Bagagem de Mãe

Bagagem de Mãe

Blog com dicas de maternidade, rotina de mãe e vida familiar.

Festa em casa: mini-guia da festa no apê

8 de novembro de 2013 | 4 Comments

imagem: we heart it
Todos os anos eu faço questão de fazer festa de aniversário para as crianças. Quando o ano foi bom e a grana está ok, a festa é grande, farta, cheia de detalhes e frescuras.
Quando o ano não foi tão bom, eu não desisto de comemorar não! Esquematizo a lista de convidados, planejo um tema, coloco música e faço festa em casa como antigamente, sabe?
Para a festa no apê dar certo, é preciso planejar um pouquinho e abrir espaço. Olha como eu me organizo:
Espaço
Eu moro num “apertamento” de 78m então, não dá para convidar todo mundo que eu gostaria. Convidando só os avós, tios, tias e primos já somos 20 pessoas e este é o limite.
Para definir este limite eu fiz a seguinte conta: quantos assentos eu tenho disponível na minha casa? Vale contar o sofá, as cadeiras da sala de jantar, os pufes, os móveis da varanda, as banquetas da cozinha…
Depois de definido o número de pessoas que a casa “comporta”, é hora de definir quais áreas da casa serão utilizadas na festa. Aqui em casa as áreas de festa são: sala, cozinha, varanda e banheiro social.
A minha sala é em “L”, a área de TV e jantar não tem divisórias e a varanda está integrada a elas, por isso, esta é a área de circulação da festa.
Exemplo de festa dentro de casa! A sala de jantar esta livre e acessível a cozinha que faz parte da “área de festa”. Imagem: Pinterest
É preciso abrir espaço para que as pessoas possam circular então, retire mesinhas de centro e encoste nas laterais, elas podem servir de apoio para copos e petiscos. Eu sempre encosto a mesa de jantar (que vira mesa do bolo) num dos lados da parede assim, aumento a área de circulação e deixo as cadeiras livres para as pessoas usarem.
Decoração e utensílios
Com o espaço livre e aberto, é hora de pensar o que vai fazer parte da decoração da festa e o que não vai. Sempre uso a mesa de jantar como mesa principal, é nela que eu coloco o bolo, docinhos, salgadinhos e o que mais for servir na festa.
Evito colocar decorações nas paredes por 2 motivos: eu não gosto mesmo e podem estragar a pintura! Decida quais móveis voce vai usar para apoiar a festa. Por exemplo, aqui em casa eu tenho um aparador, uma mesa de canto e um barzinho, uso estes móveis para colocar as bebidas, copos e petiscos assim, as pessoas se servem e eu só preciso repor.
Se você tem algum objeto de valor inestimável, é bom guardar para ele não sofrer nenhum acidente. Se você odeia marcas de copos nos móveis, não esqueça de distribuir apoios de copos, deixar guardanapos em lugares visíveis também facilita.
Eu uso a minha própria louça nas festas, é uma oportunidade de usar aquelas mais bonitas que a gente sempre deixa guardadas e eu também gosto mais do que os pratos e copos de plástico, apesar destes últimos serem mais práticos na hora de limpar a casa pós-festa.
Uma dica para diminuir a louça é usar marcadores de copos, assim cada um usa sempre o mesmo ou, como no meu caso, deixar a disposição copos estampados diferentes, cada um memoriza a sua estampa e não tem erro.
Olha que bonitinhos estes marcadores de copos! Tem muitas opções em lojas de R$ 1,99 ou, voce pode criar tags com cartolina, fita de cetim… Achei estes no Pinterest
O que servir?
Eu opto sempre por pratos que não precisem ser esquentados, fritos ou que precisem ser servidos individualmente.
Os lanches nas baguetes de metro são ótimas opções, tem grande variedade de sabores, são servidos frios, não são muito caros e para 20 pessoas, 2 lanches são suficientes.
A festa daqui de casa ganhou a Butterfly para decorar a mesa, bolo caseiro e os lanches de metro deliciosos!
Além do lanche de metro, sempre ofereço alguma outra opção que não dê trabalho como: esfihas fechadas, mini empadas, canapés e etc. Os petiscos ficam á disposição em potinhos e podem ser amendoins, queijos, batatas, pepino palito, grissinis com patês e etc.
As bebidas são mais fáceis: cerveja para os adultos, refrigerante e suco para os pequenos.
E música, rola?
Aqui em casa rola sim! Como a minha sala de tv esta unida á sala de jantar, coloco sempre um DVD de show e deixo rolando em volume “ambiente”, afinal moramos em prédio, né?
Regras de etiqueta da festa no apê
Os convidados circulam somente na área da festa, nada de convidados enfiados no seu quarto ou no quarto das crianças! Por aqui, além da área “de festa” somente o quarto de brinquedos está liberado para as crianças convidadas.
O normal é que os prédios residenciais tenham como limite para barulho as 22h então, avise os seus convidados e, se a festa se estender, diminua o som da TV, a correria das crianças e se você estava usando a varanda, entre e feche a porta, isto isola melhor o barulho.
O banheiro dos convidados é o social então, deixe toalha de mão e papel higiênico organizados. Você pode usar o seu quarto para guardar as bolsas e casacos dos convidados em cima da sua cama, mas deixe claro que quem entra lá pra buscar é você. Feche as portas dos locais onde você não quer convidados circulando.
O bom de festa em casa é que todo mundo fica a vontade, as crianças guardam memórias lindas e você fica feliz de receber aqueles que você tem certeza que estão lá porque realmente gostam de você e do aniversariante.
Além da festa de aniversário no apê, dá pra fazer festas por outros motivos e temas e fazer um rodízio com os convidados, por exemplo: festa da pizza, sessão de cinema, maratona de seriados, reencontro de amigos…
Na nossa família, receber os amigos é sempre uma alegria e tudo é motivo pra fazer festa! Adoooro! <3
Vocês também são adeptas da festa em casa? Tem umas dicas ou dúvidas? Precisa de ajuda? Comenta aí!
Bjos! ;)

Comentários

4 people are talking about “Festa em casa: mini-guia da festa no apê

  1. Adorei as dicas! A minha princesa tem 2 anos, e as festinhas dela são sempre em casa, faço tudo em casa, menos os salgadinhos! Passo um pouquinho de trabalho, mas qdo vejo a festa pronta e as pessoas a vontade fico super feliz! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>