar e construir coisas que não existem é tão bacana que hoje em dia Minecraft é o termo mais buscado no YouTube, e fez muitas celebridades da internet como alguns destes aqui você já deve ter ouvido falar: Authentic Games, Jazzghost, Malena…

Ainda falando sobre os YouTubers e o Minecraft, o que não falta por lá são vídeos e mais vídeos que mostram as construções de outros jogadores, ensinam truques, compartilham dicas porém, é preciso estar sempre de olho porque muitos destes conteúdos estão cheios de palavrões e algumas narrativas são impróprias!

Onde jogar

O jogo não é gratuito e seu valor varia de acordo com onde você quer jogar! Dá pra baixar no celular e tablet a versão pocket, dá pra jogar no computador e também há versões para PlayStation, XBox e Wii.

Deixar jogar, sim ou não?

Eu acho o jogo bem inofensivo mesmo, não acredito nas teorias de que desenvolve a criatividade das crianças e tudo mais, mas acredito que ele ajuda!

Acho que tudo nesta vida é equilíbrio e uma combinação de brincadeiras on line e off line é o que vai fazer com que seu filho desenvolva todas as suas potencialidades cada vez mais, com certeza!

Aqui em casa temos limites, ninguém fica na frente do videogame por mais do que 2h por dia e isto serve para videogames em qualquer formato: celulares, tablets ou consoles. Apesar de adorarem o jogo, Pedro e Cacá ficam meio frustrados com ele quando não conseguem fazer o que gostariam ou quando empacam em algum ponto e nesta hora, eu sempre penso que é o momento da pausa!

O jogo deve servir para entreter e distrair, se está causando frustração e ansiedade, precisamos aprender a desligar, respirar ar puro e encher a cabeça com outras coisas!

A mania de Minecraft é tão grande que você com certeza já deve ter visto bonecos de todos os tamanhos que parecem feitos de pixels e muitos outros brinquedos que entraram nesta onda.

pelucia minecraft

Por aqui, faz sucesso o livro de colorir da Faber Castell que tem páginas cheias de quadradinhos com números, cada número representa uma cor e só depois de colorir tudo seguindo estas regras é que você descobre o desenho que vai se formar.

O Pedro gosta tanto disso que a maioria dos desenhos que ele faz a mão livre, é sempre em formato de pixels. Uma febre dos quadradinhos!

livro de colorir minecraft

Ele também gostou bastante de ler “Crônicas de Elementia” que é uma série de livros de aventuras Minecraft escritas por Sean Fay Wolfe e no Brasil distribuído pela editora Rocco.

cronicas de elementia

Outra coisa que ele e a Cacá adoram, e que pode ser uma opção se você não quer pagar pelo jogo para o seu filho que ainda não sabe se vai gostar, é o jogo The Blockheads.

Gratuito, com gráficos simples e a possibilidade de montar e desmontar personagens e cenários, disponível para Android e IOS.

the blockheads

Enfim, Minecraft é uma mania que veio para ficar! E se ainda não te pegou, pode esperar que uma hora pega e quando esta hora chegar, fica tranquila!

É um joguinho inofensivo e eu recomendo muito que você sente para jogar com os seus filhos, dê boas risadas e é claro, coloque limites!

Se na sua casa tem outro joguinho bacana fazendo sucesso nestas férias, compartilha aqui com a gente!

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

Comentários

3 comentários via blog

  1. Tita Carré comentou em

    Olá , eu adorei teu blog, e como faço artes em crochet e tricot para bebês e crianças, eu te convido para visitar a minha loja virtual, abraços!!!!
    Visite minha loja Virtual – Tita Carré – Crochet e Tricot