Categorias Receitas

Como higienizar frutas e verduras

por Paola Preusse,

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

De nada adianta uma refeição linda e toda saudável  se os alimentos não estão limpos e higienizados corretamente pois, uma alimentação saudável está além da escolha dos alimentos e nutrientes, precisamos também saber como escolher, preparar, manipular e armazenar os alimentos. Além disso, os cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e dos próprios alimentos também são essenciais. Só água corrente não resolve quando falamos dos alimentos, assim como pra higienizar corretamente as mãos precisamos de sabonete e álcool gel, as hortifrutis precisam de uma atenção maior e higienização específica.

Vocês sabiam que as bactérias, sujeiras e agrotóxicos fazem muito mal pra nossa saúde? Existem bactérias que podem nos levar a morte e não é exagero. Aquelas larvinhas, minhoquinhas que por vezes vemos entre uma folha e outra podem sim ser nocivas.

Além das sujeiras e tudo o que falei acima, tem a quantidade de agrotóxicos que alguns alimentos recebem e nós precisamos lavá-los bem pra evitar que consumamos alimentos “sujos” ou contaminados.

Vocês podem falar:

– Mas como vamos cozinhar ou refogar as verduras, os microrganismos vão morrer.

Sim, alguns deles morrem com a temperatura, mas existem alguns que são imunes e precisariam de uma temperatura bem mais alta do que a que deixamos pra cozinhar, ou seja, elas não morrem e por isso é importante a higienização antes do preparo das refeições, mesmo dos alimentos que serão cozidos.

No mercado existem produtos adequados pra higienizar e esterilizar as hortaliças e frutas. O que eu uso em casa é um composto de cloreto de sódio e permanganato de potássio e vende em farmácias e supermercados. Existe também o hipoclorito de sódio, um dos mais usados em cozinhas profissionais.

A melhor forma de saber como usá-los, é seguir as instruções da embalagem.

Em relação ao preço, achei por R$ 5,60 em uma rede de farmácias e por R$ 8,79 em uma rede grande de supermercados.Normalmente este produto fica na área de hortifrutis.

Ah! Em posto de saúde eles distribuem gratuitamente este tipo de solução.

Este é fornecido em Postos de Saúde

Este é fornecido em Postos de Saúde

 

Caso prefira usar água sanitária ou vinagre, a receita é fácil:

Água Sanitária: Faça uma solução com água sanitária, uma colher de sopa para um litro de água. Deixe de molho por 15 minutos.

Vinagre: Duas colheres de sopa de vinagre para cada litro de água. Deixe de molho por 30 minutos.

Mas atenção: Leia no rótulo da água sanitária se ela é adequada para higienização de alimentos e em relação ao vinagre, ele apenas faz com que as larvas se desprendam das folhas, ele não as mata. Desta forma, ele deve ser usado como um complemento da higienização.

Quando esterilizamos de forma correta os alimentos, evitamos as chances de contaminação e conseqüentemente doenças como diarréia, hepatite A, E. Coli, cólera, rotavírus e noravírus, por exemplo.

 

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

 

Higienização passo a passo:

  • Limpe a pia ou a superfície que você irá manipular os alimentos;
  • Retire as partes estragadas dos alimentos;
  • Lave folha a folha, unidade a unidade retirando todas as sujidades presentes, em água corrente e potável;
  • Prepare a solução clorada (siga sempre as instruções de uso na embalagem);
  • Coloque as hortifrutis de molho (em um recipiente de vidro ou de plástico, nunca de alumínio) na solução de acordo com o tempo indicado nas instruções da embalagem;
  • Enxágüe as hortifrutis em água corrente e potável pra retirar o excesso de cloro e possíveis sujidades;
  • Elimine o excesso de água, existem “secadores” de verduras, assim faz com que a folha dure por mais tempo;
  • Armazene-as de forma correta ou consuma.

Espero tê-las ajudado.

Beijos,

Paola Preusse

Deixe seu comentário

Comentários