Categorias Vida de Mãe

Faça você mesmo: cabaninhas

Todas as crianças amam fazer cabaninhas, né? Aqui em casa, o Pedro e a Cacá viviam juntando as cadeiras, arrastando lençol, almofadas e travesseiros e montando as suas no meio da sala, no corredor dos quartos, entre as camas…

Brincar de cabaninha é como ter um refúgio, uma passagem para um mundo secreto da imaginação onde tudo o que a gente quiser pode acontecer, é simplesmente uma delícia! Por causa disso (e também por que não aguentava mais a bagunça no meio da sala), resolvi que eles mereciam uma cabaninha decente!

Eu até já tinha comprado daquelas casinhas de tecido e armação de madeira que vende nas lojas de brinquedos mas, não rolou! Eles continuavam a criar suas próprias cabaninhas e ignoraram o “trambolhão”. Talvez seja porque criar as próprias cabanas, com a carinha deles, o esforço deles, os tecidos, lençóis e etc. que já são deles deixe a coisa muito mais mágica e divertida.

Resolvi colocar a mão na massa junto com eles e construímos uma cabaninha “permanente”, para chegar na nossa, eu fucei lá no Pinterest e encontrei várias idéias bacanas de mães super criativas que arregaçaram as mangas também, olha só:

Cabana fácil de guardar

Para quem tem pouco espaço e não pode deixar a cabaninha armada o tempo todo, duas idéias de cabaninhas “dobráveis”.

cabaninha de criança

Você precisa de 7 tiras de madeira e um lençol, a estrutura é como dois quadrados grandes apoiados com o lençol por cima amarrado na madeira. Quando a brincadeira acabar, voce pode dobrar e encostar num cantinho!

como fazer cabaninha

Esta idéia é parecida com a anterior porém, um pouco mais “sofisticada”. A armação de madeira ficou reforçada, e as dobras foram parafusadas. O tecido da cabana foi feito especialmente para ela e tem até janelinha! Feita para ser dobrada quando a brincadeira acabar!

Cabaninha na mesa de jantar

Se não tem jeito de tirar a bagunça da sala, seja por falta de espaço ou, simplesmente porque você adora ter as crianças em volta e vice-versa, esta idéia de utilizar a estrutura da mesa de jantar é excelente! Para mães com habilidades na costura!

como fazer cabaninha

Olha que demais: usando vários pedaços de tecidos (que podem ser lençóis velhos) esta cabaninha é uma verdadeira “mansão”! Tem janelas, portinhola, teto… hihihihi <3Aproveitando cantinhos

Outra boa idéia para montar uma cabaninha “permanente”, é aproveitar aqueles cantinhos sem muita utilidade para apoiar a estrutura dela e garantir que não “roubem” o espaço de mais nada!

como fazer cabaninha

Amei esta idéia! O cantinho entre o berço e a parede foi reaproveitado para ser a cabaninha! Para fazer: mande cortar um varão de cortina do tamanho que você precisa, passe um cortina simples nele (pode ser uma antiga que vc tem guardada), prenda o varão apoiando uma extremidade no berço e outra na parede, passe um tecido por cima para fazer o teto e decore embaixo!

Estilo tenda

Outra idéia que não ocupa muito espaço é a cabaninha estilo tenda! Este modelo que eu encontrei tem apenas uma estrutura circular e é preso ao teto!

tenda infantil

Olha que capricho! A estrutura que dá a armação para a tenda é um (pasmem) bambolê! A mamãe caprichosa mandou fazer a cobertura com vários tecidos e depois, escolheu um cantinho para pendurá-la!

Cabaninha de índio

As tendas de índio também são bem fáceis de fazer porém, requerem um espaço maior disponível. Não dá para montar e desmontar mas, ficam lindas demais!!

cabaninha de indio

Mega blaster fofa com poás, corações e floral miúdo! <3

cabaninha de indio

Mais tradicional com tecido que lembra uma cabana de savana!

Pra quem se animou com a cabaninha de índio, encontrei um PAP que ensina a fazer:

cabaninha de índio

Você vai precisar de: 6 varetas de madeira do mesmo tamanho, corda de varal e tecido (cerca de 2,5m). Para fazer: junte 3 varetas como um triângulo e amarre o centro bem reforçado; coloque as outras 3 varetas nos espaços entre as 3 primeiras e amarre de novo bem reforçado; passe a corda nos pés das varetas amarrando bem forte para evitar que se afastem derrubando a tenda; corte o seu tecido seguindo as instruções de medidas da imagem; cubra a tenda com o tecido deixando uma abertura; feche a parte de cima da abertura com tecido e enfeites, está pronto!

Cabaninha egípcia

Não sei porque mas, achei que esta cabaninha ficou parecendo aquelas liteiras egípcias ou romanas e resolvi chamá-la de cabaninha egípcia! rsrsrs Bem simples de fazer, olha só:

como fazer cabaninha

Usando 3 varões e 2 partes de uma cortina, a posição dos varões na parede estruturam a cabaninha e para que ela não caia, os varões estão amarrados com corda de varal no teto!

Aproveitando de tudo

Depois de ver todas as idéias fui inspecionar o espaço que eu poderia liberar para fazer a nossa cabaninha. Decidi que ela deveria ficar no quarto de brinquedos afinal, é para isso exatamente que ele deveria servir, né?

Usei um pedaço de varão para cortina e aproveitei um cantinho entre dois armários, assim ficou nossa cabaninha:

como fazer cabaninha

Apoiei o varão entre os dois armários (estão fixados com parafusos), usei aqueles suportes de vasos de planta para o teto em “L” fixando no alto da parede, passei uma corda de varal do suporte para o meio do varão e amarrei, passei um daqueles piscas de natal pela corda desde lá em cima até o varão para que a cabaninha ganhasse “luz própria”, joguei um tule e um lençol antigos por cima, estiquei para deixar no formato que eu queria, prendi a parte de cima e a de baixo com alguns pontinhos de linha e agulha, com uma tesoura, abri a “porta” da cabaninha e depois, decorei com uma bandeirola de tecido! Para protegê-los do frio, coloquei duas placas de EVA no chão e forrei com almofadas!

As crianças me ajudaram em todas as etapas do processo, segurando o tecido, passando a corda, esticando, me passando ferramentas… Eles amaram fazer isso comigo e agora, a brincadeira de cabaninha está garantida e não precisa desmontar no final! Além disso, a cabaninha também se transformou em “casa” da Fiona, sempre que as crianças não estão brincando por lá, a gata “metida” está tirando um cochilinho na “mansão”! rsrsrsrs

Não que eu já não saiba que a minha casa tem bagunça suficiente, sabe? Mas este tipo de bagunça é tão bom! Quem também ama muito brincar de cabaninha?

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

11 comentários via blog

  1. Rut comentou em

    Adorei as cabaninhas , bom não teria um estilo Hebraico ou de retalhos . Seu trabalho esta lindo, gostei muito, Parabéns.

  2. Aparecida comentou em

    Bom dia. Idéias maravilhosas!! Amei!

  3. Linda comentou em

    Wouldn’t translate to ENGLISH

  4. Larissa Alves Dervelan comentou em

    Nao consegui fazer nenhuma dessas …???

  5. Rose comentou em

    Amei a estilo de índio!!!! Vou fazer uma para minhas netinhas, elas vão amar.

  6. Laudicéia Padilhas comentou em

    Adorei a ideia das cabanas, farei uma para festa de aniversário do meu neto tema será Peter Pan Peter Pan.

  7. Andreia comentou em

    Amei!
    A casa que tem criança é bagunça da sim.Mas pensa!Logo essa criança cresce, daí só resta a saudade.
    Vou fazer pra minha pequena.

  8. DELZAMAQUIEIRASILVA MAQUIEIRA comentou em

    Amei as cabaninhas! E vou fazer pra minha neta a estilo índio que é muito fácil e linda.bjs e obrigada pela informação.

  9. Rosemary comentou em

    Fantástico, ideias inovadoras, acolhimento necessário aos nossos pequenos alunos.

  10. Ana Paula comentou em

    Adorei as idéias