Categorias Cinema&Cultura

Filmes e séries para conectar pais e filhos

Que usar filmes e séries como recurso para repensar, conhecer, se emocionar e criar empatia com as mais variadas questões do mundo e da vida é uma estratégia excelente, todos nós já sabemos, né?

Mas outra coisa que os filmes e séries podem fazer pela gente e pela nossa família, é conectar pais e filhos! Trazer a tona questões difíceis de serem conversadas, puxar um assunto que você queria e não sabia como, fazer o seu filho olhar as coisas sob outros pontos de vista e, também, apenas passar momentos divertidos ao lado deles, entendendo as coisas que os fazem felizes, com o que riem, com o que choram…

A Netflix fez uma pesquisa muito bacana para entender o que é que pais e filhos estavam assistindo e como estas séries e filmes faziam com que eles se aproximassem cada vez mais. Pra mim, os dados mais interessantes da pesquisa foram estes aqui:

pesquisa netflix

Acho o máximo este poder que a arte do cinema tem! Fazer a gente viver outras histórias e assim, nos reconectarmos com nós mesmos e os outros e descobrirmos coisas incríveis que nem sabíamos que estavam lá.

Aqui em casa, as crianças ainda são bem pequenas e não são todas as séries que os adultos assistem que eles também podem assistir, mas eu adoro compartilhar com eles algumas que eram da minha época e também, assistir com eles o que eles estão curtindo no momento.

É um jeito de passarmos um tempo gostoso juntos e ainda, darmos risadas das mesmas coisas, conversarmos sobre várias questões da vidinha deles no momento, e muitas outras coisas.

Aproveitando o gancho desta pesquisa, fui perguntar ao papai aqui de casa o que é que ele estava assistindo (ou tinha assistido) com as crianças ultimamente.

Descobri os hits do momento e separei em 2 partes:

De Pai para Filhos

De Volta Para o Futuro (Back to the Future) I, II e III

O papai aqui é simplesmente viciado nesta trilogia, ele ama muito mesmo! Perguntei pra ele por que ele achava que eram filmes tão legais de serem compartilhados com os filhos e ele me respondeu o seguinte:

“É um filme que ensina que pra toda ação tem uma reação, e que a gente precisa sempre pensar nas consequências dos nossos atos. Além disso, tem todo o lado da ficção, de despertar a imaginação e pensar em projetos científicos futuristas e em coisas que podem ser criadas pelos nossos filhos no futuro. Ah, a coisa toda de ver a moda dos anos 80 e como era a vida sem celulares e internet, também é legal de mostrar para as crianças.”

de volta para o futuro

Indiana Jones I, II, III e IV

Eu sou super suspeita porque aaaaamo de paixão este filme e este herói! O papai aqui também ama e adoramos fazer maratonas com a trilogia original e agora, incluir o último filme, mais recente “A Caveira de Cristal”.

Para o o papai, Indiana Jones é um ótimo filme para ser compartilhado com as crianças porque “é uma aventura que, apesar das reviravoltas e dos bandidos, não tem toda aquela violência que vemos nos filmes do mesmo gênero hoje em dia. O herói do filme não tem nenhum super poder, não é fortão e nem é um gênio, é apenas uma boa pessoa, um estudioso, um professor que busca proteger a importância do passado da humanidade devolvendo relíquias aos museus ou povos originários.”

indiana jones

Karatê Kid I, II e III

Eu não sou mega fã mas, me diverti muito com esta trilogia na minha infância e adolescência. O marido adora filmes de lutinhas e por isso, acha o máximo todo o treinamento que o protagonista passa e depois, é claro, ele ama as lutas finais de cada sequência.

Quando perguntei pra ele o que ele achava que estes filmes tinham de tão legais para as crianças, ele me disse:

“O Daniel San aprende sobre disciplina, persistência, a importância de não desistir e praticar muito para se tornar muito bom. O Karatê também é um esporte, o que eu acho legal porque incentiva as crianças a entenderem que a luta não é necessariamente briga ou violência, é também para melhorar fisicamente e se for o caso, se defender. Também gosto muito do fato de, apesar de o Daniel aprender a lutar, ele não usar a luta para se defender do bullying que sofre.”

karate kid

As aventuras de Tintim (1992) 2 temporadas

Quem resiste ao jornalista aventureiro que está sempre desvendando mistérios ao lado de seu melhor amigo, o cachorro Milu? Eu adoro!

O marido e as crianças assistem juntos e gostam muito, para ele “Tintim é bem parecido com o Indiana Jones, está sempre metido em alguma aventura que depois, vai virar uma história para o jornal. Acho muito legal acompanhar as aventuras dele pelo mundo, ver a amizade dele com o cachorro e é interessante mostrar para as crianças que uma profissão como jornalista, pode ter mil facetas (claro que o desenho é exagerado e romantizado, mas ainda assim, é bem legal que as crianças percebam que o trabalho é mais do que só ganhar dinheiro).”

as aventuras de tintim

De Filhos para Pai

Depois de saber da seleção dele para as crianças, fui perguntar para o Pedro e a Cacá o que eles estavam assistindo com o papai e por que era legal assistir juntos!

Ultimate Spider Man – 4 temporadas

Pedro: “O papai não gosta muito de super heróis e eu acho legal ele conhecer meu super herói predileto! Porque daí ele entende melhor os meus desenhos e as coisas que eu falo pra ele!”

ultimate spider man

Super Girl – 1 temporada

Cacá: “Deste o papai gosta! Foi ele que começou a assistir e chamou a gente pra ver! Eu gosto de ver a SuperGirl com ele, porque ele fica sentado com a gente aqui!”

super girl

A pior bruxa de todas – 1 temporada

Cacá: “Como ele gosta de Harry Potter, eu achei que ele ia gostar de ver este! Quem sabe ele me deixa ir pra uma escola de bruxaria também, né?”

a pior bruxa de todas

O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince) – 1 temporada

Pedro: “Não tem como alguém não gostar do Pequeno Príncipe! Ele só ajuda as pessoas em muitos planetas diferentes e cada vez que ele vai pra um lugar, ele descobre coisas novas!”

Cacá: “Eu gosto de ver o papai tentando cantar a música da abertura em francês! É bem engraçado!”

le petit prince

Não sei se na sua casa também é assim mas, por aqui, sou eu quem passa mais tempo em casa com as crianças e por isso, adoro quando o papai assume o meu lugar e desfruta destes momentos com eles também!

Além de ver conteúdo bacana e de qualidade, com certeza estas memórias vão crescer com eles e fortalecer cada vez mais os vínculos pai e filhos. Tão importante, né?

E por aí, o que vocês assistem juntos?

Bjs! ;)

PS: Todos estes filmes e séries estão disponíveis na Netflix!

Deixe seu comentário

Comentários