Cinema&Cultura Livros

Dicas de livros infantis para sonhar, viajar, aprender…

Tem coisa mais gostosa do que ter um cantinho sossegado para ler um livro, se emocionar com uma estória, viajar sem sair do lugar ou simplesmente rir com uma boa cadência de versos?

Eu acredito muito que ler para uma criança é fundamental, alimenta os sonhos, ensina novas palavras, novos sons e enriquece a alma!

Convidei a querida Giselle Federezzi (autora do blog Kids Indoors) e seus filhos Cecília e Cássio, para contarem pra gente quais foram os top 10 livros lidos este ano. Dá uma olhada na seleção e indicação deles:

 

Cecília e seus prediletos! Quanta fofura!! <3
Cecília e seus prediletos! Quanta fofura!! <3

Indicações da Cecília:

1 – É UM LIVRINHO (Lane Smith – Cia das Letrinhas)

Um livro versão mini que lembra porque os livros são tão gostosos e necessários, a Cecília escolheu este porque acha muito fofo! rs

2 – NÃO BRINQUE COM A COMIDA! (Dalcio Machado – Cia das Letrinhas)

Uma história muito bem-humorada sobre aquele momento do dia tão sofrido para alguns, mas tão esperado para outros – a hora de comer.Um livro para divertir pais, filhos e todos aqueles que já ouviram um “não brinque com a comida” alguma vez.

3 – Sete Patinhos na Lagoa (Caio Riter- Ed. Biruta)

Esta é a história de sete patinhos e de um terrível jacaré. Ou seriam seis patinhos? O fato é que a lagoa nunca mais foi a mesma depois que aqueles patinhos se viram frente a frente com o Barnabé. Mergulhe nessa aventura poética e descubra tudo o que pode acontecer quando algumas inocentes aves resolvem nadar nas águas em que vive Barnabé, o terrível jacaré.

4 – Olívia (Ian Falconer- Ed. Globinho)

Olivia é uma porquinha bem sapeca, que agita sem parar, sonha alto e topa todos os desafios. É uma menina hiperbólica: prova todas as roupas do armário, canta a plenos pulmões, constrói castelos de areia iguais ao Chrysler Building, pinta a parede do seu quarto imitando Jackson Pollock (para desespero de sua mãe). O que ela detesta mesmo é tirar uma soneca. Mesmo na hora de dormir, continua firme e forte, barganhando com sua mãe o número de livros a serem lidos na cama. Ao terminar a leitura, sua mãe dá-lhe um beijo e diz: “Sabe, você me cansa de verdade. Mas, de todo jeito, eu te amo.” E antes de adormecer e sonhar que é Maria Callas, Olivia responde: “Eu também te amo.”

5 – Veja, gente, que vovó diferente! (Tracey Corderoy)

Cansada das confusões criadas por sua avó bruxa adoravelmente excêntrica, uma menina toma a decisão de tentar transformá-la em alguém mais “normal”. Ela descobre rapidamente que a versão supostamente melhor de sua avó pode ser uma decepção… Uma bela história com pitadas de humor sobre ser você mesmo e amar os outros pela mesma razão.

Agora a seleção do Cássio:

 

Cassio com seus TOP5! Carinha de sapeca ixpertooo! rsrs <3
Cassio com seus TOP5! Carinha de sapeca ixpertooo! rsrs <3

1 – Escola – Os Piores Anos Da Minha Vida  (Ed. Arqueiro)

Se você já chegou ao sexto ano ou está prestes a viver essa fase terrível da escola, esta história vai lhe mostrar como sobreviver. Divertido e cheio de imaginação, você provavelmente vai morrer de rir!

2 – Nos Bastidores da Nintendo (Ryan, Jeff; Ryan, Jeff – Editora: Saraiva)

para quem é apaixonado por GAMES e BIOGRAFIAS. Aqui você vai saber a história da Nintendo e como ela se tornou uma das empresas onde as pessoas se sentem mais que clientes: se sentem fãs!

3 – George e o Segredo do Universo (Stephen e Lucy Hawking -Editora: Ediouro)

Radicais, os pais de George não o deixam ter acesso à tecnologia. Mas junto com a amiga Annie e um supercomputador, ele fará uma viagem de aventura e aprendizado pelo espaço sideral. Um enredo criado para mostrar as revolucionárias idéias e conceitos de Física e Astrofísica de Stephen Hawking sobre o universo, de uma forma divertida para o público infantil. Aliás, muitos adultos vão começar a entender Hawking por este livro.

4 – ALBERT EINSTEIN E SEU UNIVERSO INFLÁVEL (Dr. Mike Goldsmith -Editora Cia das Letras)

Muita gente acha que Albert Einstein foi o homem mais genial de todos os tempos. É possível: quantos outros foram capazes de juntar tantas peças do quebra-cabeça do Universo? Espaço, tempo, átomos, luz, gravidade, energia – ele era mesmo um crânio. Eis uma lista resumida do que ele descobriu: – como o Universo funciona e como fazê-lo parar de desinflar; – como viajar no tempo; – como contar átomos; – como transformar coisas em luz e luz em coisas, e – como, olhando firme para o céu, mas firme mesmo, é possível enxergar a própria nuca. Mas como ele conseguiu fazer todas essas descobertas fantásticas? Para saber, é só dar uma olhada no seu diário perdido, que está em Albert Einstein e seu Universo inflável. O livro também mostra que a vida de um gênio não é fácil. Quando era pequeno, o futuro cientista foi expulso da escola. Mais tarde, ele seria espionado pelos nazistas e pelo FBI. E depois de morto, o cérebro dele foi retirado e utilizado para estudos.

5 – Alienologia (Dugald Steer)

Alerta urgente a todos os cidadãos da Terra! Alienígenas, extraterrestres, visitantes do espaço sideral – eles não são fruto da imaginação de ninguém. Eles são reais e já vivem entre nós. Aqueles de vocês, com coragem e cabeça para dar atenção a este alerta, devem descobrir a verdade ao longo destas páginas. Vocês são a única esperança do planeta.A história começa no ano de 1969. O Professor Allen Gray convida os leitores para um tour mágico e misterioso a um mundo onde criaturas espaciais se misturam com os terráqueos. A obra é o mais completo guia sobre a vida alienígena.Esse livro-brinquedo traz diversas surpresas em suas páginas: abas interativas, cartas com códigos secretos, mapas estelares, amostras (fictícias) táteis da pele e nave dos alienígenas, guia de espécies alienígenas, etc. Além disso, ensina a biologia, a evolução, os hábitos e os hábitats das espécies alienígenas mais comuns. O leitor terá a opção de consultar no site da Brinque-Book as respostas dos desafios propostos, por meio de um código numérico no final da obra.

Eu amei a seleção das crianças! Nada melhor do que eles mesmos para dizerem pra gente quais livros são os mais bacanas, né? Fica dica para dar de presente, ler junto com os filhos e estimular a leitura sempre! Adoooro!!

bjos ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *