Categorias Cinema&Cultura, Vida de Mãe

Dicas para fotografar melhor com o celular

Ano passado eu fiz um cursinho para aprender o básico de fotografia, tenho ficado bem feliz com os resultados de minhas novos fotos e daí, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas para fotografar melhor com o celular!

Eu sempre amei fotografia, mas nunca fui muito “boa” nisso! Sempre achei que era preciso muito estudo, muito equipamento e muita dedicação para conseguir alguns cliques bacanudos!

Claro que, eu continuo super amadora e estou longe de ser uma profissional! Sou apenas uma mãe maluca por registrar todos os momentinhos dos meus filhos e as coisas que vejo por aí.

E descobri que com um bom celular, é possível tirar fotos bonitas sim! Eu uso um IPhone 6 e a primeira coisa que aprendi foi a configurar as opções da câmera para me ajudar a tirar melhores fotos!

Se você também usa um IPhone, faça este ajuste simples aqui:

ajuste camera iphone

1 – Vá em Ajustes – Fotos e Câmera

ajuste camera iphone

2 – Ative a opção Grade.

Esta opção vai fazer a sua tela da câmera aparecer assim:

ajustes iphone

Estes quadrados que você vê na tela agora, vão te ajudar a posicionar melhor os elementos a serem fotografados. Eles são chamados de Regra dos Terços.

Muito resumidamente, a Regra dos Terços existe para te ajudar na composição fotográfica. Ela consiste basicamente em dividir a sua cena em 9 quadrados e te ajudar a posicionar o foco principal da foto sempre nas intersecções das linhas:

regra dos terços

regra dos terços

O ponto de destaque da imagem vai estar sempre começando e terminando dentro das intersecções e nunca solto no meio de um quadrado. Esta regra foi criada com base em muitos estudos que comprovam que é esteticamente mais confortável aos olhos visualizar a imagem assim.

Ou seja, se você tiver os elementos bem posicionados dentro da cena fotografada, conseguirá prender a atenção de quem olha. Olha este exemplo de foto:

regra dos terços

O foco principal nesta foto, ou a emoção que eu queria que ela transmitisse, era o fato de estarmos lendo juntos. Eu e o Pedro estamos nos pontos de intersecção e é o que você vê primeiro na imagem, a Cacá e toda a livraria complementam o cenário.

Claro que, não é porque você tem esta “regra” que não pode fotografar fora destes benditos encontros de linhas. Você também pode focalizar os elementos dentro das linhas e assim, passar outras emoções com a imagem:

regra dos terços

Aqui, o Pedro e a Cacá estão centralizados na última linha porque a minha intenção com a foto era destacar a imensidão do mar e do céu mediante aos 2 pequeninos e por isso, o mar e o horizonte estão nas linhas superiores e dentro das intersecções.

Depois que você se entender com o enquadramento da sua cena, saiba que o seu celular permite ajustar o foco. Ou seja, você pode enquadrar e melhorar o foco de luz em cima daquilo que você quer destacado na cena.

Para acionar o foco, basta que você toque com o dedo na tela onde deseja que ele seja melhorado. Vai aparecer um quadrado amarelo assim:

ajustes camera iphone

Tá vendo este solzinho ao lado do quadrado? É ali que você ajusta a luz no seu foco, continue segurando no quadrado e deslize o dedo para cima e para baixo para ajustar.

Além de ajustar a luz, ao travar o foco segurando com o dedo por alguns segundos nele, você consegue aquelas fotos em que o fundo fica embaçado, sabe?

dicas para fotografar com o celular

Aqui, eu travei o foco em uma gota de chuva na janela e tirei a foto. A água ficou em primeiro plano e o fundo todo desfocado!

Outros recursos do IPhone permitem que você selecione se deseja tirar a foto no tamanho quadrado (ideal para Instagram e redes sociais), foto normal (mais horizontal), panorama (você segura de um ponto, desliza o celular e tem uma imagem como de uma grande angular), vídeo (para fazer vídeos), Time Lapse (que faz o efeito de filme acelerado) e câmera lenta (que desacelera).

Eu sempre uso a câmera no quadrado porque, a maioria das fotos acabam indo para o Instagram ou Facebook e este formato é o melhor para estas redes. Já deixo ele configurado pra não correr o risco de bater uma foto corrida e sofrer porque não estava no tamanho certo!

As outras configurações da câmera que são interessantes de conhecer são:

HDR

Se você deixar ele selecionado, ele tirará uma sequência de fotos daquela imagem que você escolheu e selecionará a quem tem melhor luz, exposição, contraste…

ajustes camera iphone

Para seleciona-lo basta tocar nele na tela e depois tocar em “com”, “sem”, ou “auto”(automático). O mesmo vale para a função flash que, como você já deve saber, é este símbolo de raio lá em cima. Você toca nele e depois escolhe se vai com, sem ou se deixa no automático!

Timer

O IPhone tem um recurso bem bacana de timer que permite que você ajuste e tire fotos de você mesma ou programe para o ambiente.

ajuste camera iphone

Para usar este recurso, você vai tocar no ícone do relógio e depois escolher se quer 3, 5 ou 10 segundos. Depois de selecionar o tempo, basta apertar no botão de disparo da câmera, a contagem regressiva aparece na tela e nos últimos 3 segundos há um bipe para avisar que vai bater!

ajustes camera iphone

Esta é uma foto que foi tirada com a câmera frontal no timer!

Filtros

A câmera do IPhone também oferece alguns filtros que você pode selecionar antes de bater a foto!

ajustes camera iphone

Basta tocar nas 3 bolinhas no cantinho á direita e a paleta de filtros se abre. Você seleciona qual delas deseja usar e pronto, o filtro já está na câmera!

Eu gosto de usar este recurso para fazer fotos em preto e branco direto, sem passar por aplicativos, sabe?

ajustes camera iphone

Esta foto foi tirada com o filtro Noir!

Depois de aprender pra que serve cada uma das coisas da câmera, é hora de sair montando as suas composições fotográficas. E se tem uma coisa, ou melhor duas coisas, que eu aprendi que são essenciais para uma boa foto são: luz e enquadramento!

Nada nunca vai substituir a luz natural então, tenha paciência e procure por ambientes onde a luz do sol esteja boa, bonita, aberta ou de acordo com o que você precisa para a foto.

dicas para fotografar com celular

Esta foto foi tirada com a luz natural da manhã, em cima da cama!

dicas para fotografar com celular

Aqui, nós nos sentamos ao lado da porta de vidro da sacada, ajustamos o celular no timer e o colocamos no chão, depois nos posicionamos para aparecer na tela!

Depois que você aprende sobre a Regra dos Terços, fica mais fácil “visualizar” as fotos que você quer fazer quando você olha para os cenários/situações/pessoas. Mas como eu disse lá em cima, nem sempre a imagem vai ficar exatamente enquadrada dentro das intersecções e um jeito bacana de fugir disso é usar a simetria!

Composições com simetria fazem com que a imagem ganhe perspectivas diferentes e daí, você pode usar tudo: linhas de trem, estradas, linhas na parede, no teto, janelas, portas, quadrados…

dicas para fotografar com celular

Um clássico da simetria é usar o chamado “ponto de fuga”, quando as linhas paralelas parecem se encontrar no horizonte dando a sensação de profundidade.

dicas para fotografar com o celular

Observe que nas 2 fotos nós estamos exatamente no meio da foto, o que não seria legal se o cenário não tivesse esta simetria!

dicas para fotografar com celular

dicas para fotografar com o celular

Mais 2 exemplos de simetria: na primeira foto, a linha da madeira faz o seu olhar ir direto na Cacá, que já está em evidência porque está dentro dos pontos de intersecção mas, também te direciona para o que está atrás dela. Na segunda foto, as linhas do piso e da piscina te levam direto ao Pedro, que está centralizado na foto.

Outro recurso legal é usar o cenário como moldura da foto, isto faz com que quem vê a foto concentre sua atenção no foco principal que você deseja destacar:

dicas para fotografar com o celular

Aqui o Pedro está emoldurado pela própria varanda, não tem como você olhar para a foto e se perder em qualquer outro ponto dela.

dicas para fotografar com o celular

Aqui, as pedras e as árvores fazem a moldura da foto e o rio dá a simetria guiando o olhar de quem vê a foto para “descobrir” o que é que está lá no horizonte dela.

Legal, né?

 

Quem gosta de zapear no Instagram com certeza já viu estas técnicas por lá, e outra bem popular é a do minimalismo:

dicas para fotografar com celular

Se você imaginar os quadrados da regra dos terços, vai ver que a Cacá ainda está posicionada neles e além disso, não há nada que atraia o olhar além dela (e não tô dizendo isso porque ela é simplesmente uma princesa, mesmo! hahaha). O truque aqui é fazer com que a imagem tenha o mínimo de interferência assim, os olhos passeiam por toda a foto e a única coisa que encontram é o elemento principal da imagem!

Certeza que você já viu fotos de blogueiras de moda num paredão, produtos dispostos em um fundo simples branco…

Aliás, por falar em fotos para o Instagram, uma coisa que facilita muito a ter imagens mais simples e bonitas é sempre visualizar  a sua composição em formato “flat”, ou seja, quadrado e achatado, com limites bem definidos.

Dá pra brincar bastante com este tamanho dependendo do ângulo que você usar e isto é outra coisa que eu aprendi: abuse dos ângulos e pontos de vista! Abaixe, suba, entorte, mova a câmera, não tenha medo nem preguiça!

dicas para fotografar com celular

dicas para fotografar com o celular

A mesma foto, 2 ângulos diferentes! Na primeira, eu tirei a foto de cima abaixando apenas a mão, sem me abaixar. Na segunda, eu me sentei no chão e posicionei o celular no chão também!

As fotos nunca saem maravilhosas de primeira, eu tiro muitas, testo vários ângulos e posições, espero, tento interferir o mínimo possível na cena (para casos de fotos com as crianças) e uso sempre recursos de edição.

Seja para coisas simples, como cortar um pedaço que eu não gostei ou ajustar o ângulo que ficou torto, ou para outras coisas como clarear, destacar cores, desfocar o que não quero que apareça…

Atualmente meus 3 apps prediletos são:

Snapseed

É o meu predileto para corrigir luz, sombras, cores, contrastes…

aplicativos para foto

Facetune

Ele é ótimo para desfocar partes que você não quer que apareça na foto, destacar cores ou objetos na imagem e corrigir “falhas” como olhos vermelhos, pele, olheiras e afins…

aplicativos para fotos

PicLab

É o aplicativo para colocar texto e imagens mais “clean” nas fotos!

aplicativos para fotos

Picsart

É o mais completo de todos! Você pode fazer ajustes de luz, cores, corte, incluir texto, imagens, desenhar em cima da foto, usar efeitos diferentes… Foi com ele que fiz as fotos com marcações deste post!

aplicativo picsart

Nesta foto eu usei um efeito que se chama bokeh lá no Picsart! E aqui um exemplo de fotos onde eu usei todos os aplicativos e técnicas:

dicas para fotografar com celular

A escada me ajudou com a simetria da foto, centralizei o Pedro e a Cacá na linha central da Regra dos Terços onde a luz era melhor! Usei o Snapseed para clarear ainda mais e destacar as cores da grama em volta, o Facetune borrou o nome da escola no uniforme, na foto postada no Instagram ainda tem um texto e desenho que foram feitos no PicLab!

dicas para fotografar

E se você também gosta de ver aqueles feeds bem bonitos e harmoniosos no Insta, saiba que o truque é manter sempre os mesmos ajustes de luz ou filtro. Você pode começar assim: tire uma foto que você gosta, ajuste tudo do jeitinho que você amou e anote estes ajustes depois, tente usar sempre os mesmos ajustes em todas as fotos.

Por exemplo, se você prefere ser mais prática e usar os filtros do próprio Instagram lembre-se de usar sempre o mesmo. As fotos não vão ficar sempre iguais, claro, mas vão sempre ter a mesma tonalidade, pontos de luz, etc.

Quem ajusta manualmente pode ficar perdidinha com os termos então, aqui vão os principais e para que servem:

Brilho – Clarear

Exposição – aumenta ou diminui a luz na foto

Contraste – aumenta as sombras e define melhor os elementos

Saturação – diminui ou aumenta a vivacidade das cores

Temperatura – deixa os tons mais frios ou mais quentes

Como eu disse lá no começo, eu sou apenas uma mãe fotógrafa amadora de filhos e tudo isso que tô compartilhando aqui é fruto de experiências, estudo e pesquisa então, por favor, fiquem a vontade para me corrigir, dar mais dicas ou compartilhar comigo outras dúvidas!

O post ficou gigante e ainda nem cabe aqui tudo o que eu gostaria de falar sobre fotografia, estou amando cada dia mais este universo e conforme eu for descobrindo mais coisas, volto aqui pra contar pra vocês!

Enquanto isso, vocês podem me acompanhar lá no Instagram né? Já estão seguindo? É o @bagagemdemae vão lá!

Bjs! ;)

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários via blog

  1. Giselle Lemos comentou em

    Uauauu!!!!!
    Que post maravilhoso 😍❤

    1. Loreta Berezutchi respondeu Giselle Lemos em

      hihiihi depois me mostra as suas experiencias fotograficas Gisele!! Bjs! ;)