Categorias Saúde

Dificuldades na amamentação

breast2

imagem: weheartit

Quase toda mulher que se imagina mãe, tem na cabeça aquela imagem sagrada da mãe que amamenta o seu filho. Um momento sublime, de troca de olhares, de amor e sorriso no rosto.

É, o momento da amamentação é tudo isso e muito mais porém, também pode ter as suas dificuldades. Já falei por aqui diversas vezes sobre as minhas: bicos invertidos, rachaduras, pega incorreta, empedramento…

Todas estas dificuldades podem ser frustrantes mas, não podem ser obstáculos impossíveis de serem ultrapassados. Toda mãe é capaz de amamentar o seu filho (salvo condições médicas severas) e para que este momento seja sublime como aquele de nossos sonhos, nossa melhor arma é a informação!

A consultora de amamentação para a Lansinoh Brasil, Patrícia Tsukada, respondeu as principais dúvidas e dá dicas para lidar com estas dificuldades na amamentação sem desistir:

O que é e como melhorar o ingurgitamento?

O ingurgitamento é o inchaço das mamas, que ocorre quando o leite desce deixando a mama pesada, quente e dura. A mamãe deve, em primeiro lugar, amamentar frequentemente para aliviar o peso da mama. Pode-se também ordenhar o leite manualmente ou com uma bomba tira-leite para deixar a mama macia e facilitar a pega do bebê, além das compressas frias para ajudar no tratamento.

O que é mastite e o que posso fazer para melhorar?

Quando o duto bloqueado ou ingurgitado não é desobstruído, o tecido mamário é infectado, deixando parte da mama vermelha, quente, inchada e amolecida – a chamada mastite. Nesse caso, a mamãe não se sente bem e tem febre. Algumas dicas para aliviar a mastite são:

–    Observar a posição correta da mamada

–    Mantenha o bebê mamando frequentemente do lado que estiver inchado

–    Massagear delicadamente a parte inchada em direção ao mamilo

–    Fazer compressas quentes/mornas diretamente na mama antes da amamentação, entre os intervalos de amamentação ou durante a ordenha de leite para aliviar a dor e a inflamação

–    Antibióticos e outros tratamentos indicados pelo médico para tratar a mama inflamada

–    Se mamãe não quiser amamentar o lado infectado , deve se ordenhar o leite

–    Deve se retirar o leite várias vezes ao dia

O que fazer para o bebê fazer a pega correta quando a mama está muito cheia?

Você pode fazer uma compressa quente/morna diretamente na mama para facilitar a descida do leite, e em seguida ordenhar o leite para que a mama fique macia, facilitando a pega correta para uma mamada eficiente.

O que fazer para facilitar a descida do leite na hora da ordenha?

Você pode fazer compressa quente/morna diretamente na mama antes da ordenha, ou se você tiver a Bomba Tira leite pode colocar a compressa morna em volta da flange da bomba durante a ordenha de leite para facilitar a descida do leite.

É sempre válido lembrar que, se você está encontrando muita dificuldade, sentindo muita dor ou tem sintomas mais severos como febre, procure um médico! Para te dar apoio moral, dá pra encontrar no Facebook muitos grupos de mães pró-amamentação cheios de dicas e troca de idéias, coloque na busca do Face a palavra: amamentação.

Acredite em você, busque ajuda, apoio e informação! Fé que vai dar tudo certo!

Bjs ;)

Deixe seu comentário

Comentários

3 comentários via blog