Categorias Decoração

Idéias de decoração: dividindo o quarto com o bebê

Já falei por AQUI sobre dividir o quarto entre os irmãos, por AQUI sobre dividir o quarto do casal com o bebê e hoje, quero falar sobre dividir o quarto do irmão mais velho com o bebê.

Quando engravidei da Cacá, já comentei por aqui também que, foi uma grande surpresa! Não estava nos meus planos ter mais um filho, na verdade, eu até queria, mas achava que não conseguiria e por isso, desencanei.

No meu apartamento tínhamos 3 quartos, 1 do casal, 1 do Pedroca e 1 era o escritório + quarto de hóspedes, já estava tudo planejadinho, decoradinho e arrumadinho quando a Cacá veio para “tirar tudo do lugar”! <3

Naquela época, eu fiquei na dúvida sobre fazer um quarto só pra ela ou, colocá-la no quarto do irmão afinal, eu não queria desfazer o escritório e como eu sempre dividi o quarto com as minhas irmãs, sempre achei muito mais legal o quarto compartilhado!

Pensei bastante sobre isso e no fim, meu marido e amigas me convenceram de que, se eu tinha a possibilidade de colocar ela, enquanto bebê, em um quarto só dela seria melhor pois, o bebê poderia acordar o mais velho com os choros da madrugada e então, pra evitar a jornada dupla, era melhor 1 quarto para cada um.

Desmanchei o meu escritório (com dor no coração), e fiz um quarto só da Cacá daí, quando ela nasceu, dormiu no meu quarto até os 5 meses até que, recebemos a notícia da mudança para o Recife. No apartamento novo, fiz de novo um quarto só pra ela, por pura teimosia porque, durante a noite, ela simplesmente não dormia (nem lá e nem em nenhum lugar) e usava o berço apenas para a soneca da tarde ou seja, se eu tivesse mantido o meu escritório em 1 dos quartos e tivesse feito 1 quarto para a Cacá e o Pedro, não teria feito a menor diferença pra ela!

Quando voltamos para SP, ela já estava com 2 anos, ainda não dormia a noite toda e quando dormia, era na minha cama ou na cama do irmão, ou seja, ela ainda não usava o quarto dela e então, decidi colocar os 2 no mesmo quarto e transformei o quarto dela em brinquedoteca, melhor coisa que fiz!

Comigo aconteceu assim, e eu tive opção de escolher mas, muitas vezes, o bebê chega sem ser esperado e então, colocá-lo no quarto do mais velho é inevitável. Eu acredito de verdade que não existe uma regra para este tipo de coisa, cada família sabe o que é melhor para si e como a rotina vai funcionar melhor.

A única coisa que tenho certeza é que, o quarto compartilhado entre os irmãos pode sim ficar muito charmoso e confortável, seja qual for a diferença de idade entre eles!

Encontrei no Pinterest muitas idéias de decoração simples, modernas, funcionais e minimalistas que podem ajudar quem está precisando de inspiração para fazer este ajuste na casa, antes do bebê chegar, olha só:

quarto de irmaos

Pra quem tem pouco espaço, usar marcenaria planejada que aproveita cada cantinho é uma ótima saída! Nesta idéia, o berço está desconectado do móvel assim, quando o bebê estiver maiorzinho, basta colocar a cama ali embaixo e pronto, vira um beliche “quase” convencional.

quarto de irmaos

Ainda pensando sobre beliches, nesta idéia, o móvel é bem rústico e tradicional. O berço foi encaixado na parte inferior, quando o bebê crescer, a estrutura do beliche pode receber o estrado e o colchão e pronto, beliche tradicional prontinha para ser usada!

E pra quem tem o pé direito alto e quer fazer algo mais moderninho ou diferenciado, gostei destas idéias:

quarto de irmãos

Aqui, a parte de cima está fixada na parede deixando bastante espaço inferior. Ideal para quem vai ter filhos com maior diferença de idade como, por exemplo, um pré-adolescente e um bebê. A decoração minimalista também permite que cada irmão acrescente sua própria personalidade em seu espaço sem fazer uma mistureba de estilos!

quarto de irmãos

Esta idéia é parecida com a anterior mas, com uma decor mais puxada pro lado navy, com cordas, pátina e listras. Gosto porque é fácil de mudar depois, e é bem neutra, funciona para meninos e meninas e com diferença de idade maiores ou menores.

Se você prefere manter as 2 camas no chão, e tem espaço para colocá-las lado a lado, olha que idéias lindas:

quarto de irmãos

Adoro decor preto e branco para crianças e amo cama de ferro! Dá um ar de moderno com retrô e as cores permitem inserir qualquer outra coisa que as crianças gostem sem prejudicar o estilo do ambiente.

quarto de irmãos

Fofureza total este quarto de meninas! <3

quarto de irmãos

Aqui, o espaço do menino e da menina está demarcado com muita sutileza! As cores amarelo e cinza, além de darem um contraste lindo no ambiente, funcionam super bem para quarto de casal e depois, cada lado ganhou enfeites em cores diferentes de acordo com as preferências das crianças. Gosto muito!

quarto de irmãos

Mais uma lindeza de decoração com tons de amarelo! Eu acho super neutro, as cores funcionam super bem para meninos ou meninas e permitem adições de elementos conforme a personalidade de cada criança. Aliás, o quarto do Pedroca era assim, amarelo e verde menta bem clarinho! <3

quarto de irmãos

E pra quem tem filhos com diferença de idade maior, por exemplo, um bebê e um adolescente, esta aí é uma idéia bem bacana. Super clean, reparem que o que deixa o ambiente mais ou menos feminino são a roupa de cama, almofadas e enfeites de cada “lado” do ambiente assim, se o seu “teen” gosta mais de uma coisa ou outra, pode incorporá-la no seu espaço sem deixar nada muito “pesado” para o bebê!

Atualmente, Pedro e Cacá ainda dividem o quarto (ele aos 8 anos, ela aos 6 anos) por escolha deles! Não querem de jeito nenhum se separar aliás, eles até dormem um na cama do outro algumas noites! hihihihi

Ter o quarto compartilhado com o irmão reforça os vínculos de amizade, companheirismo e fidelidade entre eles, pra mim, enquanto criança, foi fundamental crescer ao lado das minhas irmãs, cochichar segredos à noite, segurar a mão uma da outra quando apareciam os pesadelos, ouvir música juntas, brigar por roupas e sapatos… #quemnunca?

Como o Pedro e a Cacá querem ficar no mesmo quarto, eu ganhei de volta o meu escritório, na verdade, eu reformei e transformei ele metade em escritório metade em brinquedoteca, e tem funcionado muito bem!

E se você também adora estas roupas de cama, almofadas e objetos de decoração super moderninhos e fofos e não sabe onde encontrar, olha só as minhas indicações de lojas virtuais que eu adoro, confio e recomendo:

Doudouwww.doudou.com.br

(Decoração de parede, roupa de cama, bonecos e bichinhos fofos!)

Mimoo Toys and Dollswww.mimootoys.com.br

(Brinquedos, almofadas, móbiles, roupa de cama…)

Moouiwww.mooui.com.br

(Destaque para os adesivos de parede, diferentes e lindos! Também adoro as almofadas!)

Coisas da Dóriswww.coisasdadoris.com.br

(Muitas coisas lindas! Você vai pirar com os potinhos, garrafas e bandejas para montar o kit de higiene, prateleiras, bonequinhos, almofadas…)

A Casa que a minha Avó queria www.acasaqueaminhaavoqueria.com.br

(Prateleiras, nichos, cadeiras…)

O Segredo do Vitóriowww.osegredodovitorio.com.br

(Luminárias, almofadas, utensílios geek)

Ameise Designwww.ameisedesign.com.br

(Luminárias maravilhosas!)

Uauá Babywww.uauababy.com.br

(Kit berço, móbile e decoração para as paredes personalizada!)

Então, ficam aí as inspirações para quem estava achando que não ia ter jeito de fazer um cantinho lindo do bebê sem invadir a privacidade do irmão mais velho, dá sim pra ficar tudo junto e é inclusive, muito mais gostoso, quem concorda?

Bjs ;)

PS: As imagens foram pesquisadas no Pinterest, todas elas estão lá no meu perfil no painel “Quartos Infantis”, clique AQUI para ir direto pra lá e ver outras idéias, clicar nos links, ver passo a passo….

 

Deixe seu comentário

Comentários