Categorias Saúde

Dificuldades para engravidar: a fertilização In Vitro

fertilizacao in vitro

O sonho de ser mãe, é possível! Imagem: Shutterstock

Nem todo mundo sabe mas, antes de engravidar do Pedro, eu sofri 2 abortos espontâneos (falei sobre eles AQUI) como é de se imaginar,eu sofri muito com estas perdas e entre o desespero e a ansiedade, decidi me informar sobre tudo relativo a infertilidade.

Além de procurar bons medicos e realizar uma série de exames, que eu prometo falarei sobre cada um em novos posts, também tive a oportunidade de pesquisar, estudar e me relacionar com outras mães que tinham dificuldades para engravidar.

Entre todas as “candidatas à mães” que conheci nas salas de espera em laboratórios por aí, as histórias que me deixavam mais surpresa e maravilhada eram sempre sobre a fertilização in vitro.

Uma técnica tão avançada, tão incrível e que consegue realizar o sonho de ser mãe de muitas mulheres desacreditadas!

A fertilização in vitro é como um ultimo recurso em questão de “tratamentos” para engravidar, somente após minuciosa investigação da infertilidade do casal é que o medico encaminhará para a fertilização in vitro.

Ao contrario do que muitas pessoas pensam, o índice de sucesso desta técnica é de até 40% e se compara ao índice de sucesso da natureza, já que não é em todo ciclo que a mulher engravida naturalmente.

Uma vez diagnosticada a necessidade deste tratamento, a mulher seguirá um passo a passo que funciona assim:

1 – Indução da ovulação: a mulher recebe medicamento específico via subcutânea (injeções) para estimular a produção de óvulos, esta estimulação é acompanhada por exames de ultrasom que indicam quando os folículos (as bolsinhas que carregam os óvulos) estão em tamanho ideal para serem “colhidas”.

2 – Coleta de óvulos: Após a identificação da maturação dos folículos, a mulher irá para a clínica de fertilidade escolhida e fará a aspiração destes folículos. A aspiração acontece por via intravaginal com a mulher sedada. Leva apenas alguns minutos para início e fim do procedimento.

3 – Cultivo embrionário: Após a coleta, o laboratório realizará a fecundação destes óvulos com o esperma já recolhido (que pode ser do casal ou doado), estes óvulos fecundados serão observados dia após dia e qualificados de acordo com sua capacidade de divisão e chances de desenvolvimento. Os melhores embriões são escolhidos para a transferência e os outros, com pouca probabilidade de desenvolvimento, serão descartados. Este processo leva até 5 dias.

4 – Transferência embrionária: no quinto dia após a coleta, a mulher voltará a clínica ou laboratório e realizará a transferência dos embriões ou implantação uterina. A quantidade de embriões transferidos varia de medico para medico sendo o mais comum, no máximo 4 por tentativa.

Para saber mais detalhadamente cada um dos passos deste processo e ver em video como funciona a fecundação in vitro, acesse este link AQUI 

Depois da transferência realizada, a mulher deverá esperar 20 dias para confirmar a gestação através de exame de sangue e ultrassonografia.

As dúvidas mais comuns sobre FIV são:

Funciona logo na primeira tentativa?

Nem sempre, isso varia de organismo para organismo. A media é que o tratamento aumente as chances de sucesso a partir da segunda tentativa.

A fertilização in vitro levará a gestação de gêmeos ou trigêmeos?

O mais normal é que aconteça a gemelaridade sim, devido ao número de embriões implantados.

A gravidez que acontece através da fertilização in vitro é uma gravidez de risco?

Não, normalmente trata-se de uma gravidez como qualquer outra com todos os cuidados de qualquer outra. Claro que, há casos e casos, se a mulher tem alguma outra necessidade de acompanhamento ou histórico de doença anterior deverá ter mais cautela.

O bebê nascido da fertilização in vitro tem a saúde mais “frágil” ou alguma outra complicação?

Não! Ele terá as mesmas chances de adoecer que qualquer outro bebê, deste mesmo casal teria se fosse concebido naturalmente. Ele será um bebê normal como qualquer outro.

A fertilização in vitro é um método seguro e eficaz para garantir que mulheres que sonham ser mães alcancem estes sonhos, hoje fico feliz em saber que, pelo menos 3 amigas que fiz durante a minha época de exames e mais exames, são mães também e estão felizes da vida! :)

Fonte: Sociedade Brasileira de Reprodução Humana

 

Deixe seu comentário

Comentários