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Fontes de cálcio: muito além do leite de vaca

Por Paola Preusse

 

Imagem Pinterest

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Uma das dúvidas que mais temos em relação a alimentação é sobre a ingestão adequada de alguns  nutrientes. Alguns deles geram certas polêmicas, o que acaba transformando alguns alimentos em heróis ou vilões da história. Por exemplo, uma pessoa que não ingere leite, de qual alimento poderá retirar cálcio?

Eu sou uma pessoa que não gosta de leite, na realidade eu odeio leite de vaca ou qualquer outro tipo de leite, mas gosto de seus derivados. Costumo dizer que sou a perfeita rata.

Muitas mães, durante minha consultoria, demonstram certa preocupação com a baixa ingestão de leite dos familiares, principalmente das crianças que não aceitam leite ou fórmulas. Pra ajudar tudo isto, existem aqueles pediatras que seguem afirmando que apenas o leite é fonte de cálcio, assim como existem empresas alimentícias que se vangloriam sobre uma maior fonte de cálcio em sua fórmula.

Ok, concordo, ou melhor, afirmo que leite de vaca e seus derivados são uma excelente fonte de cálcio PORÉM, como seria o caso dos vegetarianos ou ainda das pessoas com alergia ao leite de vaca? Todas elas teriam deficiência de cálcio no organismo? Existem também as pessoas que como eu odeiam o leite em si, mas comem seus derivados. Será mesmo que precisamos do famoso leite de vaca?

Não, claro que não! Pois existem outras fontes ma-ra-vi-lho-sas de cálcio, olha só:

tabela de alimentos ricos em cálcio tabela de alimentos ricos em cálcio 2tabela de alimentos ricos em cálcio 3

Agora vamos falar em porções de alguns alimentos que são super fáceis de acrescentar no dia a dia em nossas refeições:

alimentos e porções ricos em cálcio

 Perceberam como existem alimentos que são fontes de cálcio além do leite de vaca?

Muito se fala sobre alta ou baixa ingestão de cálcio, mas muitas pessoas deduzem que estão comendo menos do que deviam sem ao menos saber quanto é que deve ser ingerido deste mineral.

Olha só a recomendação diária de cálcio para cada grupo:

necessidade diária de cálcio

Fonte: Institute of Medicine Dietary Reference Intake DRI, 2010

Como sempre falo, a variedade dos alimentos que você introduz na alimentação de seu filho e na sua também, é o mais importante. Está na hora de parar de acharmos que apenas um alimento pode ser fonte soberana de algum nutriente.

Variedade meu povo, variedade alimentar!

Beijos!

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