Categorias Passeios e Viagens

Fazenda Capoava: vida no campo para crianças de apartamento

Nós amamos hotel de campo, hotel fazenda! Acho fundamental para as crianças de hoje, criadas em apartamento, terem a oportunidade de viver a vida no campo, nem que seja só um pouquinho!

Fomos conhecer o Hotel Fazenda Capoava, que fica em Itu (bem pertinho de SP) e amamos! O principal diferencial deste hotel de campo é que ele é uma fazenda histórica com mais de 200 anos e apenas 36 chalés, o que deixa tudo mais intimista e com aquele clima de “grande família” do interior.

O casarão, construído em 1750, passou por praticamente todos os ciclos da economia paulista: fazenda de café com trabalho escravo, fazenda com trabalho de imigrantes, fazenda de gado, até chegar ao que é hoje, um hotel de charme com conservação histórica e ambiental.

fazenda capoava

As estruturas originais do casarão e dos chalés Colônia (os mais antigos, que eram originalmente casas de imigrantes) foram reforçadas e preservadas e internamente modernizadas. Todos os espaços são acolhedores com aquele clima rústico que faz a gente se sentir em casa, sabe?

fazenda capoava

Além disso, quem se hospeda na Capoava está rodeado de mata atlântica nativa, lagos, animais silvestres e vistas deslumbrantes para onde quer que se olhe.

fazenda capoava

Amanhecer da nossa varanda no chalé Colônia

Nós ficamos hospedados no chalé Colônia, um chalé duplex espaçoso e confortável que acomoda super bem até 4 pessoas.

fazenda capoava chales colonia

Chalés Colônia

No andar de baixo, uma saleta com lareira, frigobar, máquina de Nespresso, lareira, closet e banheiro e no andar de cima, cama de casal king, tv e dock para celular.

fazenda capoava chale colonia

fazenda capoava chale colonia

Entre as comodidades do chalé estão: wifi gratuito em toda a área, secador de cabelo, ar condicionado, cofre digital e amenities da Natura. A abertura de camas é feita todas as noites as 20h ou, você pode agendar para o horário que for melhor pra você.

Por causa da enorme escadaria interna, talvez o chalé Colônia não seja o mais indicado para famílias com bebês ou crianças muito pequenas. Pode ser pouco prático durante a noite e também perigoso!

Além disso, os chalés Colônia estão mais afastados da sede da fazenda o que na prática, significa andar mais, por uma trilha de pedras. Se este for o seu caso, opte pelos chalés Figueira ou Ipê que estão mais próximos da sede e não têm escadas internas!

Ainda pensando em comodidades para quem está com menorzinhos, a Capoava disponibiliza banheiras e berços nos quartos e, apesar de não ter uma Copa Baby, há um cardápio com papinhas que você pode já escolher todas as refeições dos bebês assim que faz o check in. Para quem faz mamadeiras noturnas/diurnas, o hotel também disponibiliza no quarto garrafas elétricas para aquecer água para as mamadeiras e faz a higienização das mamadeiras bastando solicitar o serviço.

Para as crianças maiores é tudo uma festa! Além da área verde incrível, e de todas as coisas lindas que eles vão descobrindo em cada olhar, o hotel conta com a equipe de recreação da Ecos Lazer. Formada por estudantes e biólogos, a programação inclui muitas “aventuras” pela mata descobrindo trilhas, nascentes, frutas e plantas e também, contato com animais do campo como cobras, sapos, coelhos, galinhas…

fazenda capoava

No projeto de reflorestamento da área da fazenda, inclui-se uma ong que resgata e salva animais silvestres vítimas de tráfico e maus tratos. Estes animais reabilitados são devolvidos para a natureza quando possível ou, ficam morando na Capoava.

fazenda capoava

Além dos animais nativos, a Fazenda Capoava tem muitos cavalos! Crianças e adultos ficam enlouquecidos com os animais lindos e tão bem cuidados. Eles estão disponíveis para cavalgadas (pago a parte) e depois, você pode descansar, bater papo, comer um petisco e admirar a paisagem no Bar da Cocheira, com lareira central quentinha e ambiente rústico delicioso!

fazenda capoava

fazenda capoava

Se você preferir ficar só relaxando, o hotel oferece 2 piscinas climatizadas deliciosas, saunas e massagem (esta última, paga a parte) e quando o clima está bom (leia-se calor) você ainda pode praticar atividades como stand up paddle e canoagem no lago.

fazenda capoava

Com tanta coisa para fazer, quase passa despercebida a área de jogos interna com espaço kids para os menorzinhos, lareira enorme ótima para uma noite de risadas, conversa, vinho e mesa de bilhar. E por falar em vinho…

fazenda capoava

A comida da fazenda é uma grata surpresa! Com um chef simpaticíssimo e sempre muito solícito, o cardápio oferece sempre comida típica brasileira e de fazenda, muito gostosa e sem frescura! E honrando esta escolha de valorizar as riquezas culinárias brasileiras, a carta de vinhos da casa só oferece vinhos nacionais.

Experimentamos um vinho do Rio Grande do Sul que não conhecíamos e amamos! Peça o Fausto Cabernet Sauvignon, e depois me contem! :)

Também achamos uma delícia conhecer o Espaço Memória, uma das casas que faziam parte da estrutura da fazenda cafeeira que foi preservada e transformada em museu. Lá dentro, é possível ver uma antiga máquina que descascava e selecionava o café, as roldanas se movimentando com a força da água, como era originalmente e muitos objetos e utensílios da história da fazenda.

Tudo isso com o suporte de estações com vídeos e descritivos mais tecnológicos que as crianças amam fuçar e descobrir. Vale muito a pena mesmo, nunca havia estado em um museu particular tão bem cuidado!

fazenda capoava

fazenda capoava

Nas noites de junho, o Fazenda Capoava oferece as tradicionais e típicas Festas Juninas! E quando eu digo tradicionais e típicas, eu quero dizer tradicionais mesmo!!

Decoração, comida, brincadeiras e músicas de festa junina das antigas com quadrilha e muita animação comandadas pelos recreadores. A Festa Junina substitui o jantar do sábado e nós simplesmente amamos todo o carinho da festa que participamos, com a temática do Dia dos Namorados, do Santo casamenteiro, Santo Antônio! <3

fazenda capoava

fazenda capoava

As diárias na Fazenda Capoava incluem todas as refeições (café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar) com bebidas pagas a parte. Ainda dá tempo de reservar o seu chalé para os últimos finais de semana de junho e curtir uma festa junina maravilhosa!

Ou já se preparar para curtir as férias de julho por lá! Com programação diária e intensa para as crianças, e muito cuidado, descanso e carinho para os pais! Clique no link AQUI para ir lá conferir o site oficial da Fazenda Capoava e fazer um orçamento!

Para ver um pouquinho mais de perto como foi o nosso final de semana por lá, dá um play no vídeo e acompanhe o nosso vlogtrip:

Nós amamos e recomendamos muito a Fazenda Capoava para famílias com crianças de qualquer idade! Com certeza voltaremos muitas e muitas vezes para curtir este cantinho escondido e maravilhoso de história, natureza e conforto! #ficadica

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

Comentários

4 comentários via blog

  1. FERNANDA LUCENA comentou em

    Oi Loreta
    Que amor esse lugar
    estou me programando pra quando o calor voltar (aqui tá fazendo um frioooo) levar Arthur pra conehcer um hotel fazenda bem lindo que fica próximo a nossa cidade.

    Amei as fotos, imagino a felicidade das crianças!

    1. Loreta Berezutchi respondeu FERNANDA LUCENA em

      Oi Fernanda! ah, vcs vão amar a Capoava, é incrível mesmo! Vale muuuito a pena! bjs!

  2. Vanne Safir comentou em

    Vendo essa sua maravilhosa postagem dá pra se ter uma ideia e a sensação de que o paraíso realmente existe. Lindo local, lindo refúgio e belíssima postagem!
    Parabéns a autora!

  3. Talita Rodrigues Nunes comentou em

    Que lugar gostoso!!! E ainda com festa junina? Demais!
    Eu também percebo a necessidade o meu pequeno (que mora em apartamento) ter momentos assim, ao ar livre. Gostamos muito de hotéis fazenda bem por isso.
    Até escrevi sobre isso (crianças de apartamento) aqui: http://somelhora.com.br/2016/01/19/criancas-de-apartamento/