Categorias Decoração

Festa no céu: uma fiesta mexicana para Catarina!

Antes de falar sobre a Festa no Céu, deixa eu contar uma curiosidade pra vocês! Quando estava grávida da Cacá, ela estava prevista para nascer em 10/11 e daí, no dia 01/11 eu comecei a sentir as primeiras contrações…

Fui pro hospital e a minha médica disse que eu deveria voltar para casa e ficar observando, caso as contrações aumentassem eu deveria voltar ao hospital mas, ela achava que ainda demoraria um pouco mais…

Voltei pra casa e fiquei torcendo para a Cacá esperar mais um pouquinho, tanto pelo fato de ainda faltarem muitos dias para a data prevista, como pelo fato de o dia 02/11 ser dia de Finados, e eu não queria que ela nascesse no Dia dos Mortos!

É uma bobagem, eu sei! Mas sabe como é cabeça de grávida? A gente fica meio fora da casinha e eu só conseguia pensar que não queria que ela nascesse no dia de Finados! Os dias passaram e ela quis nascer em 05/11. Ufa!

Esta bobagem minha ficou guardada só pra mim, eu vou confessar que tinha até vergonha de contar pra alguém afinal, quantas pessoas devem ter nascido em 02/11, né? A vida seguiu, eu guardei minha vergonha pra mim e eis que, no ano passado, fomos assistir no Dia de Finados o filme Festa no Céu (Book of Life) que fala, entre outras coisas, sobre a celebração mexicana do Dia de Los Muertos!

O filme é lindo, todo fofo, com uma mensagem linda e a trilha sonora super gostosinha! Cacá se apaixonou por ele e desde então, só pensa na Fiesta de Los Muertos!

Como no ano passado ela já estava com a festa toda programada e planejada com o tema Circo, resolveu que para este ano, o tema de sua festa de aniversário de 7 anos seria: Festa no Céu ou, Fiesta de Los Muertos!

Ou seja, como já é hábito de mãe, tomei na testa! /0\ hahahaha a mãe que não queria que a filha nascesse no Dia de Finados, tem uma filha que acha a Fiesta de Los Muertos incrível!! #tometonta :P

Bom, este ano então, atendendo a pedidos, a festa de aniversário da Cacá terá o tema Fiesta de Los Muertos, com os personagens de Festa no Céu.

Cacei pela internet idéias e referências neste tema e encontrei muitas coisas lindas! Como eu já esperava, é tudo sempre muito colorido e alegre e com a presença das super divertidas “katrinas” ou, caveiras mexicanas.

Confesso que para fazer uma festa neste tema sem cair para o lado mais mórbido da coisa, é preciso muito cuidado com o equilíbrio de imagens e mensagens. Mas mantendo o foco de que se trata de uma festa infantil, dá pra carregar nas cores e alegria e celebrar a vida! Como é, na realidade, a intenção desta celebração tão importante na cultura mexicana!

Olha só as coisas mais bacanas que eu encontrei nas minhas buscas:

decoração festa infantil mexicana

Uma graça este mix de cores com as caveirinhas, o preto sem carregar muito e os docinhos com os personagens do filme! <3

Estes pompons de papel na parede, fazendo um background, são super simples fáceis de fazer, baratos e substituem os arcos de balões!

festa infantil mexicana

Outra idéia legal pra quem não gosta de usar personagens, é deixar a decoração mais tradicional mexicana mesmo, com muitas cores, brilho, vitrais, caveiras decoradas…

bolo festa mexicana

Acreditem ou não, isto é um bolo! Obra de arte, né?

bolo festa infantil mexicana

Esta outra idéia de bolo também é bem linda! Vários andares super coloridos! Dá pra fazer de verdade com a pasta americana ou, fazer um bolo fake com EVA!

Além do bolo, os docinhos da mesa também podem ganhar intervenções e ficarem lindos no tema:

festa infantil mexicana

festa infantil mexicana

festa infantil festa no ceu

Para as lembrancinhas, cada criança vai ganhar uma caixinha colorida com docinhos e uma caveirinha de tecido que serve como chaveirinho para as mochilas ou, decoração do quarto!

festa infantil festa no céu

E como a Cacá adora se fantasiar no tema da festa mas, não curte as fantasias “industrializadas”, estou pensando em alternativas para transformar ela numa “Katrina” linda e leve! Gostei muito desta maquiagem artística aqui:

maquiagem de caveira mexicana

 

Eu estou adorando pesquisar e pensar em tantas coisas coloridas e alegres para este tema de festa tão diferente! Amo os desafios que as crianças me dão todos os anos e adoro observar como eles gostam de ser “diferentões” hehehe

Pra quem achou a idéia bacana ou, tem pequenos por aí que também amam o filme Festa no Céu, lá no Pinterest eu criei um painel com mais idéias para fazer a festa em casa, imprimir papelaria e sugestões de fantasias! Clica AQUI para ir lá ver!

Apesar de o aniversário dela ter sido no dia 05/11 a festa será somente no fim do mês e por isso, você pode acompanhar todas as coisinhas que eu vou fazendo e mostrando lá no Instagram, segue a gente @bagagemdemae ;)

E quem tiver mais idéias e sugestões, ou quem já fez festa com este tema, compartilha com a gente aqui nos comentários!

Bjs! ;)

 

Deixe seu comentário

Comentários