Categorias Cinema&Cultura

Férias em São Paulo: 18 atividades gratuitas para toda a família

Tá bom! Eu sei que estou um pouco atrasada com este post, mas perdoem uma mãe que está se virando em mil para dar conta da casa, trabalho e agora, filhos de férias em casa!

Se você também está nesta correria e vai passar este mês gelado de férias de julho em São Paulo, olha só o que eu preparei: 18 atividades gratuitas para toda a família!

Tem teatro, música, parquinhos, museus, exposições… de tudo um pouco para quem tem desde bebês até adolescentes, em vários pontos da cidade e tudo DE GRAÇA!! \0/

Brinquedotecas e Parquinhos

1 – Mundo do Brincar – Museu da Imigração

Neste mês de julho, o Museu da Imigração – que já é muito bacana para ir com as crianças, inaugura um novo espaço de brinquedoteca interativa para crianças até 10 anos. Com espaços separados por faixa etária, as crianças vão se divertir com jogos de tabuleiro, fantoches, pisicina de bolinhas, bonecos, contação de histórias…

Onde? Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca

Quando? de 04 a 29/07 das 11h ás 17h.

2 – Praça Sol Peres

Pra quem curte brincar na pracinha, a região do Morumbi tem uma praça novinha com projeto de lazer especial que conta com chafariz próprio para as crianças brincarem, área de picnic, paisagismo, brinquedos acessíveis e moderninhos, segurança, limpeza e wifi ao som de música clássica o dia todo!

É a Praça Sol Peres que fica ao lado do shopping Morumbi! Pra quem é da região, vale muito a pena passar as tardes de férias por lá!

Onde? Rua Oscar Rodrigues Cajado Filho (atrás do shopping Morumbi)

Quando? aberto diariamente

3 – Parque do Cordeiro

Ainda na região Sul da cidade, o Parque do Cordeiro (ou praça Martin Luther King) foi todo revitalizado e é uma boa opção de lazer com áreas diferentes para muitas atividades: pista de skate, playground inclusivo, pista de caminhada/cooper, paisagismo, trilhas…

Onde? Rua Breves, 968

Quando? diariamente das 7h ás 17h

4 – Cinemateca Brasileira

A Cinemateca Brasileira por si só já é um passeio mega legal! Instalada no antigo matadouro da cidade, seus galpões de pé direito alto e vãos livres são um convite para as crianças descobrirem e imaginarem. Além disso, dá pra conferir a programação cultural e tentar pegar uma sessão de cinema ao ar livre ou curtir os jardins com um picnic em um dia ensolarado!

Onde? Largo Senador Raul Cardoso, 207

Quando? de seg a qua das 8h as 18h, de qui a dom das 8h ás 21h

5 – Jockey Club de São Paulo

Sabia que dá pra ir assistir as corridas de cavalos, dar uma voltinha neles, conhecer a hípica e curtir oficinas de recreação de graça lá no Jockey aos finais de semana? Dá sim!

Eu considero uma jóia escondida no meio da selva de pedras, e vale muito a pena levar as crianças “de apartamento” para este contato com estes animais maravilhosos que são os cavalos!

Onde? Entrada Social: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263

Quando? Há programação familiar todos os sábados, as corridas começam as 14h

Museus e Exposições

6 – Museu Catavento

Eu sempre falo dele aqui e (ainda bem) sempre dá pra indicar porque vale muito a pena o passeio! Com atividades e descobertas para todas as idades, ás terças-feiras a entrada é gratuita!

Onde? Avenida Mercúrio, s/n – Brás

Quando? gratuito ás terças-feiras das 9h ás 17h

7 – Planeta Inseto – Instituto Biológico

Dentro do pequeno museu do Instituto Biológico acontece a exposição permanente Planeta Inseto, por lá as crianças podem aprender mais sobre os mais variados tipos de insetos que existem no Brasil, é possível tocar alguns deles e o Grand Finale é a corrida de baratas!

Onde? Avenida Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana

Quando? de ter a dom das 9h ás 16h

8 – Férias no MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo convida as famílias para curtir uma programação de férias bem variada com atividades como: brincadeiras ao ar livre, teatro, música, caça ao tesouro, oficinas…

Onde? Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n (dentro do parque do Ibirapuera)

Quando? de ter a dom das 10h as 18h gratuito aos sábados para o publico em geral e todos os dias para menores de 10 anos.

9 – Avenida Paulista

A Avenida Paulista está cheinha de opções de atividades de cultura e lazer, dá pra organizar uma – ou várias, tardes visitando exposições e participando de atividades. Selecionei 3 das minhas prediletas:

A Casa das Rosas – com seus jardins maravilhosos dá pra tomar um cafezinho enquanto as crianças correm e brincam por ali. Avenida Paulista, 37 – ter a sab das 10h as 22h, dom e feriados das 10h as 18h;

A Japan House – com sua arquitetura modernosa e sempre com alguma exposição diferente e surpreendente. Também dá pra almoçar uma legítima culinária japonesa com menu especial para as crianças. Avenida Paulista, 52 – ter a sab das 10h as 22h, dom e feriados das 10h as 18h;

Sesc Paulista – a mais nova unidade do Sesc tem um andar inteirinho dedicado ás crianças! Com áreas de brinquedos para os menorzinhos cheias de interatividade e experimentação, oficinas com contação de histórias, artesanato, música… Avenida Paulista, 119 – ter a sab das 10h as 19h, dom e feriados das 19h as 19h.

exposição Aromas na Japan House

Oficinas

10 – Férias na Vila – Livraria da Vila

Já super tradicional das nossas férias, a Livraria da Vila oferece uma programação repleta de oficinas em suas unidades. Acesse o site para dar uma olhada na agenda e se programar: CLIQUE AQUI

11 – Kids que arrebentam – Unibes Cultural

A Unibes oferece para este mês uma programação diversificada e cheia de oficinas e atividades (algumas pagas) dentro do projeto Kids que arrebentam!

Acesse o site para dar uma olhada na agenda: CLIQUE AQUI

Onde? Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado da estação Sumaré do metrô)

Quando? a programação de férias vai até 31/07 consulte o site para saber os horários!

Teatro

12 – Tiquequê – Caixa Cultural

A Caixa Cultural oferece sessões gratuitas do espetáculo “O Gigante” com o grupo Tiquequê. Muita música e dança baseadas em contos e brincadeiras do folclore brasileiro. Nós amamos!!

Onde? Praça da Sé, 111 – Centro

Quando? 12 a 15/07 e 19 a 22/07, sessão ás 16h, retirar o ingresso (gratuito) na bilheteria, no dia do evento a partir das 9h. Sujeito a lotação.

13 – Espetáculo Água Doce – parques da cidade

A prefeitura de São Paulo apresenta o espetáculo Água Doce pelos parques da cidade. Falando sobre nossa relação com a água doce, contos da água e a importância de preservação o espetáculo rouba sorrisos e suspiros de crianças de todas as idades!

14 – Sesc – unidades pela cidade

Todas as unidades do Sesc espalhadas pela cidade têm programação especial de férias que contam com atividades esportivas, contação de histórias, oficinas de artesanato e é claro, teatro!

No Sesc Pinheiros, entre outras atividades, está em cartaz a peça O Buda e a Baleia, que apresenta o teatro de bonecos de papel tradicional dos monges budistas, uma belezura!

Onde? Rua Paes Leme, 195

Quando? 21 a 22/07, sab e dom das 16h as 17h

15 – Centro Cultural Tendal da Lapa

Também com programação especial de férias, é possível participar de diversas atividades e também, conferir peças teatrais, como o espetáculo Playground com a Cia La Mala!

Onde? Rua Constança, 72

Quando? 17/07 as 16h

Bibliotecas

16 – O Casulo Viajante – Tendal da Lapa

O projeto Casulo Viajante é uma kombi literária que viaja pela cidade levando livros, histórias, contação, teatro… Nestas férias, ela tem ponto fixo no Tendal da Lapa!

Onde? Rua Constança, 72

Quando? de 05 a 31/07, ter e qui ás 14h

17 – Biblioteca Hans Christian Andersen

Na zona leste de São Paulo, a biblioteca Hans Christian oferece programação especial de férias! Tem sessões de cinema, oficinas literárias, fantoches, teatro…

Onde? Avenida Celso Garcia, 4142

Quando? seg a sex das 10h as 19h, sab das 09 ás 19h e dom das 09h ás 13h

18 – Biblioteca Monteiro Lobato

O mundo de Emília, Narizinho e companhia estão na bibilioteca Monteiro Lobato! Além da programação, a biblioteca ganhou ambientação das estórias da boneca falante! As crianças amam!

Onde? Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque

Quando? sáb das 10h ás 17h e dom das 10h as 14h

Viu só como dá pra fazer muita coisa pela cidade, com pouca grana? A maioria das atrações estão bem próximas de estações de metrô e pontos de ônibus. Para as crianças que nunca andam de transporte público, andar de metrô também pode ser uma aventura de férias e você aproveita para deixar o carro em casa! ;)

Escolham os seus preferidos e programem-se! Quem tiver outras opções de atividades gratuitas pela cidade, aumenta a nossa lista!

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comentários