Categorias Saúde

Exames pré-natais: cardiotocografia

Quando descobrimos a gravidez, descobrimos com ela um “mundo” de exames que nem imaginávamos existir! É ultra-som, exames de sangue, exames de toque, exames de urina e exames assim, como a cardiotocografia que monitoram a saúde do coração do bebê!

Durante a gravidez, não tem coisa mais gostosa neste mundo do que poder ouvir o coraçãozinho daquele serzinho que você carrega dentro de você e que, mesmo sem nunca ter visto a carinha, já amamos mais que tudo na vida!

A cardiotocografia é um exame que permite que o médico acompanhe os batimentos cardíacos do bebê e assim, possa avaliar sua saúde, oxigenação e muito mais. Para entender direitinho como funciona, pedi ajuda para a enfermeira obstetra do Amparo Maternal, Lecy dos Santos Merighe. Olha só:

1. Como funciona o exame de cardiotocografia e quem precisa fazer?

“O exame de cardiotocografia é um exame realizado através de dois transdutores fixados sobre o abdome materno através de cintas elásticas. Permite avaliar a frequência cardíaca fetal, em tempo real, e dinâmica uterina (contrações), por registro gráfico. São realizados em gestantes, na fase final da gestação, por volta de 36 semanas ou, se detectado alguma anormalidade durante a ausculta dos batimentos cardíacos fetais, durante a consulta do pré-natal ou ainda se a gestante apresenta alguma doença ou complicação.”

2. Qual é a importância da cardiotocografia? Que tipo de problemas ele pode indicar ou evitar?

“Tem como importância a detecção de qualquer anormalidade relacionada ao bem estar fetal. Ele pode indicar sinais de diminuição de oxigênio ofertada ao bebê.”

3. O que é cardiotocografia intraparto? Toda gestante precisa fazer?

“Cardiotocografia intraparto é aquela realizada durante o período do trabalho de parto. Toda gestante deve realizar o exame para que se avalie a vitalidade fetal e como o bebê se comporta durante as contrações.”

cardiotoco

É assim que a gente fica no exame, só curtindo a “música” do coração!

Além das respostas da Lecy, eu posso dizer por experiência própria que, a cardiotocografia é um procedimento não invasivo, indolor e que a única reação que você terá serão os olhos cheios de lágrimas com o som mais maravilhoso que você poderia ouvir na vida: as batidas do coração do seu bebê!

Com tudo isso, deu pra perceber que este é um exame mega importante, né? Por isso, o Amparo Maternal, hospital onde a Lecy atende, e que é uma instituição que se dedica a atender e cuidar de mães, gestantes e bebês em estado de vulnerabilidade social, 10o% gratuito, está com uma campanha de crowdfunding (ou vaquinha, para os íntimos! rs) para angariar fundos e comprar dois equipamentos cardiotocógrafos. Olha a fofura de vídeo da campanha:

Se você nunca participou de uma campanha de “vaquinha”, conheça todo o Projeto Tum Tum clicando no site da campanha. Lá você vai ter mais informações sobre o Amparo Maternal, o exame e como funcionam as doações.

E se você está grávida e vai passar por este exame, fique tranquila que ele é um daqueles exames bons da gestação. E também fique grata, por ter acesso a este cuidado que tantas mães e bebês precisam, e não podem pagar!

Vai lá doar! #ficadica

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários